quarta-feira, 27 de abril de 2011

20. O ESTABELECIMENTO DE ENSINO

O estabelecimento de ensino ou a escola é uma instituição que tem como missão completar a educação iniciada em cada família constituída e encaminhar o estudante ou o aluno para o exercício profissional que foi escolhido de livre e espontânea vontade por ele mesmo. A escola é composta pelo corpo docente e discente do quadro de professores, funcionários e estudantes ou alunos que formam a clientela escolar.
O professor deve ser um profissional qualificado que tenha uma formação acadêmica e lhe possibilite um auto domínio positivo sobre o educando e toda capacidade de transmitir o conteúdo programático da disciplina ou matéria que leciona com toda competência e desembaraço. Deve utilizar meios eficazes no campo da pesquisa e no trabalho individual ou em grupo que possibilite o conhecimento do saber sistematizado, partindo de sua realidade do senso comum e do empírico para ser transformado na ciência do saber propriamente dito. Isto deve ser feito de maneira abrangente em prol de sua própria formação.
O estudante ou aluno deve se trajar de uniforme que contenha o emblema do estabelecimento de ensino e deve se comportar bem de acordo com as normas do Estatuto Escolar. Este deve ter sido devida mente assinado por ele ou seu responsável direto no ato da matrícula, deve ser estudado em cada sala de aula e em  caso de ocorrência quando o indisciplinado deve ir para a biblioteca em pleno silêncio e fazer uma cópia do mesmo ou de algum texto que lhe possibilite e o conduza ao bom comportamento na prática cotidiana das leis, normas, códigos e regras indispensáveis ao bom viver na escola e fora dela, especialmente  quando correligionários e adversários juram "pegar o inimigo" na parada de ônibus coletivo ou na hora do recreio ou na vizinhança de sua moradia. Eis porque o esporte e a correria deve ser proíbidos na hora do recreio escolar. Tanto evita brigas, quanto quedas, fedentina do suor, cansaço e conversa paralela em sala de aula: _ "mas rapaz! Você foi fraco demais! Se eu fosse você tinha dado um chute naquele lugar e tinha sido vitorioso na partida!".
Ora, ora, ora! Um chute não deve ser dado em lugar algum! Tudo deve ser resolvido com o silêncio e retirada do local de mansinho, com a conversa, com o diálogo e, até com a intriga respeitosa para com o adversário se distanciando dele se não tem como ser seu amigo. Cada um deve ser bastante consciente de que sua filosofia de vida são contraditórias e não tem como um ceder para o outro se posicionar em coisa alguma.
O estudante deve participar de toda a vida escolar e fazer toda atividade curricular na sala de aula e extra classe para cumprir a sua missão em adquirir conhecimentos que lhe garanta a formação acadêmica pessoal como cidadão conceituado e a busca de uma futura profissão que lhe possibilite o exercício de sua cidadania na prática do trabalho remunerado que foi escolhido por ele mesmo ao longo de sua vida estudantil. Ele deve visar um futuro brilhante para ser reconhecido com padrão de qualidade educacional e vocacional e ser inserido num contexto social de respeito mútuo e recíproco.
Isto só poderá acontecer se o professor for capacitado no ato de lecionar ou de ensinar e o educando tiver a boa vontade de incorporar os diversos conhecimentos e praticá-los no dia-a dia. Eis o dever sublime na transmissão do saber regular, irregular e a distância, subtendendo-se que a mídia também faz parte desse ensino onde a ação pedagógica deve ser transmitida com auto domínio positivo e com toda competência profissional e da prática do bem. O professor é o responsável direto pela alfabetização e profissionalização de todas as áreas sociais de ensino acadêmico, seja através do diploma ou do simples certificado de conclusão de curso prático, artesanal e de mão de obra qualificada para analfabetos ou cegos. O mais importante é ser um bom professor que consiga a formação do educando e lhe encaminhe para uma vida digna e honrada e nunca novela nem crime para nunca instigar à prática do mal comportamento humano.
É tempo do professor ser obedecido e respeitado em sua clientela escolar para nunca mais "o mestre dos mestres" que é responsável geral em ensinar até aos futuros "doutores das leis e legisladores ou suprema corte e ministros de DEUS em cada religião" , desde o alfabeto ou codificação de sinais até ao 5º. Grau de ensino universitário ou em seminários, fóruns e outras modalidades de aperfeiçoamento profissional e ter fim o ultraje e o crime em todo lugar, especialmente no ambiente escolar. 
Fonte: Agenda escolar do Colégio Contemporâneo de Natal enriquecida com a prática pedagógica desta professora em orientação educacional vocacional que teve a graça divina de promover mudanças comportamentais em 14 estabelecimentos de ensino, inclusive em favelas de Natal.
Planeta Terra, 27 de abril de 2011.
ELEENETI PINHEIRO MEDEIROS DE ARAÚJO à serviço do círculo da boa leitura do blogeducacionalvocacionalblogspot.com na esperança de que vai acontecer em toda a humanidade terrestre! Obrigado!  

Nenhum comentário:

Postar um comentário