quarta-feira, 6 de agosto de 2014

815. Município de Cruzeta (Poesia). A Nossa Vida ( 131) Marco da Paz em Acari - RN. Panfletos. AP.

MUNICÍPIO DE CRUZETA
ELEENETI PINHEIRO MEDEIROS DE ARAÚJO
Cruzeta, 24 de outubro de 2007.
I
O município de Cruzeta
Foi criado por um encanto
Das belezas naturais
Do sertão norte riograndense
De barro próprio para a cerâmica
De pedregulhos e árvores silvestres
Com cactos que salva o rebanho
E já tem seu maquinário noutro lugar
Para ser triturado e armazenado!
II
No Sítio Olho de Água
Existe uma caverna ou furna
Com vestígios dos indígenas Cariris!
Foram expulsos de lá
Na guerra dos bárbaros
No século dezessete.
Passou a ser habitada
Pelos colonos portugueses
E por seus fundadores cruzetenses!
III
Joaquim das Virgens Pereiras de Araújo
Deu o nome de Cruzeta
Por causa do cruzamento dos rios:
Quimporó, Salgado e do Meio
Que se cruzaram e formaram
O Rio Seridó.
Sua fundação aconteceu
Em primeiro de janeiro
De mil novecentos e vinte!
IV
Joaquim José de Medeiros
Presenteou uma casa
Onde logo funcionou
Uma escola com o professor
Jéferson de Medeiros.
Surgiu a Vila dos Remédios!
Começou a construção de casas.
Cruzeta foi crescendo
Sob a mira do pacificador!
V
Seu neto Manoel Maurício de Medeiros
Disse com todo orgulho:
Nossa família é digna e honrada!
A mesma honra encontrei
Na clientela do Joaquim José
Onde fui professora
E nunca registrei um só furto!
O povo é pacífico
E não existe violência nem crime!
VI
Ainda na era de vinte
Parte das terras de Joaquim de Araújo
Logo foram indenizadas
Para a construção do grande açude!
Depois de algumas décadas
Houve a emancipação política
Por Dr. Sérvulo Pereira de Araújo
Seu primeiro prefeito interino
Em mil e novecentos e cinquenta e três!
VII
Cruzeta desmembrou-se de Acari
De quem era distrito.
Tornou-se senhora de si!
Naquele tempo os ricos coronéis
Senhores de terras e de glebas
Eram conselheiros e políticos!
Sílvio Bezerra de Melo
Foi eleito o primeiro prefeito!
Seus habitantes são bons cidadãos!
VIII
A maior fonte de renda
É feita na cerâmica e na olaria.
A agricultura e a pecuária,
O comércio e o serviço funcional,
São bem desenvolvidos.
O açude Cruzeta
Abastece a população urbana,
Faz a irrigação rural
E oferece o lazer dominical!
IX
A Religião Católica Apostólica Romana
E algumas Evangélicas
Procuram santificar o povo!
A saúde, a educação e a segurança
São sempre prioritárias!
Parabéns, cruzetenses, jóias raras,
Que são educados vocacionalmente
De maneira satisfatória
Seja alfabetizado ou analfabeto!
A NOSSA VIDA afirma, veementemente, que, segundo o escritor Adauto Guerra, Olavo Medeiros, Luiz Gonzaga Meira Bezerra e outros, o principal fundador de Cruzeta é Joaquim das Virgens Pereiras de Araújo que construiu a casa grande da Fazenda Cauassu e lá fixou residência com sua esposa Cipriana Bezerra de Araújo no dia 15 de fevereiro de 1908. Em 1913, construiu o açude do Cauassu, um dos maiores açudes particulares do Rio Grande do Norte. Seu irmão, Francisco Raymundo de Araújo demarcou a construção da cidade e do Açude Cruzeta que abastece a mesma cidade. Foi chamado de Sábio Empírico porque era muito entendido em vários assuntos e sempre era chamado para opinar sobre várias vocações e resolver problemas de maneira pacífica e conselheira. Seu pai, Félix de Araújo, herdou parte de capitania hereditária e fixou residência na Fazenda Garrote, em Acari. Seus filhos, netos e bisnetos fixaram residência no final do século XIX, notadamente nas terras de Acari que foram desmembradas em parte para a emancipação política de Cruzeta. Eles exerceram posição de liderança e de destaque em âmbito social e alguns deles estudaram em Natal, Recife, Rio de Janeiro e em Belo Horizonte onde Dr. Sérvulo recebeu o diploma universitário em Direito Civil, tornou-se Juiz de Direito, Advogado, Prefeito Municipal e Presidente da Ordem dos Advogados do Rio Grande do Norte. Seu irmão Raimundo Nonato Pereira de Araújo estudou na Inglaterra para exportar o algodão mocó que foi selecionado por seu pai Joaquim das Virgens e por seu tio Francisco Raymundo. Importava máquinas agrícolas e caldeira de descaroçar algodão. Raimundo Nonato foi um dos primeiros intérpretes da língua inglesa no Aeroporto Augusto Severo em Natal, como também um dos primeiros exportadores e importadores do Rio Grande do Norte e do Brasil.
