quinta-feira, 16 de junho de 2011

57. DISTRIBUIÇÃO DAS PROFISSÕES

O Programa Nacional de Assistência à Educação aborda, de maneira detalhada, a distribuição das profissões em três áreas de ensino aprendizagem específica: biomédica, ciências e tecnologia e ciências humanas, sociais,  letras e artes. 
A Área biomédica abrange as profissões que estão ligadas a esse ramo da educação física, farmácia, enfermagem e outras que tratam o corpo humano como um todo em seu funcionamento biológico de todos os seus órgãos funcionais e possíveis tratamento clínico e hospitalar.
A educação física é ministrada pelo professor de educação física que organiza, dirige e promove o desenvolvimento do ser humano. Requer raciocínio, memória, atenção, espírito de iniciativa, organização, liderança, liderança, sociabilidade, dinamismo, boa saúde e coordenação motora. Faz suar e requer um banho após a sua prática. O exercício profissional é amplo e acontece em estabelecimentos de ensino cuja lei tornou esta disciplina obrigatória no currículo escolar, clubes, lazer, academias de ginástica, parques, clínica de reabilitação e outros lugares que se destinam à esse tipo de ensino. Atualmente, governos de muitos países, inclusive no Brasil,  estão oferecendo a ginástica ou educação física nas praças públicas ao amanhecer do dia ou lugar apropriado para a caminhada diária, visando saúde e bem estar à sua população. A Yoga é uma atividade física que promove a cura de doença na sua prática. É acompanhada de medicamento para o fim de vícios e maus instintos. Deveria ser obrigatória em todo presídio e nas escolas onde a clientela é mal comportada.
A Yoga, o ciclismo, a caminhada e a natação são as melhores modalidades de educação física que têm todo poder de fazer curas fisiológicas e comportamentais no ser humano porque trabalham com todos os membros do corpo, inclusive com a mente que pode ser recuperada com essa modalidade de física em seus neurônios perdidos. O silêncio e a concentração são indispensáveis em sua prática. Ao contrário, a educação física violenta, brusca e de correria como o futebol, o basquete, o judô, o caratê e outras, além de ser perigosas faz atletas e público se exporem a brigas, perseguição, balas perdidas e mortes. Fica muito difícil controlar uma turma de alunos que costumam jogar bola e correr na hora do recreio. A fedentina do suor dar dó e piedade, sem contar com a intriga e perseguição que acontece de turma contra outra do lado de fora da escola, na parada de ônibus coletivo e até na vizinhança da moradia domiciliar.
A Enfermagem é uma profissão que é exercida pelo enfermeiro. Ele cuida do doente hospitalar e em casa e faz a transmissão do estado do paciente para o médico, funcionando como se fosse um porta voz entre eles com a devida informação. É uma profissão que requer muita doação e boa vontade para dar plantão e trabalhar horas seguidas fora da família ou cuidando do paciente em sua residência domiciliar ou no hospital onde fica interno por vários dias de doença e convalescença. Nas grandes cidades há cerca de dez médicos para uma enfermeira de curso médio. Poucas cursam a universidade. Os requisitos necessários são: raciocínio, memória, atenção, meticulosidade, paciência e perseverança. Requer gosto pelas atividades de caráter assistencial, social e humano.
Farmácia é uma profissão exercida pelo farmacêutico que é responsável pela especialização em controle e análise de medicamento. Seu campo profissional é feito em farmácias, indústria farmacêutica, alimentícia,  dietética e de cosmético. Os requisitos necessários são: interesse por atividades científicas e de laboratório. Aptidão numérica para peso e dosagens. Atenção, meticulosidade, persistência e perfeccionismo.
Logopedia é o tratamento dos distúrbios da voz e da linguagem. Seu exercício profissional se realiza em hospitais, centros de reabilitação de distúrbios da comunicação, consultórios particulares e estabelecimentos de ensino.Os requisitos necessários são: perseverança, sociabilidade, poder de persuasão, paciência, iniciativa, boa audição e dicção. É um curso recente onde falta profissionais e área de trabalho profissional. 
Nutrição é a profissão do nutricionista que planeja organiza e supervisiona a alimentação e previne doenças. O exercício profissional é feito em creches, hospitais, postos de puericultura, estabelecimentos de ensino, restaurantes, órgãos de controle de abastecimento e centro de pesquisa. Necessita de interesse por atividades sociais e humanas e por pesquisas científicas. Precisa de eficiência e imaginação no preparo de alimentos e soluções dietéticas. O nutricionista é muito procurado em empresas, hospitais e por toda a população.
Que este círculo da boa leitura seja feito por todos na família e na sociedade para cada educando saber bem escolher sua futura profissão e se engajar no mercado de trabalho de maneira consciente e eficaz e ter fim o arrependimento em ter estudado tanto ou ser aprovado num concurso alheatório ao seu bom viver e sonho realizado.
Bibliografia: Enciclopédia PRONAE - vários autores. Suplemento Vocacional. 
Planeta Terra, 16 de junho de 2011.
ELEENETI PINHEIRO MEDEIROS DE ARAÚJO ao inteiro dispor na educação vocacional do dia-a dia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário