terça-feira, 28 de junho de 2011

70. O LUGAR ONDE MORO

Aluno: Renato Regis Pinheiro Medeiros de Araújo
8º. Ano 02.
Escola Estadual Joaquim José de Medeiros
Trabalho de Português - professora Ellis Betânia  (classificado em 1º. Lugar à nível nacional pelo Projeto de Ciência e Tecnologia).
Cruzeta, 05 de maio de 2009.
O LUGAR ONDE MORO
(Foi retirada a fotografia da capa nessa postagem).
Moro numa fazenda com meus pais, meu irmão e minha avó. 
Gosto muito de morar no campo porque vivo em liberdade e respiro um ar puro e saudável. As árvores silvestres, sobretudo cactos como xiquexique e outros, servem de ração animal na época da "seca" nesse sertão seridoense do nordeste brasileiro. Pela manhã acordo com canto o dos pássaros. Logo me levanto e viajo para Cruzeta no carro do estudante. Ney sempre vai comigo. Faço um apelo ao prefeito municipal para fazer pontes nos rios e nos riachos como também passagem molhada na sangria dos açudes e atoleiro para todo motorista fazer o trajeto com tranquilidade e os estudantes rurais terem acesso ao estudo na cidade sem nunca perder um só dia de aula. Mesmo com esse sacrifício gosto muito de estudar e me esforço muito para ter um futuro brilhante em minha vida. Sonho em ser arquiteto.
Este belo lugar foi de uma capitania hereditária do ano de 1600 quando dois irmãos nobres do Império Português foram capitães mor. Casaram com duas irmãs índias. Um fixou residência em Cruzeta e o outro na Paraíba.
Estas fotos (foram retiradas nessa postagem) são de meus trisavôs paternos: Joaquim da Virgem Pereira de Araújo e Cipriana Bezerra de Araújo, ele, descendente desse capitão mor, nasceu em Acari e tem suas características de fidalgo alto de olhos azuis. Ela, parenta próxima do Coronel José Bezerra, fundador de Currais Novos, tem características indígenas: cabelos lisos, grossos e pretos; sobrancelhas grossas e fechadas; olhos pretos e estatura pequena.
Joaquim herdou esse quinhão de terra de seu pai Félix de Araújo Pereira. Deve ser considerado um dos fundadores de Cruzeta porque deu o nome a esse município e fixou residência nele no ano de 1908 quando construiu a casa da fazenda Cauassu. O nome da cidade de Cruzeta foi dado por causa do cruzamento dos três rios: Quimporó, Riacho do Meio e Salgado. Alguns banham suas terras e parte foi destinada para a construção e bacia hidráulica do açude de Cruzeta que abastece essa cidade. (A foto foi retirada nessa postagem).
Joaquim casou duas vezes. A segunda vez veio morar com sua esposa Cipriana nessa casa da fazenda Cauassu no ano que foi construída. Miguel e seus 04 irmãos: Félix, Josefa, Sérvulo e Elza  nasceu em Cruzeta. Miguel foi vice prefeito e vereador em Cruzeta, Félix foi vereador e Sérvulo foi o primeiro prefeito interino em Cruzeta. Formou-se em direito civil e estudou no Rio de Janeiro, Recife e em Florianópolis. Foi Delegado da Ordem Social dos Advogados em Natal. Ele e toda a sua família também se dedicaram a política. Pacífico Medeiros Neto de Araújo, filho de Miguel e Ana Medeiros de Araújo nasceu em Cruzeta, na casa onde hoje é a prefeitura municipal desse município e foi prefeito municipal de Jucurutu no período da gestão municipal de 1977 a 1983. Raimundo Nonato, irmão de Miguel, foi prefeito municipal em Florânia. Cypriano Pinheiro Medeiros de Araújo, neto de Miguel e de sua irmã Josefa, foi eleito vereador da Câmara Municipal em outubro de 2008.
Origem:  o nome do lugar onde moro foi dado em homenagem a Cipriana, esposa de Joaquim que morreu no ano de 1932 e ela, no ano de 1933. Deixou herança para seus filhos que fixaram residência em suas fazendas. Josefa casou com o agresteiro: Francisco Pinheiro Borges e foi morar na fazenda Bom Destino - Lagos de Velhos.
Francisco Raymundo de Araújo, irmão de Joaquim, foi considerado Sábio Empírico por ter selecionado a semente do algodão mocó, a fibra de ouro, a melhor fibra de algodão do mundo. Joaquim o exportava para o Porto Fluvial de Liverpool, na Inglaterra. Seu filho Raimundo Nonato Pereira foi morar lá para fazer o intercâmbio cultural com diplomacia. Foi intérprete da língua inglesa no Aeroporto Augusto Severo em Natal na década de 40 do século XX.
Na fazenda Cauassu foi um grande industrial numa caldeira a vapor que descaroçava e prensava o algodão. Foi um grande comerciante em Natal, Recife, Rio de Janeiro e Liverpool. No açude do Cauassu que foi construído em 1913 e é vizinho a fazenda onde moro, existe um cardume variado que garante uma renda anual aos seus herdeiros. Alguns ainda preferem morar no campo e vivem da agra pecuária.
Fico muito feliz em fazer esse trabalho graças a minha bisavó Josefa e sua cunhada Anália Bezerra de Araújo que contavam história de nossa família de geração a geração. Deixaram muito escrito e hoje tenho a graça divina de está fazendo esse trabalho de português com detalhes.
O nosso animal de estimação é Madona e Ralfe da raça Pastora Alemão e Poldro: pequeno e peludo. É uma graça vê-los no dia-a dia e dar a sua comida. No computador gosto de fazer meus trabalhos escolares e jogar.