Segundo informação de Iranildo Dantas, o melhor radialista da região do Seridó que trabalha com dinamismo na Rádio FM 87.9 de Cruzeta, a Rádio de DEUS e do Povo, Acari vai inaugurar no próximo dia 08, as cinco horas da tarde, O MARCO DA PAZ, em parceria com a prefeitura local e outros particulares. É realmente um marco muito importante que marca esses habitantes que vivem honradamente da família para o trabalho de maneira pacífica e satisfatória em sua educação vocacional, seja alfabetizado ou um simples analfabeto que se preza em nome sobrenome e em seu torrão natal. Muitos estudam fora e voltam ao seu berço pátrio para prestar os diversos serviços com sabedoria DIVINA e perfeição! O MARCO DA PAZ é o único monumento do mundo que requer a PAZ MUNDIAL nos 05 continentes do planeta terra! DEUS queira que a sonhada PAZ MUNDIAL seja uma constante na vida de governos e governados tão desunidos na face da terra desde a tentação da serpente que enganou Eva e do revoltado Lúcifer que quis ser igual a DEUS!
A NOSSA VIDA arquivou muitos PANFLETOS que foram expostos e renovados em murais escolares na década de 80 do século XX e conseguiu, agindo bem assim, pleno êxito educacional vocacional em sua clientela, inclusive nas reuniões a nível nacional da "grande roda!". 
01. Hum! Que maravilha é a NOSSA VIDA! Seria muito mais se todos obedecessem aos nossos DEZ MANDAMENTOS DA LEI DE DEUS e tornassem todo relacionamento humano, leis, didática, religião e mídia coerentes com os mesmos! Aí, sim! Todos vivenciariam uma vida digna de verdadeiros filhos de DEUS!
02. Apela-se aos pais e educadores que mantenha o melhor relacionamento entre filhos e educandos e, vice-versa, lembrando-se que, aconselhamentos devem ser dados e seguidos por todos, especialmente pelos canais de rádio e de televisão que jamais deveriam ter publicado novelas nem crimes! Eles são os frutos e o sangue de cada casal que os fez nascer por um ato de amor!
03. Veja a sua grande responsabilidade em dar o seu voto livre e consciente para eleger justos governos através da análise de suas propostas governamentais e a devida possibilidade em ser posta em prática!
04. No dia mundial da Ecologia e do Meio Ambiente aprenda a cuidar bem da natureza! Ela faz parte de você!
05. Todos os colegas educadores, crianças, jovens, adultos e idosos precisam valorizar-se entre si e reciprocamente: amando e sendo amado respeitosamente em cada família constituída e na sociedade como um todo de maneira consciente e democrática e, nunca, com intriga, fuga, marginalização, vício nem pecado!
06. Amigos! Que tal valorizar "PAPAI E MAMÃE DO CÉU" e todos proferir um pai nosso BÍBLICO ao amanhecer e anoitecer! Certamente o crime e o desemprego teria fim! Experimentem mundialmente! Isto se justifica plenamente porque "o pão nosso de cada dia" significa tudo espiritual e material de que se necessita para nunca tentar nem se cair em tentação no dia a dia!
07. Eis a conversa amiga que sempre deve existir entre familiares: _ Meus filhos! Vejam o relógio! Será que está na hora de acordar? De dormir? De alimentar-se? De ir à Igreja, à escola, ao passeio, à reunião, às compras? Quem já fez as atividades de casa e da escola? A lancheira do irmãozinho, quem já preparou? Todos estão prontos para sair? Cuidado, hein! Uns protegem os outros e DEUS e o Anjo da Guarda abençoa a todos!
AGENDA POPULACIONAL para o dia 6 de agosto: _ Todo publicitário da rádio difusão arca com a grande responsabilidade em agir bem assim e promover o MARCO DA PAZ, internacionalmente!
www.blogeducacionalvocacionalblogspot.com
Planeta terra, 6 de agosto de 2014.
ELEENETI PINHEIRO MEDEIROS DE ARAÚJO... PROFETISA!    

Nenhum comentário:

Postar um comentário