sábado, 24 de maio de 2014

753. Um Merecido Transporte (Poesia). A Nossa Vida 70. Diário - O Poeta Fabião e Henrique Castriciano (Poesia). Processo Histórico (Silogismo). Copa. AP.

UM MERECIDO TRANSPORTE
ELEENETI PINHEIRO MEDEIROS DE ARAÚJO
Fazenda Lagoa, 15 de agosto de 1997.
I
Um merecido transporte
Muitos podem possuir!
Um carro bem conservado
E todo bem documentado!
II
Todos precisa querer
Que lhe sirva muito bem
No lazer familiar
E nos melhores negócios também!
III
Todo deve comprá-lo
Com o fruto de seu trabalho
Como fez PACÍFICO PINHEIRO
E muitos outros também!
IV
A marca pode ser antiga
Moderna ou tradicional!
O que importa na realidade
É seu estado de conservação!
V
Todos os técnicos de veículos
Deve ser honesto e pontual!
Cada seu proprietário
Deve entender o seu funcionamento!
VI
Toda a humanidade
Deve saber mensurar
O seu ganho mensal
Para nunca extrapolá-lo!
VII
Todos devem cumprir as leis de trânsito
Todas as outras também...
Para haver uma PAZ MUNDIAL
E todos viver muito bem!
A NOSSA VIDA fica muito feliz quando PACÍFICO PINHEIRO MEDEIROS DE ARAÚJO e muitos outros cidadãos souberam organizar-se e compraram seu primeiro veículo. Todos devem desenvolver a sua auto-estima e viver honradamente com sua família constituída, procurando galgar a sua classe social de maneira ponderada e com o digno trabalho. Pense nisto e sempre haja assim, humanidade terrestre!
A NOSSA VIDA documenta com toda dignidade humana um pouco do DIÁRIO DE FRANCISCO PINHEIRO BORGES escrito por seu filho: HAROLDO PINHEIRO BORGES na obra literária: Chicó Pinheiro para provar que ele e sua família pode ser considerada um dos melhores exemplos de vida em todo aspecto familiar e social em todo o mundo! 11 de setembro de 1967: _ Minha primeira visita a esta terra e a este povo no dia 31 de maio de 1914, vim conhecer as Queimadas. Hospedei-me na casa do capitão José Ferreira da Rocha e à noite fui a uma novena em casa de "sinhá" Zefinha onde conheci o poeta Fabião que tinha sido escravo juntamente com a esposa nesta Fazenda Queimadas, naquele tempo pertencente ao município de Santa Cruz, deste mesmo rico fazendeiro, um nome tão falado e conhecido naquela época neste Estado e no Brasil.
_ Conversa vai e conversa vem Fabião adiantou-me que era filho da Ribeira do Potengi. O seu nome de batismo era Fabião, mas em virtude de ter sido escravo de José Ferreira da Rocha, adotou o pseudônimo poético de Fabião das Queimadas e o nome civil de Fabião Ferreira da Rocha. Adiantou ainda que comprou a própria aforia dele e da escrava com quem se casou.
_ Nasceu Fabião no ano de 1836, não sabendo o nome dos pais. O seu falecimento ocorreu em 1928, segundo informa um de seus treze filhos que ainda vivem em sua Fazenda Riacho Fundo. Fabião tinha o dom admirável de improvisar. Certa vez, encontrou-se com o Dr. Henrique Castriciano em Serra Caiada, (hoje Senador Eloy de Sousa - RN), na Fazenda Pajeús e ao ser-lhe apresentado ouviu incontinenti essa trova:
_ A nossa alma de velho
Anda agora renovada
Que o amor é como a morte,
Chega sem ser esperado...
(Resposta de Henrique): 
_ Fabião nós somos velhos
O velho não vale nada,
Porque só vale quem ama
Quem traz a alma enganada.
(Fala Fabião improvisadamente):
_ Hoje aqui em Serra Caiada 
Dois poetas se encontrou
Um é branco e outro é preto
Mas são de igual valor...
