terça-feira, 13 de março de 2012

267. O ABECEDÁRIO. Agenda. Crônica.

O ABECEDÁRIO
Paródia sonora ao som musical da canção: O Galo já Cantou! Cruzeta, 08 de agosto de 1999.
1. O dia já amanheceu / Acorda boa gente! / O sol já iluminou a terra / Pra todos acordar!
2. O sol já está aquecendo / Todos devem se levantar! / Dispostos e bonzinhos / Pra fazer as atividades!
3. Até as crianças / Devem assim bem agir! / Ir para a escola / Aprender o b a bá! 
4. A de amigo! / B de bondade / C de celestial e de casal / D divinal / E de estudante!
5. F de família e de filhos! / G de dente e de gostoso! / H de humanidade! / I de irmãozinho!
6. J de janela / K de King que é rei! / L de luz luminosa! / M de mamãe e de Mariana! / N de neto e de Ney!
7. O de óvulo e de ovo! / P de pais que é plural de pai e de mãe! / Q de querido e de querer! / R de rio e de riso!
8. S de senhor e de senhora! / T de turminha tranquila / U de união universal! / V de vovó e de vovô! / W de Water que é água!
9. Y de yes que é sim! / X de xuxu e de xadrez! / Z de zebra e de zig zag! / Já sei o abecedário! / Ele contém o alfabeto!
10. O mesmo contém! / Vinte e seis letrinhas / Vinte são consoantes / Seis são as vogais! 
11. A E I O U Y / Eis as vogais / Existe outras letrinhas / Em outras línguas faladas!
12. Agora sou alfabetizado / Sei dizer bem ligeirinho! / Todas as consoantes: / B C D F G H J K L M N P Q R S T V W Y Z!
Quando esta canção foi composta as letras K W e Y eram letras importadas de outras línguas faladas para a língua portuguesa. Elas existiam no alfabeto antigo que foi modificado. Em 2010 a língua portuguesa foi novamente reformada e foram incluídas novamente nessa nova nomenclatura que vai ser exigida no Brasil neste ano de 2012. Tudo isto tem que ser trabalhado em sala de aula no ensino da língua portuguesa.
A Agenda da Sabedoria Divina para o dia 13 de março: Dia do vendedor de livros. O mesmo fica disponível num local determinado ou sai de porta em porta vendendo os mesmos.
No Brasil, existe revistas que vendem todo tipo de produtos, inclusive livros. É um ótimo "quebra galho" ou "ganho extra" para a mulher que gosta de ganhar visitando amigos e contribuindo com a complementação do orçamento doméstico.   
CRÔNICA: ELEENETI - CONSAGRADO NO RESPEITO E NA ESTIMA!
Inteligência. Competência. Garra. Essas são algumas das qualidades intrínsecas da pessoa da pedagoga Eleeneti Pinheiro Medeiros de Araújo. Uma profissional capaz em todas as atividades que desenvolve, seja como professora, radialista, escritora e poetisa.
Uma dinâmica senhora do agropecuarista e ex-prefeito de Jucurutu: Pacífico Medeiros Neto de Araújo, associada do Apostolado da Oração do Sagrado Coração de Jesus, um dos nomes de prestígio pela cultura, religiosidade e dedicação as obras assistenciais.
Com sapiência e tato, concilia tudo com perfeita autenticidade: uma profetisa nata! A sua personalidade altruística é admirável, vivendo cada segundo com perseverança, aproveitando bem a lucidez e o discernimento que DEUS lhe deu. Este exemplo de mulher se destaca na escrita e na radiodifusão. Sabe escrever a história, levando aos seus leitores e ouvintes os mais altos conselhos e o zelo pela moral e bons costumes. Um crânio de relevante importância em decorrência da habilidade do seu comportamento e de todos.  
Esta mãe / avó tem outra característica: onde ela está não habita tristeza! Sua eficiência é notória porque sabe atuar com respeito, dignidade e, acima de tudo, com coerência. Uma pedagoga consagrada na educação e na estima. Uma mulher solidária por excelência, pois, sendo nobre de caráter e de bens materiais, dedica, consideravelmente, parte de sua vida as coisas da fé. Simples, fraterna, amiga, padrão de mãe de família, que o diga: Cypriana, Pacífico, Ney e Cypriano!
Exemplo de participação comunitária, pessoa muito querida deste cronista social. É considerada um dos maiores orgulhos literários. Já escreveu vários livros com depoimentos sociais e culturais dos mais expressivos de quantos tenho lido ultimamente. Entre eles: O Silêncio, Todos precisam de Paz, O Cidadão e sua Nacionalidade, O Nascimento do Bebê e Seus Cuidados, Profeta Missionário Frei Damião de Bozzano, Uma das Maiores Honestidades Públicas do Mundo e a Dignidade Humana. Revelou-se uma escritora de talento como a querida Raquel de Queiroz. Obrigado Senhor, por ter me dado a oportunidade de melhor conhecer a escritora norte Riograndense Eleeneti. Sua luta pela liberdade, pela paz e pelo amor, servirão de parâmetro para seus netos. Seu legado e sabedoria muito nos privilegiam. Suas mensagens escritas nos livros editados ecoarão nos corações desta e futuras gerações. Nesta crônica homenageio a mulher que em sua totalidade representa para Cruzeta um exemplo de orientadora educacional, fiel esposa, mãe dedicada e mulher virtuosa!
Congratulo-me com sua competente e dinâmica professora e, junto a todos os moradores da cidade e da zona rural, auguramos continuidade, sempre visando bem servir ao nosso município. Apraz-me agradecer a consideração de sua amizade. Espero contar sempre com o apoio imparcial desta escritora às minhas produções sociais e culturais. Reitero minha distinguida consideração!
Atenciosamente, Céssio Pereira da Silva, cronista social de Cruzeta!
Obrigado, competente cronista social, fotógrafo e funcionário público! Que DEUS nos abençoe com todos de boa vontade com saúde e paz mundial! Sua amiga, Eleeneti.
Bibliografia: Cantos Didáticos Rainha Celestial, A Agenda da Sabedoria Divina e crônica social do renomado cronista social da cidade de Cruzeta: Céssio Pereira da Silva que pediu a publicação por este blog e pela Rádio FM 87.9 de Cruzeta, a Rádio de DEUS e do Povo!   
Planeta Terra, 13 de março de 2012.
ELEENETI PINHEIRO MEDEIROS DE ARAÚJO agradecida e feliz da vida! .   

Nenhum comentário:

Postar um comentário