sábado, 16 de abril de 2011

09. BOM HÁBITO E BOM COSTUME

       O bom hábito e o bom costume deve ser uma constante na vida de todos. Tudo ocorreu ao longo de um processo de geração a geração na história universal da civilização humana. Isto aconteceu graças a DEUS que deu ao ser humano o devido poder de pensar e agir bem e assim continuar a sua criação divina. Os primeiros ensinamentos e invenções foram surgindo ao longo do tempo. Isto possibilitou o bom hábito e o bom costume no cotidiano de cada pessoa, seja na família ou na sociedade, mas sempre com um poder de uns dominarem sobre os outros de maneira legalizada através de mandamentos, leis, códigos e normas que são capazes de inserir toda a humanidade num contexto social amistoso do melhor relacionamento com toda higiene e limpeza na aquisição e na prática de bons hábitos e bons costumes vivenciados com pleno êxito educacional vocacional no dia-a dia.  
       Essas orientações educacionais vocacionais ensinam coisas simples e corriqueiras que em muito completam os ensinamentos que já foram feitos nesse sentido. A higiene e limpeza já faz parte da vida de todos, mas é bom lembrar que a escova dental merece todo cuidado e deve ser bem guardada num saco plástico que costumam vender dindin e num porta escova individual e, nunca num porta escova coletivo ou sem proteção alguma, dentro do armário do banheiro ou noutro lugar qualquer. A higiene bucal diária deve ser feita com água potável para se gargarejar e fazer bochecho antes de iniciar a escovação dos dentes, com o devido cuidado de não fazer barulho e nunca acordar quem ainda está dormindo.
           Tanto a pasta dental quanto o sabonete, a toalha de rosto, de banho e de enxugar o pé, devem ser destinados ao uso pessoal de maneira individual a não ser que seja líquido ou cremosa. A roupa íntima deve ser trocada em cada banho que deve acontecer pela manhã e a noite. O aparelho celular é um grande aliado na vida de todos e deve servir também para o despertador ser programado quantas vezes for necessário em cada dia para evitar contratempo, vexame, aborrecimento de espera e, assim ter fim o remancho e o conflito.
            O pijama, a camisola e os lençóis de forrar o colchão da cama e de se cobrir devem ser lavados uma vez na semana ou quando for necessário e recomendado pelo médico. A rede deve ser lavada de 15 em 15 dias. O guardanapo deve ser preferencialmente descartado, a não ser por ocasião de festas e banquetes ou ser destinado a ser lavado após o uso diário. Em cada família e repartição, o copo de cada pessoa deve ser diferente e colocado na copeira. Esta deve ser colocada numa bandeja que deve ser lavada todo dia, como também o copo de beber água. Os copos devem ser colocados perto da geladeira e cobertos com um pano.
            Bem minha gente! Por hoje é só! Confio que você vai imprimir e expor em murais e painéis para ser lido por todos mundialmente. Renove o mural em cada segunda feira e guarde tudo numa pasta para ser colocado novamente vez por outra para relembrar que o bom hábito e o bom costume é o que mais contribui para a higiene e a limpeza. Em cada ano mande encadernar, agende na biblioteca pessoal ou de cada Instituição onde trabalha ou leciona ou ensina, mas por caridade nunca jogue fora, nem modifique, nem destrua, nem tampouco faça pirataria com essas orientações educacionais vocacionais. Mande meu endereço para amigos, governos e autoridades brasileiras e do exterior. Caso não abra com letra maiúscula, escreva tudo em minúsculo! E-mail: Eleeneti@gmail.com.br Blogeducacionalvocacionalblogspot.com Obrigado! Que DEUS nos abençõe com saúde e paz!
Planeta Terra, 16 de abril de 2011.
ELEENETI PINHEIRO MEDEIROS DE ARAÚJO - PEDAGOGA à serviço de DEUS e de sua humanidade!    

Nenhum comentário:

Postar um comentário