Seu doutor Eloy de Sousa 
Minha mãe sempre dizia
Se o senhor não fosse rico
Era da nossa família...
_ Eloy de Sousa não se envergonhava do sangue negro que lhe corria das veias. Tinha como ciência do seu valor que representava alma de muitos brancos. Ocupou a cadeira de deputado e senador durante quase toda a República velha e na primeira e, na primeira legislatura da segunda República que terminou com o golpe de Estado em 10 de novembro de 1937. Foi um dos grandes vultos do seu tempo com destaque no parlamento e projeção na vida pública do país. Com muita perícia de minha parte pude adquirir um retrato de Fabião de seu tempo de escravo. Mandei revelar para distribuir.
4 de outubro de 1967: _ Distribuição do retrato de Fabião das Queimadas, mandado revelar por mim, entregando aos filhos e amigos que foram do tempo do poeta. Relembrar os mortos é respeitar a DEUS!
5 de outubro de 1967: _ Hoje uma data inesquecível para mim, cada dia, cada mês, cada ano. Nesta data, ao despertar da manhã quando DEUS me deu a luz do dia, veio-me à lembrança de oferecer a cada um de meus rebentos o retrato do poeta Fabião que foi escravo nesta propriedade e que hoje me pertence. Nascido em 1836 ele aqui passou sua existência. Comprou a libertação de uma escrava de nome joaquina e casou com ela. (Escreveu Chicó Pinheiro).
_ Continuou morando nesta propriedade até comprar, às margens do Rio Potengi, um lugar tranquilo por nome de Riacho Fundo, onde existe uma grande prole de sua descendência. Faleceu em 1928, calmo, sossegado, no leito da sua propriedade Riacho Fundo. Comprou com os próprios esforços e a inteligência da cantoria.
_ Henrique Castriciano de Sousa, que muito o admirava, nasceu a 15 de março de 1834, em Macaíba. Era filho de Eloy Castriciano de Sousa e Henriqueta Leopoldo de Sousa. Bacharelou-se no Rio de Janeiro em 1908. Naquela época, político de renome, ilustre homem das letras, foi um dos fundadores da Academia Norte Riograndense de Letras em Natal, fundou a Escola Doméstica de Natal e animador do Escotismo. Apreciava as quadras que o poeta Fabião improvisava, como:
       A viça, a viça, meu povo
Que Fabião está na terra,
Tapando rios e riachos
Boqueirão do pé de serra
Atira com bala de outro
Faz pontaria e nunca erra!
_ Ao terminar a minha inesquecível lembrança, distribuí entre filhos e amigos 42 retratos de Fabião, o grande poeta improvisador, pagando ao fotógrafo Valdemar duzentos e vinte e dois cruzeiros. Em seguida mandei celebrar por um padre da Igreja de São Pedro - Alecrim - Natal, uma missa em intenção da alma deste inesquecível morto, implorando a DEUS o descano de sua alma na eternidade.
A NOSSA VIDA prova mais uma vez que José Ferreira da Rocha e muitos outros cidadãos foram os melhores patrões amigos de seus escravos a quem concedeu a aforia. Do mesmo modo, sempre existiu "ricos e brancos sem besteira", isto é, convivia no melhor relacionamento familiar e social com escravos e com seus operários.
PROCESSO HISTÓRICO DA CIVILIZAÇÃO HUMANA: Se a humanidade terrestre sempre tivesse ouvido a voz de DEUS e cumprido os seus DEZ MANDAMENTOS... Nunca teria tido divergências e crime entre governos e governados. Da mesma forma, se os governos e autoridades brasileiros e estrangeiros tivessem praticado estas PROFECIAS desde o ano de 1986, inclusive o santo padre o Papa que ostenta o poder da Religião Católica Apostólica Romana, a maior em todo o mundo, já havia perfeita harmonia comportamental entre governos e governados em toda a face da terra! Todo crucifixo já teria sido transformado na imagem do Cristo Redentor que de braços abertos ressuscita os mortos. Toda publicação, inclusive leituras Bíblicas, seriam informativas e formativas e nunca novela nem tampouco da paixão e morte de Jesus Cristo e de outros santos mártires! Mais uma vez estas PROFECIAS serão lembradas: 
1. Há necessidade urgente de ser criado no Brasil e nos demais países uma MEDIDA PROVISÓRIA para proibir em todo o planeta terra: greve, guerra, manifesto, protesto, tumulto e toda arruaça para depois ser submetida a eleição no CONGRESSO NACIONAL BRASILEIRO e no ESTRANGEIRO e ser transformada em lei, sobretudo num momento como este quando a FIFA programou a realização da COPA MUNDIAL DE FUTEBOL no BRASIL!