Agradeço a DEUS o dom gratuito da vida, a família onde nasci e estou me criando e o lugar sossegado onde moro. Cruzeta, 05 de maio de 2008. Renato.
Complemento: Renato, mesmo estudando na escola pública, foi classificado nos primeiros lugares com outros colegas, a nível nacional. Em 2008, recebeu 02 classificações de honra ao mérito e, em 2009, recebeu 05 certificados, inclusive por seu bom comportamento e melhores notas escolares. Em 2010, foi aprovado com outros colegas, no Concurso do Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia sediado em Caicó onde estuda atualmente. Isto, sem apadrinhamento de ninguém, e sim, por seu próprio mérito.
A Escola Estadual Joaquim José de Medeiros tem a graça divina de lecionar bem. Foi agraciada com prêmio de melhor gestão escolar por várias vezes com prêmio de viagem ao exterior. Todos os anos alguns alunos são aprovados no vestibular e já teve mais de 10 aprovações num só vestibular. A grande maioria dos professores têm curso superior e, até de mestrado.
A Banda Filarmônica XXIV de Outubro que é regida pelo Maestro Bembém já foi classificada como uma das melhores a nível nacional e já tocou para o ex-presidente Luís Inácio Lula da Silva.
O concurso anual das quadrilhas estilistas acontece há várias anos e já foi classificada nos primeiros lugares no Nordeste Brasileiro.
Cruzeta é uma bela cidade muito receptiva onde todos estão voltados ao bom comportamento. Quase nunca acontece crime nem assalto, graças a DEUS e ao seu povo que gosta de viver de maneira pacífica como aconteceu na sua emancipação política como diz o DVD: Cruzeta foi fundada por encanto, sem trégua nem guerra! Seu fundador Joaquim José de Medeiros e Joaquim da Virgem e sua família foram grandes pacificadores que resolviam todo e qualquer problema.
Conclui-se que, quem é estudioso e bem comportado, tanto faz estudar na escola privada ou pública. O que mais faz o bom comportamento escolar e no trabalho é a conscientização universal de que o silêncio é indispensável na sala de aula, no trabalho e até no lugar de lazer e na família para só ecoar a voz do emissor ou do receptor na hora precisa e exata, o estudante nunca faltar um só dia letivo, fazer todas as atividades escolares e pesquisar na biblioteca e em todo e qualquer lugar.
Este bom exemplo estudantil serve para todo governo e autoridade deixar de discriminar o estudante da escola privada e o rico que paga seus estudos e ter fim exceção de vagas garantidas para alunos da escola pública e deficientes. Cada um deve se esforçar e ser aclamado e homenageado por seus próprios esforços e conquista pessoal. Este sim, é quem garante o bom profissional e governo do futuro!
Por outro lado, há necessidade de nunca faltar um só profissional em seu campo de trabalho, sobretudo o professor, os que fazem a saúde e a segurança. Eis o dever universal de, cada governo, decretar uma única isonomia salarial, desde a governabilidade até a mão de obra qualificada ou não, em todo o escalão hierárquico de todo órgão e instituição. Todo candidato ao concurso, deverá ficar ciente de quanto vai ganhar se for aprovado e deve assinar um termo de compromisso sem direito de greve. Todo aquele que se ausentar do trabalho ou cometer falta grave, deverá ser demitido sem direito a indenização. Todo corrupto deve ter os direitos políticos cassados em caráter vitalício. 
Na esfera mundial, existem grandes exemplos de cidadãos que estudaram na escola pública e se fizeram no mais alto escalão de status social por seus próprios méritos, tal qual o senador e Ministro da Previdência Social: Garibaldi Alves Filho e muitos outros. Francisco Pinheiro Borges começou tangendo burro mulo e terminou um grande latifundiário. Cursou apenas o 2º. Ano primário daquela época de 1900 e deve ser considerado um dos maiores administradores rurais do mundo! Foi um dos maiores pedagogos leigos do mundo que conseguiu com Josefa Bezerra Borges criar sua família numerosa ameaçando com uma chibata de 04 pernas de couro cru, através da conversa amiga e do trabalho em mutirão. O que mais proporciona o bom comportamento é cada um se ocupar com alguma coisa útil e, nunca ficar sem fazer nada ou jogando o dia todo e se viciando ou sendo preguiçoso à ponto de não querer sequer arrumar o leito onde dormiu nem desarmar a rede.
Logo mais será publicada obras literárias que narram histórias reais dessa e de outras famílias que servirá de bom exemplo para toda a humanidade. Aliás, a história de Félix de Araújo Pereira faz parte da literatura de vários escritores potiguares, como também são chamados quem nasce no Rio Grande do Norte. Este nome é dado em homenagem aos índios potiguares que moravam nesse estado.
Planeta Terra, 28 de junho de 2011.
ELEENETI PINHEIRO MEDEIROS DE ARAÚJO que muito admira quem é bem comportado e estudioso ou trabalhador.


Nenhum comentário:

Postar um comentário