domingo, 19 de janeiro de 2014

665. HONESTIDADE PÚBLICA - Provas Reais - (HP -4). AP.

EXISTE MISTÉRIO NUMA DAS MAIORES HONESTIDADES PÚBLICAS DO MUNDO! (HP - 4).
PROVAS REAIS DA COMPETENTE ADMINISTRAÇÃO MUNICIPAL DE PACÍFICO.
Existem provas reais da competência executiva do Prefeito Municipal, Pacífico Medeiros Neto de Araújo, da Primeira Dama Eleeneti, modéstia à parte, nos sete vereadores eleitos, inclusive em Netinho que era de partido político adversário e em todo escalão hierárquico municipal, sobretudo no secretário Adonias que era chamado de Adu e, por incrível que pareça, até nos varredores de ruas que as varria todo dia, inclusive no domingo, após a feira semanal!
Canal de televisão e jornais regionais foram documentar de perto aquela melhor governabilidade através de escritos naquela época: 1. A República, Domingo, 22 de fevereiro de 1981. 2. Correio Municipalista em julho de 1981. 3. O Seridoense. 4. O Jornal dos Municípios. Outros não foram arquivados.
_ "1. A Permanente Construção do Futuro / O que Faz a Administração Pacífico de Medeiros - A Cidade e seu Lazer!". 
_ "Nascida São Miguel de Jucurutu, já em 1874, a população se mostrava economicamente independente do Caicó, Augusto Severo e Santana do Matos, de onde se desmembrou posteriormente, o município. Fabricava então borracha de maniçoba e alternava a cultura do algodão com a criação de gado".
_ "Hoje Jucurutu é uma das afirmações do Seridó, posicionando-se  como polo colonizador da região do João do Vale, uma das mais ricas deste estado".
_ "O prefeito PACÍFICO MEDEIROS NETO DE ARAÚJO tem consciência do grande papel  que seu município vai representar para o futuro daquela área. E desde já cimenta estruturas bacilares para o desenvolvimento da comunidade".
_ "AÇÃO EXECUTIVA: Expandindo a educação construiu 09 escolas de primeiro grau distribuídas por Pedra Ferrada, Lagoa, Loca, São Brás, São Luís, Santa Rita, Pocinhos, Pau Ferrado e Saco Grande, além da Escola Newman Queiroz de primeiro e segundo graus na sede do município".
Em Jucurutu há programa de Orientação e promoção do menor, em convênio com à Secretaria de Trabalho, assistindo a 150 crianças. Há em funcionamento 17 escolas Estaduais e 35 municipais".
Vale salientar que todas elas foram devidamente restauradas e pintadas. Em algumas, o prefeito fez um pequenino apartamento para o professor que quisesse hospedar-se ou morar nele.
_ "A assistência médica e sanitária é assegurada através de: Hospital, Maternidade, Centro de Saúde na zona rural. A prefeitura municipal fez doação de terreno ao INAMPS para a construção de uma Unidade de Saúde".
Vale salientar que durante o governo estadual do Dr. Lavoisier Maia, médico mui competente, foram construídos Postos de Saúde em todo este estado, tanto na sede municipal como na zona rural, inclusive em Jucurutu. Ao mesmo tempo, nomeou funcionários públicos estaduais para ocuparem os seus devidos cargos e serviço prestado em cada localidade.
_ "O prefeito Pacífico estendeu a eletrificação aos Distritos de Boi Selado e Janúncio Afonso, além de uma terceira eletrificação pela Mineração Sertaneja. A administração Pacífico Medeiros melhora a rede viária; construiu 400 casas populares para famílias carentes, ampliou a rede de abastecimento de água em 12 ruas; a prefeitura adquiriu imóvel para o Escritório da EMATER, implantou Mercados, Matadouros na cidade municipal e nos Distritos de Boi Selado e Janúncio Afonso".     
Vale salientar que esse prefeito mudou toda rede elétrica de iluminação pública por lâmpadas de mercúrio o que tornou toda a cidade muita clara. Cobriu com cimento armado muitos esgotos abertos em plena cidade, mas ainda hoje existem alguns descobertos. Fez saneamento na rede de esgoto. No outro dia após a sua posse, mandou colocar resíduo de óleo diesel em todo foco de muriçocas existentes na cidade e na zona rural. O povo aliviado dormia tranquilo sem ser incomodado pelos terríveis insetos transmissores de tantas doenças! 
Vale ainda salientar que a prefeitura, em convênio com o governo federal, estadual e o Exército Nacional Brasileiro, deu terrenos para a construção da casa própria, fez a reforma agrária na Serra do João do Vale, vendeu Casas Populares "à preço de bolo": R$ 10,00 no pagamento mensal da prestação, ajudou na reforma de 500 casas, tanto na construção de vaso sanitário de louça e banheiro dentro de casa, como também na construção de muro de quintal de alvenaria. Naquela época os sanitários eram construídos de barro ou de cimento, sem fossa, do lado de fora de casa. As aves domésticas e alguns animais comiam logo as fezes. O quintal era feito de faxina de vara. 
