A marcação de quadrilha junina é feita por um animado dançarino que faz parte dessa dança folclórica. Uma quantidade exata de pares de casal: um homem e uma mulher formam duas grandes fileiras de frente uma para outra na distância razoável que der para dançar todos os passos da mesma.
_ Atenção, pessoal, vamos iniciar a marcação da quadrilha junina desse arraial! Anavan! Anarriê! Outrevoir, isto é, dançando de braços dados, as duas fileiras dançam e se cumprimentam no meio da grande ala. Voltam à fileira inicial.
_ Balancê! Balancê! outra vez! Outrevoir! Deem as mãos e abram a grande roda na grande ciranda da vida! Balancê! Outra vez! Viva os noivos! Viva os pais dos noivos! Viva os dançarinos matutos! Viva o pessoal que está assistindo essa animada quadrilha! Viva! Viva! Viva!
_ Cuidado pra ninguém "queimar a quadrilha", isto é, acertar todos os passos e nunca errar!
_ Agora vamos ao X de pares. Começa pelos pares das 04 pontas das duas fileiras de dançarinos. Trocam de lugar dançando e fazendo um X no meio das duas fileiras. Balancê, isto é, cada par dança girando em torno de si mesmo. Balancê! Já! Agora os últimos pares que faltam! Balancê! Balancê! Já!
_ Agora, de mãos dadas abram novamente a grande ciranda da vida, a grande roda. Soltem as mãos e cada mulher fique em frente de seu homem. É a roda do sangês! Cada vez que se gritar: sangês, cada casal une as mãos no alto da cabeça dança girando. O homem une as suas mãos com a mulher que estiver em sua frente até encontrar a sua. Todos continuam dançando nessa grande roda. Atenção! Agora! Já! Sangês! Sangês! Sangês! Marca esse passo até cada par de dançarino se encontrar.
_ Vamos fazer um grande túnel e erguer as mãos para o alto! Cada par de dançarino entra pelo túnel à dentro até o último par! Quando se gritar: olha a chuva! Todos voltam pelo túnel em sentido contrário! É mentira! Dão meia volta e continuam pelo túnel! Isto, todos dançando sem para ao som do animado fole ou som musical!
_ Graças a DEUS todos saíram do túnel sã e salvo! Voltem a formar as duas fileiras do início dessa quadrilha de mãos dadas e sempre dançando! Balancê! Já! Outrevoir! Balancê! Cumprimento de damas! Agora os cavalheiros se cumprimentam, isto é, vão dançando até o meio das filas e se cumprimentam! Os pares de dançarinos matutos também! Balancê! Balancê! Seus lugares! Balancê! Já! outra vez!
_ Agora terminou a marcação da quadrilha junina. Que esta brincadeira seja feita em todo estabelecimento de ensino, presídio, repartições e em todo lugar do mundo, pessoal! É bom demais! É muito divertida! Que as comidas típicas juninas e o churrasco seja de preço baixo para se cumprir o princípio da economia: quanto mais houver oferta com preço baixo maior será a procura e o consumo do produto! Que o copo de suco e a xícara de café sejam vendidos por vinte centavos para todos participarem e se divertirem, deixando até de jantar em casa para saborear as comidas típicas juninas onde as de milho são saborosas e variadas no principal cardápio desta grande festa popular folclórica que está tomando conta do mundo num divertimento sadio e apreciado por todos!
Todo mundo deve participar comendo e bebendo sem exagero para ter fim a obesidade, a embriaguez que pode ocasionar conflito e briga, a diabetes e toda doença do guloso!
O bolo preto é gostoso demais! O grude também! Mas é bem melhor saborear o churrasco com erva mate que é a comida típica do gaúcho brasileiro e só se vê pela televisão gente magra e bonita! É o gostoso chimarrão gaúcho que deve ser preferido por todos ou o uso de chá de hortelã, manjericão ou outros que evitam ressacas.
Planeta Terra, 10 de junho de 2011.
ELEENETI PINHEIRO MEDEIROS DE ARAÚJO... animadora número um de todos que querem gozar um dia de repouso semanal saudável!
Nenhum comentário:
Postar um comentário