quarta-feira, 9 de abril de 2014

729. Parabéns! (Poesia). A Nossa Vida 48. Cruzeta e seus Habitantes. AP. História e Cultura. Turismo em Natal.

PARABÉNS!
ELEENETI PINHEIRO MEDEIROS DE ARAÚJO.
Natal, 15 de junho de 1978.
I
Meu querido CYPRIANO!
Completas hoje um aninho!
Andas e falas algumas palavras,
És muito sabidinho!
II
Gostas muito da mamãe...
Do papai e dos irmãos...
Dos PAIS CELESTIAIS...
E de sua hierarquia! Parabéns!
III
Que eles nos abençoem,
Para vivermos para sempre, 
Com infinita saúde
E com infinitos amigos também!
CONSIDERAÇÕES: Cypriano! Comemoramos seu primeiro aniversário no aconchego familiar de teus avôs paternos em Natal e dos maternos na fazenda que tem seu merecido nome de Bom Destino! Parabéns, Cypriano! Com saúde e felicidade em caráter vitalício.
CRUZETA E SEUS HABITANTES:  Os ascendentes maternos e paternos da família de Cypriano Pinheiro Medeiros de Araújo, são de origem de nobres portugueses que se fixaram em Acari de onde se desmembrou o município de Cruzeta e em São José do Mipibu - RN. Seus pais, Eleeneti Pinheiro Medeiros de Araújo e Pacífico Medeiros Neto de Araújo, são primos legítimos. Trisavôs de Cypriano: Sérvulo Pires Albuquerque de Araújo e Josefa Bezerra de Araújo; Félix de Araújo Pereira e Maria Susana da Anunciação. Pedro Ferreira de Lima e Izabel de Paiva; José Pinheiro Borges e Rosa Maria da Conceição.
Bisavôs de Cypriano: Sérvulo Pires Albuquerque de Araújo e Josefa Bezerra de Araújo; Joaquim das Virgens Pereiras de Araújo e Cipriana Bezerra de Araújo. João Batista Pinheiro Borges e Joana Ferreira de Lima.   
Avôs de Cypriano: Francisco Pinheiro Borges e Josefa Bezerra Borges; Miguel Pereira de Araújo e Ana Medeiros de Araújo.
TERRAS POTIGUARES - Marcus César Cavalcanti de Morais - Natal - RN - junho de 1998. (Página 71). 
_ Os indígenas Cariris que habitavam em Cruzeta foram expulsos pelos colonizadores paraibanos e se fixaram em outra área do sertão norte riograndense. Veio 2 nobres portugueses de Portugal e se casaram com duas irmãs indígenas. Um, fixou residência em Cruzeta e o outro no Estado vizinho da Paraíba. Os primeiros habitantes de Cruzeta, foram notadamente das famílias Pereiras, Araújo, Medeiros, Pires, Galvão, Albuquerque, Cavalcante, Dantas, Vital, Góes e outras que ainda hoje habitam no município. Muitos foram fazendeiros que indenizaram suas terras para a construção do açude de Cruzeta que abastece a cidade e a zona rural.
Muitas obras literárias de Cruzeta narram a sua história que também já foi narrada por esta documentarista ao longo destas postagens: Cruzeta! O cruzamento dos rios Quimporó, Salgado e Rio do Meio formam a atual bacia do açude público. Joaquim das Virgens Pereiras de Araújo batizou o município de Cruzeta, devido ao cruzamento dos mesmos. No século XVII começou a colonização das terras e Cruzeta começou a ser povoado. Joaquim José de Medeiros, filho de importante família dessa região, doou a Fazenda Remédio a Religião Católica Apostólica Romana que construiu uma Capela e assim teve início o povoado. 
Cruzeta pertencia ao município de Acari e em 24 de outubro de 1920 houve a primeira feira do povoado. Em 18 de agosto de 1937 ficou como Distrito de Acari; em 24 de novembro de 1953, pela Lei 915, Cruzeta tornou-se município do Rio Grande do Norte pela ação pacífica do tio-avô de Cypriano, Dr. Sérvulo Pereira de Araújo que foi seu primeiro prefeito interino.  
Cruzeta está localizada na região do Seridó; está situada a 229 km de distância da capital deste Estado Brasileiro; possui uma área de 298 km² onde residem 8.000 habitantes. O açude de Cruzeta é seu ponto turístico com capacidade para 35 milhões de metros cúbicos de água. O tio-bisavô de Cypriano, Francisco Raymundo de Araújo, era muito inteligente e demarcou o local da construção de Cruzeta e da parede do açude. Recebeu o título de Sábio Empírico porque era semi-analfabeto e entendia de várias profissões. Era um bom orientador e selecionou o tamanho e a qualidade do algodão mocó a ponto de seu sobrinho Raimundo Nonato Pereira de Araújo ir morar no Porto Liverpool da Inglaterra para exportá-lo e importar a descaroçadeira do mesmo. Joaquim, pai de Raimundo, selecionou a semente do algodão mocó, catando com seus irmãos a semente do algodão verdão ou mata do algodão mocó. Foi uma descoberta fantástica a ponto da fibra longa do mesmo ser a melhor do mundo e o algodão ser considerado o "OURO BRANCO DO BRASIL!". 