2. Todo governo e empreendedor tem o dever de decretar uma única isonomia salarial em todo o seu escalão hierárquico, desde a governabilidade até ao trabalhador braçal com um único aumento salarial em cada primeiro de maio anual conforme o aumento do índice inflacionário do ano anterior.
MORAL PROFÉTICO: Se todo governo e empreendedor agir bem assim, certamente, vai ter fim toda desavença e guerra em toda a face da terra, como também o desrespeito e o ultraje a governos e governados em trabalhadores cometer o descaso de sair de casa ou do trabalho para fazer essa maldição que jamais deveria ter existido na humanidade terrestre, até porque, a JUSTIÇA é quem tem todo PODER em resolver brigas e questões, e nunca, greve nem guerra! Aliás, o que acontece nessas maldições é uma guerra de destruição com quebra-quebra e incêndio que fica até sem transporte para ir para o trabalho ou para outra atividade necessária diária.
3. Se a justiça disse que a constituição permite o direito de greve ao trabalhador, menos em quem trabalha na UTI, Pronto Socorro, Segurança, etc. E no transporte, de quem depende todo profissional? E na educação onde o aluno fica sem fazer nada, solto pelas ruas e sem merenda escolar? E na saúde onde o caos sem atendimento pode provocar a morte a míngua, se todo dia tem doentes a ser atendido? Governos e autoridades terrestre! "Abram do olho!". Governem e administrem conforme estas PROFECIAS porque elas são o ORÁCULO DO DEUS ESPÍRITO SANTO que veio ao mundo santificar sua humanidade através da educação vocacional satisfatória ou não, mas OBRIGATÓRIA para todo desentendimento ser resolvido tão somente na JUSTIÇA! Cuidado, cuidado, que este descaso em não decretar esta MEDIDA PROVISÓRIA e não transformá-la em LEI UNIVERSAL é imperdoável para DEUS que já está cansadíssimo em mandar PROFETAS e agora ESTA PROFETISA para alcançar-se a PAZ MUNDIAL! 
4. Decretem a SEGURANÇA NACIONAL em cada país, especialmente no Brasil, através das FORÇAS ARMADAS para a COPA MUNDIAL DE FUTEBOL acontecer em perfeita paz e harmonia e vossas excelências e toda a humanidade terrestre dormirem em berço esplêndido! Pernoitarem, amanhecerem sã e salvo e nunca mais um insatisfeito cometer o descaso de deixar de prestar o seu devido serviço em cada dia útil! _ "Estão expulsos do ÉDEN! Haverão de vigiar e trabalhar para viver as custas do seu trabalho suado!". E cada um é que escolhe seu trabalho porque vive-se numa DEMOCRACIA, INTERNACIONALMENTE! Vive-se em LIBERDADE e a libertinagem da greve e da guerra deve TER FIM em todo o PLANETA TERRA! Cada um trabalha onde quer trabalhar ou bote o seu próprio negócio Procure o SEBRAE ou outros orientadores educacionais vocacionais!   
AGENDA POPULACIONAL para o dia 24 de maio: Dia da Infantaria. Dia do datilógrafo. Dia do Vestibulando. Dia do Digitador. 
www.blogeducacionalvocacionalblogspot.com
Planeta Terra, 24 de maio de 2014.
ELEENETI PINHEIRO MEDEIROS DE ARAÚJO... PROFETISA! CREIAM! PRATIQUEM ESTAS PROFECIAS!

Nenhum comentário:

Postar um comentário