sexta-feira, 3 de junho de 2011

48. MÊS DE JUNHO

O mês de junho é o mês anual "mais animado do mundo" porque nele se comemora as tradicionais festas juninas religiosas e folclóricas como a marcação da quadrilha matuta que empolga multidão "ao balançar o esqueleto" e, cada casal abraçado ou de frente um para o outro "dar passos" numa animada dança que empolga corações ao som das marchinhas juninas que foram muito tocadas por João Batista Pinheiro Borges, José seu filho, Jodelci seu neto, Luís Gonzaga que foi considerado o rei do baião e muitos outros que deslizam seus dedos em instrumentos musicais e animam em todo lugar ambiental.
João Batista Pinheiro Borges fixou morada nas Queimadas - Lagoa de Velhos - Rio Grande do Norte - Brasil. Ele nasceu no dia 23 de junho do século XIX e viveu 83 anos com uma alegria infinda peculiar dos verdadeiros filhos de DEUS e artista nato que deslizava seus dedos na sua imponente rabeca, um instrumento tipo o violino. Comemorou muito o seu aniversário natalício em sua casa de fazenda, marcando a animada quadrilha junina no alpendre e nos grandes terreiros limpos e bem varridos com "vassourinha", uma planta nativa silvestre própria para fazer este serviço caseiro.
A sua família "comparecia em peso!". Era uma noite muito feliz onde a fogueira era acesa e os primos atenciosos e compenetrados acendiam "as estrelinhas" no escuro para vê-las piscar ou soltavam o "mijão" e alertavam: _ levante as pernas, pessoal, lá vai o mijão! Todo mundo rindo e achando graça trepava as pernas ou saía apressado de um lugar para outro, reclamando.
A quadrilha junina é uma dança folclórica típica caipira e matuta que veio de Portugal na época do império português no Brasil. Ela é formada por pares de dançarinos matutos onde cada casal se traja de maneira típica tradicional: o homem se veste com calças compridas remendadas e com camisa de mangas compridas com a gravata dada nó no pescoço. Isto, porque antigamente todo homem se trajava de terno completo com paletó e gravata e andava remendado, _"porque trabalho feito burro e dou de tudo a minha família!". As mulheres se enfeitavam com jóias e bijuterias e se trajavam com vestidos longos rodado de saia "godê" buraco toda enfeitada de babado, renda e bico de almofada para ninguém ver as "batatas das pernas" nem saber se eram finas ou grossas. Quem tinha as pernas finas era trabalhadora e disposta. Quem tinha as pernas grossas era ociosa e preguiçosa. Recitavam até quadras: 
Eu sou pequena 
Das pernas grossas
Vestido curto
Papai não gosta!
Fui à cozinha
Comer biscoito!
Papai me viu 
E teve desgosto!
Fui à cozinha
Comer salada!
Mamãe me viu 
E me deu uma palmada!
Isto, porque antigamente só se alimentava na hora exata, todos sentados à mesa em silêncio para ouvir os conselhos dos pais que eram feitos na hora das refeições quando todo mundo se reunia para saborear as refeições: _ todo mundo cuide de chegar para comer na hora exata "para não passar por debaixo da mesa", isto é, ficar sem comer! 
Era assim mesmo! Seguiam a determinação de DEUS na sua misteriosa criação: _"o homem foi feito para administrar seu trabalho ou trabalhar para o sustento de sua família; a mulher foi feita para administrar sua família e sua casa e fazer os afazeres domésticos.       
Um desafio é dado para toda a humanidade terrestre não acender fogueira neste mês de junho em favor do Ano Internacional das Florestas para toda ela ser conservada intacta sem poluição e para o ar atmosférico ser despoluído da fumaça das fogueiras que costumam ser acesas neste mês do ano.
Procurem se diverti dançando a quadrilha junina ou dançando à valer sem soltar fogos que pode poluir o ar atmosférico e pode ocasionar acidentes e, sem soltar balão! A própria televisão está alertando: _"não solte balão! Soltar balão é crime!". Evite incendiar florestas e ocasionar acidentes! Os fogos de artifício podem ocasionar acidentes e desastres. Num dos folhetos informativos da UNIMED foi dito que é durante este mês que os hospitais mais atendem acidentados e, muitos deles, são ocasionados pelo mau uso dos fogos de artifício que também podem ocasionar incêndios florestais.
Outro desafio é dado para nunca se exceder no come e bebe exagerado durante este mês festivo para todo obeso se consultar ao médico, fazer sua dieta alimentar e gozar de plena saúde e felicidade perene! O refrigerante em excesso altera as taxas sanguíneas e a cachaça embriaga. A embriaguez é o pior vilão do crime e do conflito familiar e social em todo o mundo! Ela deve ser evitada por todos, especialmente pelos motoristas para ter fim acidentes e desastres por "este mundo à fora de meu DEUS!".
Planeta Terra, 03 de junho de 2011.
ELEENETI PINHEIRO MEDEIROS DE ARAÚJO, a animada professora que deseja muita saúde e paz a todos os matutos juninos e ao povo que participam ou não dos folguedos deste animado mês.   

Nenhum comentário:

Postar um comentário