Cruzeta, 15 de fevereiro de 1997. (Data de publicação).
AGENDA POPULACIONAL para o dia 9 de abril: A natação é um dos esportes mais perfeitos, visto que, trabalha todos os músculos do corpo. 
HISTÓRIA E CULTURA. Diário de Natal, 11 de março de 2003. 
_ 1. Hoje é dia de São Constantino. 2. Nesta data, em 1702, Daniel Defos, considerado o pai do jornalismo inglês, inaugura o primeiro Jornal Diário em Londres "Daily Courant". 3. Em 1900, desaparece um dos maiores líderes espiritualistas que o Nordeste Brasileiro deu ao mundo, o cearense médico, Adolpho Bezerra de Menezes. 4. Em 1911, uma mulher saiu às ruas do Rio de Janeiro, implantando a moda Jupe-Culotte (saia-calça) e foi vaiada pelos cariocas, intensamente. 5. Em 1942, determinação rigorosa de Getúlio Vargas, confiscou os bens de todos os alemães e italianos residentes no Brasil. 6. Nesta data, em 1955, morre o descobridor da penicilina Alexander Fleming. 7. Em 1983 são descobertos grampos telefônicos no gabinete do presidente do Brasil João Figueredo. descoberta por acaso.
CRÍTICA CONSTRUTIVA: Vive-se num terceiro milênio onde reina o DIVINO ESPÍRITO SANTO que quer santificar a sua humanidade através da educação vocacional satisfatório onde haja um consenso geral de "Amar a DEUS acima de tudo e ao próximo como a si mesmo", isto é, um respeito mútuo e recíproco entre governos e governados, países e nações, justamente, para ter fim ultrajes, manifestos, guerras e conflitos entre todos que habitam no planeta terra. Analisem a história universal da civilização humana desde o início da criação DIVINA, que DEUS fez de tudo para viver com seus semelhantes de maneira harmoniosa, na santa paz DIVINA, mas, infelizmente, os reis e governos atuais perseguem e são perseguidos pela própria população insatisfeita em sua educação vocacional. Isto acontece tão somente porque o poder dominante de responsabilidade exclusiva do poder judiciário permite revolucionários e insatisfeitos pelas ruas, quando na realidade, já deveria ter decretado mundialmente a proibição de tudo isto para haver PAZ MUNDIAL!
O ultraje da população já levou governos e governados a se suicidar, a renunciar ao mandato e ser perseguido, inclusive na Ditadura Militar Brasileira que tinha como objetivo acabar com a libertinagem anarquista pelas ruas que ultraja governos e governados! A única solução mundial é o próprio poder Judiciário decretar mundialmente uma única isonomia salarial em todo o escalão hierárquico governamental, particular e em cada religião com plano-de-carreira para tudo ser resolvido via INTERNET que permite a visualização entre governos e governados! 
TURISMO EM NATAL: PARQUE DAS DUNAS! IDEMA. (Panfleto).
Site: www.idema.rn.gov.br
_ Caminhar no Parque das Dunas em Natal - RN, traz um grande benefício físico e mental que ajuda a uma vida saudável e bem melhor. Além de aumentar a energia corporal, reduz o risco de doenças, diminui a pressão arterial, os níveis de colesterol e o peso; previnem osteoporose e estimulam a auto-estima. Manter-se ativo fisicamente é muito importante, especialmente para os que estão envelhecendo para juntar as orientações e dicas a seguir com a natureza exuberante do Parque das Dunas de Natal e, com prazer, obtenha resultados para uma boa qualidade de vida.
_ Estabeleça metas de exercícios que você possa cumprir, sem cometer excessos. Use calçado e meias adequados para não sobrecarregar os quadris, joelhos, calcanhares e pés. Use roupas adequadas e de tons claros para diminuir a absorção dos raios solares. Procure caminhar antes das 10 e depois das 16 horas, usando protetor solar, óculos escuro e bonés para evitar problemas dermatológicos e oftalmológicos. Alongue antes e depois da caminhada para garantir flexibilidade e trabalhar a capacidade muscular de resistência. Não caminhe em jejum. Beba bastante líquido antes durante e depois para repor o que se perde no suor. Idosos, hipertensos e diabéticos devem tomar o remédio prescrito pelo médico e não exceder 40 minutos de caminhada. A mesma deve ser acompanhada de dieta alimentar variada com nutrientes que o corpo precisa e, especialmente, pobre em sal e em gordura para hipertensos, porém rica em frutas e vegetais. Atividade física não combina com álcool nem com fumo.  
www.blogeducacionalvocacionalblogspot.com
Planeta Terra, 9 de abril de 2014.
ELEENETI PINHEIRO MEDEIROS DE ARAÚJO... HISTORIADORA UNIVERSAL.

Nenhum comentário:

Postar um comentário