segunda-feira, 18 de agosto de 2014

821. A Literatura (Poesia). A Nossa Vida (137). Genealogia EP (2). AP.

A LITERATURA
ELEENETI PINHEIRO MEDEIROS DE ARAÚJO
Parnamirim, 14 de março de 2008.
I
A literatura é uma arte milenar
Escrita em verso e em prosa!
Expressa o sentimento que vai na alma,
Revela acontecimentos
E proclama saúde e educação!
II
Existe desde a invenção da imprensa
Pelo inteligente inventor da mesma!
Marca o estilo da escrita
Na narração descrição e composição,
Ou numa versificação que rima!
III
A academia de letras já consagrada
Surgiu logo em todo o mundo
Para reunir: acadêmico, escritor e poeta
Que se revelam no dia a dia...
Com sua filosofia de vida apropriada!
IV
Registra a história da civilização universal
Com característica própria e peculiar
Em toda época literária
Numa distribuição poética ou narrativa
Dos versos que formam estrofes!
V
A rima e a metrificação
Está presente no estilo literário
Na poesia que é bem declamada
Pelo entusiasmado artista poético
Que emociona e empolga a multidão!
A NOSSA VIDA oferece algum conhecimento da cultura literária que deve seguir este melhor exemplo completamente benéfico para toda a humanidade se inserir num contexto social de saúde e paz e promover mudança comportamental positiva entre governos e governados para ter fim toda arruaça e ultraje em toda a humanidade terrestre! Aliás, o DIVINO ESPÍRITO SANTO já veio ao mundo santificar toda a sua humanidade através do Ministério de DEUS em cada religião e dos bons ensinamentos para todos adquirir e praticar no dia a dia uma educação vocacional satisfatória em todos os setores sociais e comunitários e todos poder vivenciar um clima de paz mundial! Por isto, tudo deve ser resolvido através do comum acordo ou da justiça para ter fim terrorismo e guerra em todo mundo!
GENEALOGIA DE ELEENETI e PACÍFICO (2).
Avôs maternos e paternos: Joaquim das Virgens Pereiras de Araújo e Cipriana Bezerra de Araújo. Filiação: Miguel (Pai de Pacífico), Félix, Josefa (Mãe de Eleeneti), Dr, Sérvulo e Elza. Sobrenome dos homens: Pereira de Araújo; das mulheres: Bezerra de Araújo. Joaquim das Virgens deu nome ao município de Cruzeta por causa do cruzamento dos três Rios: Rio do Meio, Quimporó e Salgado que formam o Rio Seridó que banha o município vizinho de São José do Seridó e outros. Seu filho, Dr. Sérvulo Pereira de Araújo, fez a emancipação política de Cruzeta em 1953 e foi o seu primeiro prefeito interino. Joaquim das Virgens construiu a casa grande da Fazenda Cauassu em 1908 e lá foi morar com sua esposa Cipriana Bezerra de Araújo. Por isto, deve ser considerado oficialmente o fundador do Município de Cruzeta. Construiu o grande açude do Cauassu em 1913, um dos maiores açudes particulares deste Estado do Rio Grande do Norte. Miguel casou com Águeda, enviuvou e casou com Ana Medeiros de Araújo. (Ver mais adiante). Félix casou com Anália Bezerra de Araújo e foram pais de Reinaldo Pereira de Araújo.que casou a primeira vez com Isolda Gomes e foram pais de Analia e Reinaldo Júnior. Reinaldo Júnior é engenheiro Agrônomo e desenvolve muitas tecnologias na agricultura e na pecuária. Costuma criar peixes em grandes viveiros. Conserva a casa grande da fazenda como um verdadeiro museu. Reinaldo foi pai de 4 filhos com a cruzetense Maria da Guia. É casado com Maria do Socorro e são pais de Anália. No ano de 1983 Reinaldo reconstruiu o açude do Cauassu com um belo sangrador de alvenaria com seus primos: Pacífico Medeiros Neto de Araújo, Haroldo Pinheiro Borges, Célia e Beatriz Pereira de Araújo e herdeiros. Encontraram uma grande corrente grossa e um grande cadeado que fechava a porta de água para ser aberta numa emergência de grande enchente. Em 2012, os bisnetos de Joaquim das Virgens: Pacífico, Cypriano, Reinaldo Júnior e os proprietários do Riacho do Meio: Carlos Augusto e Elisiário, ampliaram-no em muito, tanto a parede do açude como o sangradouro. Graças a DEUS tomou água neste ano de 2014.
Josefa Bezerra Borges, mãe de Eleeneti, casou com o agresteiro Francisco Pinheiro Borges e foi morar na Fazenda Bom Destino que ficava no município de São Tomé, hoje, parte de Lagoa de Velhos e de São Paulo do Potengi - RN. (Ver mais adiante). Dr. Sérvulo Pereira de Araújo casou com Cândida Medeiros de Araújo e tiveram a felicidade de criar 11 filhos legítimos que receberam o nome pela ordem alfabética: Aída, Beatriz, Célia, Darcir, Edílson, Félix, Getúlio, Sérvulo Filho (Porque pensava ser o último), os gêmeos: Hiroíto e Ismar, e Jano Peron. Alguns casaram, porém Beatriz nunca foi mãe. Hiroíto e Jano Peron nunca casaram. Aída casou com seu primo: Dr. Mário Nóbrega de Araújo, filho de José Evaristo da Nóbrega de Araújo. Mário foi Juiz de Direito em alguns municípios do Seridó deste Estado. Filiação: Kátia, casada com o