quarta-feira, 20 de abril de 2011

13. CUIDAR E SER CUIDADO

Cuidar e ser cuidado é uma habilidade desenvolvida ao longo da vida humana e até de animais irracionais irracionais como o canguru e o timbu que têm uma bolsa no ventre onde carregam os seus filhos. Outros protegem-nos contra os outros animais ferozes e os livram de serem violentos e mortos por outros animais e bichos nocivos.
Cada pai e cada mãe costumam planejar o nascimento de seus filhos e os esperam nascer com o devido cuidado durante a gestação e ao longo da vida até chegar o bendito casamento quando a mãe do noivo desfila pela passarela com ele e o deixa a esperar pela escolhida dentre pretendentes para ser a sua esposa e a mãe de seus filhos. Do mesmo modo, o pai da noiva a entrega solene mente ao seu noivo.
Esse gesto solene significa que, tanto a moça quanto o rapaz eram bem cuidados por seus pais até aquele momento. Daí então, cada um deve cuidar bem um do outro e de seus futuros filhos.
Nesse elo sacrossanto do enlace matrimonial é preciso um cuidado constante até em se vestir bem para proteger o tronco contra o frio, o vento do ventilador e contra a rádio atividade da televisão, do computador e de outros aparelhos eletrônicos.
É preciso seguir as instruções do manual dos aparelhos eletrônicos, tal qual o computador e outros, onde se recomenda digitar com os 10 dedos da mão para evitar LER, isto é, lesões por exercícios repetitivos, evitando assim inflamações nos tendões da mão ou em alguma outra parte do corpo.
É preciso se cuidar bem para desligar o computador a cada hora de digitação em 10 minutos de pausa para também evitar ser acometido pela mesma doença corporal.
A pausa é necessária tanto na atividade escolar quanto no trabalho para haver a mudança de professor e para repousar a mente ou se conversar com alguém e até dar risada para desopilar o fígado e se saber das boas novas.
Cuidar bem de si mesmo e de quem convive no dia-a dia requer uma consciência plena de se viver de conformidade com o ganho real mensal de cada família que reside sob um mesmo teto para o ganho de todos  os seus membros serem bem distribuídos e viverem com toda honra e dignidade.
Cuidar e ser cuidado requer uma consciência plena de que o dia foi feito para o trabalho e as atividades diárias; a noite foi feita para o repouso mental e o sono tranqüilo para os neurônios serem restaurados e garantir uma mente normal e sadia a cada um e a todos. Todo cuidado é pouco na prática universal de seguir a determinação ao jovem dada pelo Ministro Gilmar Mendes em relação ao toque de recolhimento noturno as nove horas. Isto deve ser válido para homens e mulheres, especialmente para o idoso e ter fim o conflito e a insônia precoce que também pode ser ocasionada pelo sono interrompido: _"ninguém deve acordar nem perturbar quem está dormindo!". (Princípio psicológico), lembrando-se que, quem trabalha no horário noturno deve ter seu cantinho reservado para dormir durante oito horas em 24 diárias.
Que todos cuidem bem de si mesmo e saibam cuidar de quem convive no dia-a dia com toda a boa vontade de viver com saúde e paz! Confio que irão fazer o círculo mundial da boa leitura, imprimir e expor em murais e em painéis essas orientações educacionais e vocacionais e enviar para governos, autoridades e amigos conterrâneos e estrangeiros o blogeducacionalvocacionalblogspot.com para todos aprimorarem sua ética em busca de saúde e paz! Obrigado!
Planeta Terra, 20 de abril de 2011. ELEENETI PINHEIRO MEDEIROS DE ARAÚJO - PEDAGOGA - LP - 1609 e 650 - RN - MEC - BRASIL - AMÉRICA DO SUL. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário