sábado, 12 de abril de 2014

732. A Súplica! (Poesia). A Nossa Vida 51 - Francisco P. Borges - Luiz G. M. Bezerra. AP. Turismo / RN.

A SÚPLICA
ELEENETI PINHEIRO MEDEIROS DE ARAÚJO
Cruzeta, 30 de agosto de 1991.
I
Piedade, Senhor,
De sua humanidade
Que padece anualmente
Tempestades inundações
Ou estiagem prolongada!
II
De maneira inteligente,
O animal racional
Precisa acabar com a poluição
E todo aquecimento global
Numa vida natural!
III
Isto já é possível
Graças as invenções
Da energia alternativa
Diferente do petróleo poluidor
E de queimada florestal!
IV
Resta a governabilidade,
Querer assumi-las de boa vontade!
A NOSSA VIDA NOS CONHECIMENTOS POÉTICOS apresenta mais um soneto desta autoria com 14 versos para ser estudado no mundo inteiro com o objetivo do próprio animal racional cooperar com o fim da poluição em todo o planeta terra para DEUS equilibrar todo o sistema cósmico sideral, inclusive na caída regular das chuvas. Tenham piedade de vocês mesmo e de seus filhos! Mantenham tudo limpo e arrumado com uma tecnologia não poluente em todo meio ambiente habitat. Cada governo deve ser bastante inteligente para criar leis proibindo a produção de tudo o que é ofensivo, sobretudo dos produtos que destruíram a camada de ozônio celeste. Aqui vai um desafio para os cientistas a recomporem, quem sabe?
CHICÓ PINHEIRO - OPINIÃO / CULTURA. VULTOS DA CIDADE. JORNAL DE NATAL, julho /2002. LUIZ GONZAGA MEIRA BEZERRA..
A NOSSA VIDA, através deste conceituado jornalista narra um pouco da história de Francisco Pinheiro Borges: _ "Ele possuía uma intuição fora do comum. Logo após o seu casamento teve um sonho que morreria aos 33 anos, 5 meses e 11 dias e preparou-se para o desenlace do sonho fatídico. No dia previsto, acompanhado de sua jovem esposa JOSEFA BEZERRA BORGES, grávida de 5 meses, viajou da Fazenda Bom Destino para Natal, assistindo missa na Igreja de São Pedro, orando e recomendando-se a DEUS como fiel católico que era. No final do dia, retorna à Fazenda no seu caminhão em companhia de Josefa, Preta (empregada doméstica) e seu amigo Manoel Ivo. Já era noite na estrada do lugarejo Três Marias. O carro perdeu a direção e caiu num buraco na margem da rodovia, ficando emborcado. Verificou que estava vivo e chamou pelos nomes dos que estavam em sua companhia e todos responderam. Ninguém havia morrido".
Vale salientar em NOSSA VIDA que mamãe contava muito: _ A noite era muito escura. Apareceu uma mulher com uma lamparina e armou uma rede numa árvore, onde ela deitou-se. Levou comida e eles comeram. Apareceu 4 homens que desvirou o caminhão e tirou quem estava na cabine e embaixo da carga. _ "Num abrir e fechar de olho essa mulher e os homens desapareceram, parecia assim uma visagem, almas do outro mundo! Não deu uma palavra sequer conosco!".  
Na NOSSA VIDA, papai, contava muito que ao completar o dobro dessa idade, estava sentado num banco da Ribeira em Natal, engraxando os sapatos. Chegou um homem, olhou para ele e disse: _ "Já passou o dia do senhor morrer e de hoje não passa!". O homem desapareceu de sua vista "num piscar e abrir de olho!". Ao chegar em casa fez as contas e notou que aquela data tinha o dobro da outro do sonho: _ "Graças a DEUS cheguei sã e salvo em casa! DEUS queira revogar minha sentença de morte mais pra frente! Eu gosto muito de viver!". E viveu até 80 anos.
Luiz continua escrevendo: _ "A preocupação foi do saudoso seu Chicó Pinheiro ou Francisco Pinheiro Borges como foi chamado na pia batismal. A história é contada por seu genro agrônomo e professor Ivo Ferreira Neto que escreveu sua biografia": _ Seu Chicó nasceu no dia 5 de setembro de 1900. É o primogênito do casal: João Batista Pinheiro Borges e Joana Ferreira de Lima. Eram seus irmãos: Lídio, Anália (Sinhá), Clotilde (Dona) e Joana".
_ "Exatamente aos 5 anos de idade, no dia do seu aniversário, Francisco ficou órfão de mãe, juntamente com seus 4 irmãos. Foi morar na Fazenda Japecanga - Macaíba - RN, na companhia do avô: Pedro Ferreira de Lima. Quanto ao seu pai, João Batista Pinheiro Borges, conhecido também por seu Ieiê da Rabeca, foi morar em companhia de seu irmão Avelino Pinheiro Borges na comunidade Juremal, em São Gonçalo do Amarante, onde hoje é o município de São Paulo do Potengi - RN. Anos depois Chicó foi para a companhia do pai, onde passou a ser "arrimo de família", isto é, trabalhar com o mesmo. 
Vale narrar também em NOSSA VIDA que papai, com apenar 9 anos de idade, disse para seu pai seresteiro, tocador de rabeca e muito animado em sair a noite para divertir-se, como faz todo rapaz, e deixar seus filhos sozinho: _ "Papai! Está no tempo do senhor se casar!". Ieiê, aborrecido com a repreensão do filho, pediu Joana Ferreira da Rocha em casamento e casou um mês depois. Ela foi uma verdadeira mãe para seus 5 enteados e foi mãe de 8 filhos. Foram criados do mesmo jeito para ter fim o dito popular: _ "Madrasta, só o nome basta!".