empresário Hospitalar: Dr. Éber; Nádia, Tásia, Betânia, Anabela, Arabela, Isabela e Mário Filho. Darcir casou com sua prima: Maria Helena Nóbrega de Araújo, filha de Dr. Pedro Nóbrega de Araújo e Ninita. Edílson casou com Zélia de Chico Amaral. Foi pai de Wanderley, Fernanda e Jano Peron. É casado com a cearense Cleide Celeste e são pais de Hana Raíssa, Ana Beatriz e Maria Letícia. Edílson ainda conserva a sua herança e sonha reformar a casa do Cauassu onde morou alguns anos. A casa do Cauassu pertence ao seu primo Rogério de Araújo Paiva que é hoteleiro nos Estados Unidos. Ismar casou com Maria do Socorro e são pais de Hiroíto e Ana Cândida. Elza Bezerra Lopes casou com João Damasceno Lopes e foram pais de: Maria Auxiliadora, Jone, Jane e Java. Maria Auxiliadora (Cilinha) casou com o aviador Marcílio Cavalcante e são pais de 2 filhos. Jone foi pai com Regina de João Neto e Jone Filho. Jane é casada com Elmar e são pais de Carolina e Bruno. Java é casada e mãe de filhos.
Avôs paternos de Eleeneti: João Batista Pinheiro Borges e Joana Ferreira de Lima. Filiação: Francisco (Pai de Eleeneti), Lídio, Anália (Sinhá), Clotilde (Caquinha) e Joana. Todos receberam o mesmo sobrenome: Pinheiro Borges que já vem de alguma geração ascendente. João Batista (Ieiê da Rabeca) era um seresteiro muito animado que tocava rabeca, um instrumento musical semelhante ao violino; declamava quadras, poesias e loas. Costumava dançar a quadrilha junina no dia 23 de junho quando aniversariava. (Ver sua filiação mais adiante).
Avôs maternos de Pacífico: Pacífico Clementino de Medeiros e Ana Olindina de Medeiros. Filiação: Raimunda, Ana (Mãe de Pacífico), Cândida (Que casou com Dr. Sérvulo) e Maria de Lourdes (Que casou com Poti Nóbrega de Araújo). Segundo Julieta que foi fazendeira vizinha de Pacífico e Ana: _ Antes de casar com Ana, Pacífico Clementino foi casado 2 vezes e foi pai de: Tereza, Misté, Lilia, Jacques, Tomás Pacífico e Euclides. Tomás Pacífico morou na Fazenda Tupã em Laje Pintada. Jacques era casado com Joana; enviuvou e casou com Alzira, sobrinha de sua primeira esposa. Filiação de Jacques com a primeira esposa: Dalva, Francisca das Chagas e Maria; com a segunda esposa: Sinval, Walter, Francisco das Chagas e 2 filhas que Julieta não lembra do nome. Francisco das Chagas mora em São Rafael - RN. O Coronel Pacífico Clementino era fazendeiro e firmou uma amizade sincera com o coronel Joaquim das Virgens que terminou no casamento de 2 filhos de Joaquim: Miguel e Dr, Sérvulo com 2 filhas de Pacífico: Ana e Cândida. Maria de Lourdes, filha de Pacífico, casou com um neto de Joaquim: Dr. Poti Nóbrega de Araújo. Raimunda casou com Dr. Fonseca e morou em Florânia e em Natal onde ele era um bom médico: _ "O melhor açúcar para a criança é o açúcar Bruto ou o mel de abelha" que ainda hoje são recomendados pelos médicos. Foram pais de Zélia, Késia e dos gêmeos: Walter e Walder. Zélia mora no Rio de Janeiro. No mês de janeiro de 2011 esteve em Natal na comemoração das Bodas de Ouro de sua prima: Ana Maria Medeiros de Oliveira e Jaime Alves de Oliveira. Filhos, netos e bisnetos de Joaquim e Pacífico foram contemporâneos de colégios em Natal e no interior deste Estado. 
Julieta Pereira de Araújo forneceu esses dados genealógicos. É casada com Egídio e mora em Cruzeta. Ela nasceu e se criou na Fazenda Poço dos Cavalos, em Jucurutu, no dia 28 de janeiro de 1934. Conviveu e foi vizinha de propriedade de Pacífico Clementino e Ana Olindina que são os pais da mãe de Pacífico: Ana Medeiros de Araújo que casou com Miguel. Ana Olindina era irmã da segunda esposa de Pacífico Clementino e casou com ele na santa missa de trigésimo dia.
AGENDA POPULACIONAL para o dia 18 de agosto: _ Cada moça e cada rapaz deve desenvolver a sua auto-estima para assumir o seu gênero pessoal nato exclusivo: masculino ou feminino para garantir a perpetuação da espécie humana de maneira normal e só praticar a sexualidade em sua maioridade, de preferência no casamento que só é permitido na idade de 21 anos de idade. Por outro lado, devem assumir o casamento em caráter vitalício para garantir aos seus filhos a prática do Estatuto da Criança e do adolescente e assim, resgatar os valores de cada família.
Quem quiser acessar é só digitar: www.blogeducacionalvocacionalblogspot.com e encontrar muita coisa sobre a nossa família nas postagens que indicam índices: 150, 200, 250, 300, 350, 400, 450, 500, 550, 600, 650, 700, 750, 800. Em 2 postagens sem numeração após a postagem 100. Quem quiser ampliar e completar sua genealogia no entrelaçamento genealógico desta nossa família é só enviar pelo E-Mail: eleeneti30@Gmail.com
Planeta Terra, 18 de agosto de 2014.
ELEENETI PINHEIRO MEDEIROS DE ARAÚJO... BLOGUEIRA.              

Nenhum comentário:

Postar um comentário