quinta-feira, 2 de junho de 2011

47. É PRECISO DOMINAR-SE

É preciso dominar-se no sentido amplo da palavra para impor limites à si mesmo e se comportar bem, inclusive em relação a quantidade e qualidade de alimentos que come todo dia e, nunca exceder ao come e bebe exagerado e, sim, procurar se alimentar tão somente na hora precisa e exata com uma quantidade de nutri entes necessários a cada organismo corporal.
_ Em caso de complemento alimentar o nutricionista sabe muito bem dosar o peso adequado em sua alimentação diária.
_ Existe complemento nutritivo alimentar diet e light e todos devem impor limites à si próprio para evitar ocasionar doenças e mortes, como também a feia obesidade que deforma o belo corpo de todo e qualquer guloso que não se domina e come em excesso.
A dona de casa que preferir temperar com tempero completo pastoso ou em tablete nunca deve temperar a comida com o tradicional alho pisado ou machucado, vinagre e sal porque eles já contém esses ingredientes. Por isto a bula e os ingredientes de toda e qualquer comida deve ser lida e seguida com atenção e cuidado.para evitar que a comida fique desagradável ao paladar e ofensiva pelo excesso de tempero ou condimento usado.
Por outro lado, quem usar kechup, molho inglês ou com pimenta e outro qualquer deve conservá-lo na geladeira depois de aberto e medir numa colherzinha para o excesso nunca prejudicar à sua saúde. 
Todo enlatado deveria ter lei obrigatória para sair do mercado e ser substituído por vidro, caixa de papelão,  plástico resistente ou outro material a tóxico inofensivo para evitar contaminar doença pelo enlatado que foi aberto e passa muitos dias na geladeira, onde, por certo a lata oxida e envenena o produto alimentício. O ideal seria comprar esses produtos nos pequenos pacotes já existentes na medida exata de seu uso individual para ser deglutido numa refeição, de modo especial o adoçante. Dizem que seu uso em excesso ofende muito mais de que o consumo do açúcar comum.
Segundo ensinamentos preciosos de Gislane que costuma fazer palestras comunitárias, quem deve priorizar a educação é a própria família com a presença periódica e constante dos pais em relação aos seus filhos e, a professora em relação ao educando. Devem observar e saber o que ele faz dentro e fora de casa, perceber quando chega cabisbaixo ou amedrontado "porque sente culpa em ter aprontado algo que não é correto" ou se apresenta com os olhos vermelhos como se tivesse drogado.
_ A prioridade da educação deve começar de casa, diz esta cidadã e muitos outros que foram bem criados sob a mira dos pais que os ameaçava, eles temiam e obedeciam bem direitinho na sua frente e na sua ausência. Muitos dão graças a DEUS por ter sido assim criado e continuam criando seus filhos naquele mesmo regime tradicional autoritário, mas compensador e gratificante!
_ Francisco Pinheiro Borges e muitos outros conseguiram criar bem seus filhos apenas mostrando a chibata de 04 pernas retorcida, feita de couro crua, sua esposa e babá amedrontando apenas com um alerta: se continuar teimando eu vou enredar ao seu pai! Eles obedeciam na hora!
_ Existe o dom divino do Espírito Santo para que todos temam à DEUS, aos pais e superiores na família e na sociedade como um todo, de modo especial na escola, no lazer e em todo lugar para se cumprir a lei que proíbe os pais bater e surrar seus filhos.
_ Isto é algo possível. Eis porque todos devem obedecer em casa e na escola e tratar com todo respeito o professor e ele deixar de ser ultrajado e violentado.
_ No ano de 1965, Aluísio Alves era governador deste estado brasileiro e promoveu cursos de aperfeiçoamento e de qualificação do professor onde foi ensinado canções para enriquecer no ensino aprendizagem.
Minha Escola é meu Amor!
Eu deixei em casa lá / Onde estão os meus paisinhos / Para vir aqui brincar / Com meus bons companheirinhos!
Refrão: Trá, lá, lá, trá, lá, lá. À correr alegre eu vou! Trá, lá, lá, trá, lá, lá! Minha escola é meu amor! (Bis).
Sinto que o meu coração / Salta e pula de alegria / Ao ouvir esta canção / Quando a todos dou bom dia!
Refrão.
Trepei na Goiabeira.
Trepei na goiabeira, fiz uma gangorra / Num galho bem roliço pra me balançar / E quando me chamarem para a refeição / Diz que já vou, trá, lá, lá, lá, lá! Diz que já vou, trá, lá, lá, lá, lá!      
Tanto a mãe que acostuma a criançada a brincar de roda na calçada da sua casa ou no parque e na festa infantil, quanto a professora em sala de aula lembra a criançada: _ nem tudo que é dito ou se canta pode ser feito! É preciso dominar-se, ir para a escola devagar até porque, "quem corre cansa e quem anda alcança!" para evitar cair, se machucar e não chegar cansado nem suado em lugar algum!
É preciso dominar-se para nunca trepar nas fruteiras nem em muros nem em lugar algum para evitar cair e nunca quebrar os ossos! A indústria já fabrica balanço e gangorra e não há necessidade de trepar para se balançar! Quando chamarem para a refeição, para sair e ir para a escola ou para outro qualquer lugar é preciso dominar-se para deixar o que está fazendo e ir logo atender ao chamado, evitando o estresse ou aborrecer alguém que cuida bem da criançada e merece ser logo atendida para nunca ser vítima de gritos nem tampouco de violência!
Estas canções tem como objetivo promover a socialização da criança e desenvolver a coordenação motora e dramatização ou coreografia com gestos significativos que expressam aquilo que diz a canção, mas é preciso dominar-se na prática do bom hábito em só fazer o que for certo e nunca cometer erro que possam se expor ao perigo.
Planeta Terra, 02 de junho de 2011.
ELEENETI PINHEIRO MEDEIROS DE ARAÚJO, professora em orientação educacional vocacional ao seu dispor!


Nenhum comentário:

Postar um comentário