segunda-feira, 20 de janeiro de 2014

666. HONESTIDADE PÚBLICA - 2. As Realizações de Pacífico em Jucurutu / RN - (HP - 5). AP.

EXISTE MISTÉRIO NUMA DAS MAIORES HONESTIDADES PÚBLICAS DO MUNDO! (HP - 5).
PROVAS REAIS - 2: CORREIO MUNICIPALISTA / AS REALIZAÇÕES DE PACÍFICO MEDEIROS EM JUCURUTU - RN em julho de 1981.
_ "No Posto médico do recém eletrificado Distrito de Boi Selado, no município de Jucurutu - RN, a atendente Adalgisa de Jesus interrompe um instante seu serviço para responder a pergunta do repórter: _ Olha, isto aqui mudou muito desde que nosso prefeito Pacífico Medeiros de Araújo assumiu. Tudo que você encontrar foi obra dele, diz orgulhosa!".
_ "Como dona Adalgisa, a maioria esmagadora deste e de outros distritos que compõem o município são unânimes em afirmar : _ Jucurutu nunca viu tanto progresso, decorrência do trabalho de uma administração que não descansa e que tem como objetivo fundamental servir à comunidade que o elegeu!".
_ "A cidade situada à margem do Rio Piranhas, de água tépida e perene, Jucurutu tem hoje, aproximadamente, 14 mil habitantes distribuídos nos 999 quilômetros de área física!".
_ "Tem como atividade econômica fundamental agropecuária que se destaca na agricultura com o cultivo de algodão arbóreo, feijão, milho e arroz da terra; na pecuária, com um rebanho animal bovino de mais de 17 mil cabeças de gado e, na exploração de minério, como a Xelita que é explorada pelas Firmas: Mineração Sertaneja S. A. Mármore e Granito, explorados em grande escala de Mármore no Sítio Oiti".
ATUALIZAÇÃO: Vale salientar que o minério de cal virgem cobre o mercado da construção local. Pacífico produzia, comprava  e revendia muito o algodão mocó. Em Jucurutu havia uma Usina Algodoeira. Sebastião Felinto era seu maior comprador. Os "gringos" ingleses possuíam algumas Firmas de compra de algodão e venda de caroço de algodão em forma de "pasta", como ração bovina, em todo o Rio Grande do Norte, notadamente em Tangará e em Santa Cruz. Francisco Seráfico Dantas, casado com nossa prima, Mônica Nóbrega de Araújo, tinha uma Firma Algodoeira em Macaíba - RN, onde ela foi prefeita municipal. Foi também prefeita municipal na Serra do Mel. Francisco, Mônica, tio Sérvulo Pereira de Araújo e outros nossos parentes próximos, foram deputados estaduais neste Estado.  
A produção do algodão mocó era muito propícia ao sertão pedregoso da Região Seridó. Foi selecionado em seu grande tamanho de cinco metros de altura, e em sua durabilidade, em mais de 30 anos de produção, por nosso tio Francisco Raymundo de Araújo que foi, merecidamente, chamado, quase sem estudo, de SÁBIO EMPÍRICO pelo cientista inglês, Pearce Arno, por ser muito experiente em muitas habilidades, inclusive a de ferreiro. Fez as grades de ferro da Delegacia de Acari, depois transformada em Museu com uma sala especial em sua homenagem com fotografia sua com sua família, com amostras de máquinas de caldeira de descaroçar e prensar algodão, capucho e a miniatura de fardos de algodão em pluma. _ "Como é que um homem tão rude é tão inteligente e experiente!". Disse o cientista inglês. Foi também tio Francisco, muito conhecido por Chico, que idealizou o local da construção da cidade de Cruzeta e do açude que abastece aquela população. Era um "pacificador nato" que entendia de muito assunto e resolvia toda e qualquer questão! Ver mais detalhes nas obras literárias de Adauto Guerra Filho e Luiz Gonzaga Meira Bezerra, como também no Município de Cruzeta, desta autoria. Foi o nosso avô Joaquim das Virgens Pereiras de Araújo e seus irmãos acarienses que selecionou a semente de fibra longa do algodão mocó, a melhor do mundo, separando-a do algodão mata ou verdão. 
Vovô Joaquim foi um dos primeiros exportador e importador do Brasil no século XXIX. Seu filho Raimundo Nonato Pereira foi um dos primeiros intérpretes da língua inglesa e de mais três línguas estrangeiras, notadamente no aeroporto Augusto Severo em natal.Negociava o algodão mocó diretamente do Porto Fluvial de Liverpool, na Inglaterra, onde se concentrava a indústria da maior economia do mundo naquela época da Idade Média. Infelizmente, "o ouro branco do Brasil" e célebre algodão mocó, foi extinto em sua plantação na década de 80 do século XX, pelo "bicudo". Dizem que essa praga veio dos Estados Unidos da América do Norte. Graças a DEUS o governo de Itamar Augusto Cautiero Franco e seus sucessores, têm feito de tudo para resgatar o plantio do algodão mocó, inclusive com a mudança da cor do capucho branco, segundo mostra reportagens de televisão, notadamente do Globo Rural.  
Continua a reportagem do Correio Municipalista: _ "Jucurutu, graças a pequena altitude apenas de 70 metros acima do nível do mar - é uma cidade de clima quente. Por isso mesmo, nas manhã de domingo, à juventude da cidade gosta de ficar nas improvisadas praias das margens do Rio Piranhas".