Luiz continua sua narração: _ "Francisco casou com Josefa, filha legítima de Joaquim das Virgens Pereiras de Araújo e de Cipriana Bezerra de Araújo, descendente de tradicionais famílias seridoenses, proprietários rurais e industriais de beneficiamento e exportação de algodão para a Inglaterra, o primeiro exportador e importador de Caldeiras de Descaroçar Algodão no Rio Grande do Norte. Antes de casar, Francisco foi pai com Maria Bolo de José Ferreira da Silva (Zé Bolo) e de uma filha, visto que, era um moço velho que casou com 33 anos de idade e era muito disputado pelas mulheres. Com Josefa, foi pai de 15 filhos e só criou 11. Houve ainda 4 abortos por queda de rede e susto".
_ "Como diz Ivo, seu genro, Chicó _ Não foi um As das letras e do saber das universidades convencionais, mas foi um doutor do saber da vida prática que a Universidade da Vida lhe outorgou. Apesar das poucas oportunidades de estudo que teve, pois foi apenas alfabetizado, sempre mostrou grande capacidade com os números, calculando mentalmente com rapidez invejável, surpreendendo as pessoas letradas, tal a sua capacidade de raciocínio!".   
_ "Muito cedo seu Chicó aprendeu a lei da sobrevivência pela vida, lutando praticamente ao lado de seu pai, ajudando-o e trabalhando na enxada, a comprar parte da Fazenda Queimada, em 1920. Adquiriu mais tarde, uma tropa de jumentos e passou a negociar com mercadorias que lhe rendesse um pouco de dinheiro num trabalho honesto de tropeiro, vendendo rapadura comprada no engenho de seus parentes, em Japecanga. Comprou várias heranças e formou sua sede fazenda em Bom Destino, em 1930".
_ "As pequenas propriedades e indústrias foram prejudicadas pelo monopólio de grandes firmas inglesas que se instalaram no Nordeste Brasileiro. Concorreu para o grande colapso de cultura algodoeira no Nordeste, com o surgimento das fibras sintéticas e a baixa produtividade do solo, falta de tecnologia, encarecimento do juro bancário e falta de assistência dos governantes".
_ "Seu Chicó sempre dizia para seus familiares que quando morresse, colocassem em seu caixão um rabo de boi, alguns capuchos de algodão e um pouco da terra de Bom Destino como travesseiro. (Perdão por esse seu pedido não ter sido feito!). Isso foi responsável pelo sucesso que alcançou na vida que foi repleta de obras sociais à educação. Ivo revela que seu Chicó foi seu fiel confidente amigo. Vendia sua safra algodoeira aos ingleses e só queria receber o pagamento em dinheiro, trazendo vultosas quantias em sacos que eram feitos por sua esposa e guardados em seu cofre".
Averso a Banco: _ Só comprava e vendia seus produtos a dinheiro. Quando programava vender uma partida de gado, avisava ao comprador que levasse dinheiro em espécie, para efetuar o pagamento na porteira do curral, no momento da entrega do gado. Uma certa feita, vendeu 3 caminhões de cereais para Astere levar para Brasília; com a mercadoria em cima dos caminhões o comprador falou que só pagava na volta. Ele respondeu: _ "Mande descer a mercadoria. Só vendo a dinheiro!". A aversão à Banco teve origem porque ele contraiu um empréstimo no Banco do Brasil e quando foi liquidar o débito verificou que pagou muito juro. Teve tamanha contrariedade ao chegar em casa tarde da noite: _ "Banco, não serve nem como assento!". Não quis empréstimo de banco nem para reconstruir sua barragem na década de 70. Ela foi refeita com seu trator: _ "Esta é a minha última pá de terra porque se não a reconstruir, meus filhos e genros não a reconstruirão!".
Cruzeta, 15 de fevereiro de 1997. (Data de publicação).
AGENDA POPULACIONAL para o dia 12 de abril: Dia Internacional da Juventude e do Obstetra. Graças a DEUS os governos atuais estão oferecendo cursos profissionalizantes que possibilite o primeiro emprego ao jovem. Resta cada instituição e empresa oferecer a Oferta e Procura de trabalho via Internet para todo aquele que se dispuser a trabalhar ter fácil acesso ao mesmo.
TURISMO: Francisco Pinheiro Borges oferecia turismo e lazer na Barragem de Bom Destino onde familiares e amigos, sobretudo a classe estudantil, vinha nadar e passear de canoa numa das maiores represas de água deste Estado Nordestino Brasileiro, em São Paulo do Potengi - RN.
www.blogeducacionalvocacionalblogspot.com
Planeta Terra, 12 de abril de 2014.
ELEENETI PINHEIRO MEDEIROS DE ARAÚJO... BLOGUEIRA.

Nenhum comentário:

Postar um comentário