Graças a DEUS e a Ditadura Militar que reinou no Brasil de 1964 a 1984, tudo isto foi feito por seu intermédio governamental, inclusive a construção de casas de alvenaria em todo o Brasil em lugar dos casebres e barracos de taipa. Uma das maiores competências da mesma Ditadura Militar foi a fabricação de grandes filtros de água com 04 velas em todo o Brasil. E Jucurutu foi também agraciado por esses benefícios, inclusive com vários cursos profissionalizantes de mão de obra qualificada à população analfabeta ou não: pedreiro, encanador, eletricista e outros artesanais como o feitio de redes de dormir com lindas varandas. A amiga Zezinha e Nénige são grandes artesãs. Maria de Fátima Menezes e outros jucurutuenses se tornaram industriais e grandes comerciantes em Jucurutu e noutros municípios. 
Após o curso, o governo federal, municipal e estadual dava, em parceria, todo material e os aprendizes construíam e reconstruíam suas casas em mutirão! Foi o maior governo brasileiro de todos os tempos que em muito combateu a inflação com grandes mercados (naquela época não existia ainda super mercados) e mandando caminhões baús vender mercadoria "à troco de bolo" em toda cidade do Brasil! O melhor de tudo era a fabricação de medicamentos através da Central de Medicamentos que dava os mesmos a todo paciente que se consultava na rede pública municipal de todo o Brasil. Pacífico tinha muitos amigos farmacêuticos que lhe dava amostra de medicamentos. O resultado foi fantástico: quase nenhum jucurutuense comprava o caro remédio! Ivanilda, colega da educação, fez um merecido elogio: _ "Graças a DEUS... A Ditadura Militar Brasileira e o nosso competente prefeito Pacífico está fazendo prodígios! O nosso dinheiro rende! Agora mesmo me consultei e recebi todo medicamento do poder público! Também pudera, se não fosse assim teria comprado tudo fiado na farmácia! Quando a gente recebe o salário mensal só dar para pagar o que deve!". 
_ "A VIDA EM JUCURUTU: Plantada às margens do Rio Piranhas, Jucurutu é um permanente convite ao lazer. As praias improvisadas para onde a população aflui aos domingos, a pesca e a caça, constituem atrações permanentes. Existem clubes de grande animação como a Associação do Banco do Brasil e Associação Cultural Educacional Jucurutuense, Banco do Brasil e o Banorte movimentam a riqueza da terra".
Vale salientar que o mesmo prefeito fez voltar a funcionar a Associação Jucurutuense e fez o que pode na Fundação da Associação do Banco do Brasil. Trouxe o Banorte e o Banco do Brasil e foi responsável pela construção de sua sede. A água do Rio Piranhas é doce e potável, semelhante a água límpida e transparente de Natal que é classificada a melhor água potável do mundo! No Rio Piranhas alguns inteligentes e dispostos vivem bem economicamente sem nenhuma profissionalização regularizada, da pesca do Pitu, um pescado semelhante a lagosta até no tamanho e do camarão, que são ótimos aperitivos para o lazer. _ "Quem vem à Jucurutu tem que saborear o Pitu e a afamada panelada!".
As frutas abundantes são vendidas todo dia de casa em casa em carroça manual. O caju e a castanha são produzidos abundantemente em todo município, especialmente na fértil Serra do João do Vale que também produz muito mel de abelha e até "Mel de Furo" e de engenho. Assim, a grande população produz e vive bem alimentada, sem contar com as queijeiras que produz queijo de coalho e de manteiga e a famosa manteiga da terra cujas donas de casa fazem uma gostosa farofa de água, manteiga e cebola que "dar água na boca" saboreá-la! Depois dessa mistura ser esquentada, é mexida com farinha de mandioca, de mesa ou comum, como é chamada. 
Um dos maiores exemplos de profissionais informais e de reciclagem se encontra em "Lua" que assim foi chamado por ter "a cara redonda igual a lua cheia!". Naquele tempo ele já era "moleque de recado", cabeceiro e já fazia reciclagem de saco vazio, casco de garrafa e outras coisas que se colocava no lixo. Isto ele fez desde pequeno: _ "Deus me livre de pedir esmolas! Graças a DEUS eu sou bastante inteligente para me manter com minha família dessas reciclagens!". Assim, vivem muitos na face da terra que são educados do berço e de maneira vocacional informal satisfatória, mesmo sem ser alfabetizado, longe das drogas e do mau comportamento que fere sentimentos de quem é um cidadão de bens, vive "da família para o trabalho" e merece viver em paz.
_ "Jucurutu dista 204 quilômetros da capital do Estado do Rio Grande do Norte e situa-se a 70 metros acima do nível do mar!".
Jucurutu, 16 de maio de 1983.
AGENDA POPULACIONAL para o dia 19 de janeiro _ DIREITOS DO LÍDER ESTUDANTIL: Ser obedecido por seus colegas, realizar campanhas, coordenar trabalhos estudantis, fundar clubes, organizar festas, realizar reuniões, coordenar campeonatos esportivos, organizar filas, ser respeitado por todos!
Escola Estadual João Tibúrcio - Natal - RN / 1991.
www.blogeducacionalvocacionalblogspot.com
Planeta terra, 19 de janeiro de 2014.
ELEENETI PINHEIRO MEDEIROS DE ARAÚJO... HISTORIADORA UNIVERSAL. 


Nenhum comentário:

Postar um comentário