Vale salientar que em Jucurutu existem muitas serras, inclusive as férteis Serras da Lagoa e do João do Vale. Por isto, chove muito naquele município, mas o calor na cidade incomoda muito. Quase não existe longa estiagem naquele município sertanejo. A Lagoa é propícia ao plantio de arroz, onde tio Félix Pereira de Araújo tinha sua safra franca no plantio desse cereal. Em Jucurutu havia indústrias de descaroçar o dietético e gostoso arroz da terra ou vermelho, como é conhecido, que não falta na mesa do sertanejo. O pasto da Fazenda Lagoa é bem grande e nutritivo, à ponto de tio Miguel e três de seus irmãos levarem a vacaria para lá durante o inverno, _ "Para produzirem muito leite!". A passagem do Rio era feito na casa de Saturnina Bezerra Lopes. A Serra do João do Vale é tão fértil à ponto de produzir uva e maçã. O colorau é lá bem cultivado por toda família.  
"O PREFEITO: _ Foi nesta cidade de Jucurutu que Pacífico resolveu empregar capacidade empreendedora, sua energia criadora, comprovada inteligência e seus dons de administrador. Os resultados não demoraram a aparecer. No âmbito educacional, por exemplo, o progresso é visível. Recentemente, foi construída e inaugurada uma oficina escola para dar formação profissional à juventude da cidade". 
_ "O município tem matriculado 3.310 alunos em suas diversas escolas. Alunos carentes, conseguem bolsa de estudos doadas pelo prefeito, para que possam continuar seus estudos. Mantém ainda 136 crianças matriculadas no projeto Casulo, destinado a crianças em idade pré-escolar. Todos os alunos recebem merenda escolar distribuída pela Prefeitura". 
E, vale salientar, a camiseta do uniforme escolar como também os livros didáticos que começaram a ser doados aos estudantes brasileiros na Ditadura Militar no Brasil.
_ "Na atual administração, graças à pedido do Prefeito Pacífico, o Hospital de Jucurutu recebeu uma Ambulância doada pelo FUNRURAL. A Prefeitura cuida da distribuição dos medicamentos da CEME e complementa esse serviço adquirindo também uma boa quantidade".
_ "O município possui seis Postos de Saúde, distribuídos nos locais da Serra do Paragoá, Janúncio Afonso, Bonito, Boi Selado, São Bento e Espinheiros. Na sede funciona o Centro Estadual de Saúde, construído com recursos do Polo Nordeste e mantido em convênio entre a Secretaria de Saúde e a prefeitura Municipal".
_ "Graças a essa rede de Saúde, consegue atender de forma eficiente e rápida toda a população que por acaso venha a ter problemas de saúde. Para completar, a prefeitura fez a doação de um terreno ao INAMPS, que será usado para a construção de mais um centro de saúde, este mantido pela Previdência Social, conforme promessa feita pelo Deputado Federal Wanderley Mariz, referenciada por Dinarte de Medeiros Mariz Júnior".
 Na atualização daquela gestão municipal, vale salientar que naquela gestão municipal foram feitos cirurgias, partos, inclusive a ligadura de trompa. O competente médico, Dr. Carlos da Silva, veio morar na sede do município, como também a dentista maria do Carmo. Toda dentadura era dada a população, como também o atendimento odontológico. Depois que saiu de Jucurutu, Dr. Carlos foi trabalhar em São José do Mipibu e lá foi eleito prefeito municipal. O competente químico analista, Dr. Milton da Silva e sua esposa Liduína, também fixaram residência em Jucurutu. Ele foi também um atuante professor e diretor escolar. Julene Medeiros, Maria da Luz Paulino e Edmílson, foram atuantes como diretor escolar e professor. Maria da Luz dava diversos cursos e fazia palestras em todo o município. 
A supervisora pedagógica, Maria da Luz Paulino ensinou o LOGOS, um ensino à distância que qualificava o professor leigo e melhorava o seu salário. Aliás, o ensino à distância foi muito atuante no Regime de Governo Militar no Brasil, tanto dando apoio e continuidade ao MOVIMENTO BRASILEIRO DE ALFABETIZAÇÃO que era oferecido pela Rádio Rural da Igreja Católica Apostólica Romana com o primordial objetivo em alfabetizar o adulto e o idoso da zona Rural, como em continuar os cursos de qualificação profissional do professor leigo, durante o período de férias escolares, que teve início, notadamente, na Presidência de Juscelino Kubitschek de Oliveira e no governo Estadual de Aluísio Alves.
A Ditadura Militar Brasileira desenvolveu muito as energias alternativas e continuou a eletrificação vinda da Cachoeira de Paulo Afonso em todo o Nordeste Brasileiro, clareando todo município e ampliando a industrialização. Assim, nesta gestão municipal, Jucurutu foi agraciado na zona rural com a energia bio djetora, vinda das fezes humanas e de animais. Muitos proprietários rurais foram beneficiados.   
AGENDA POPULACIONAL para o dia 20 de janeiro: _ Direito é uma ação que cada um tem o devido direito em receber ou realizar, por exemplo, um líder tem o direito em ser obedecido por seus colegas quando está substituindo seu professor! _"Por que?". _ Porque ele está realizando a boa ação e fazendo até o favor em ser responsável por seus colegas na ausência do mesmo! Outro exemplo: Um líder tem o devido direito em ser respeitado por todos que fazem a clientela escolar porque cada pessoa tem o dever de respeitar e o devido direito em ser respeitado!
www.blogeducacionalvocacionalblogspot.com
Planeta terra, 20 de janeiro de 2014.
ELEENETI PINHEIRO MEDEIROS DE ARAÚJO... HISTORIADORA UNIVERSAL!  
   

Nenhum comentário:

Postar um comentário