sexta-feira, 2 de maio de 2014

746. O Milagre da Estiagem Temporária. (Poesia). A Nossa Vida 64. Diário de Francisco (7). AP.

O MILAGRE DA ESTIAGEM TEMPORÁRIA.
ELEENETI PINHEIRO MEDEIROS DE ARAÚJO
Cruzeta, 13 de maio de 1997.
I
A silagem é um armazenamento
Do capim com o melaço
Ou com outra qualquer mistura
Que  se presta para a ração animal!
O capim é cortado
Triturado na forrageira
E transportado para o local
Que já foi cavado no chão.
É preciso da meteorologia
Para aproveitar a estiagem!
II
Os estudantes municipais
Da Escola Félix Pereira de Araújo
Fizeram uma excursão
À título de estudo!
Sua professora Madalena
Veio com sua turma!
A aula foi bem ministrada
Pelo experiente Pacífico:
_ Vai haver uma reação química
_ Na fermentação das misturas!
III
_ Para fazer uma silagem
_ Cava-se uma levada no solo
_ Que depois é bem forrada
_ Com o capim em talo
_ Onde coloca-se a mistura
_ Do mesmo triturado
_ Com o melaço!
_ É prensado com o trator,
_ Coberto por uma grande lona
_ E recoberto com terra!
IV
_ Fica bem armazenado
_ E é conservado em vários meses
_ Com esta tecnologia agrícola.
_ Eu economizo muita ração animal
_ Durante todo o verão!
_ Agradeço a presença
_ Desses excursionistas
_ Que farão o histórico
_ E logo aprenderão
_ Essa técnica agrícola!
V
Aqui chove sempre em cada ano!
Estamos em pleno inverno!
O tempo preparou-se
Pra fazer cair chuva!
O senhor Pacífico
Com toda paciência falou:
_ "Ah! Meu DEUS minha silagem!".
_ Por que fala assim?
_ "Vem muita chuva e eu vou perder tudo!".
_ DEUS vai lhe ouvir porque é bom e paciente!
VI
E ouviu mesmo: UM MILAGRE aconteceu
Com uma estiagem temporária
Que só deu tempo terminar a silagem
No domingo pela manhã!
De tarde, já choveu!
_ "Todos haverão de colher"
_ "Aquilo que semear!".
Assim... Acontecem magias...
Tal qual este MILAGRE e outros...
A quem merce ganhá-los!
A NOSSA VIDA pode definir que o MILAGRE é um fenômeno sobrenatural que acontece imediatamente ou com alguns dias após um pedido ou voto feito por pessoas que gozam do merecimento junto aos PAIS CELESTIAIS e sua hierarquia. Confio firmemente que todo agricultor, pecuarista e industrial irão prever o tempo através do Canal Rural de televisão que já o prevê até em meses antecedentes para evitar vexames e fracasso em toda e qualquer atividade que vão fazer, sobretudo quando necessitam de uma estiagem temporária. Até em cada família constituída e em toda sociedade deve haver esse cuidado na realização de festas e eventos ao ar livre para a concretização temporal acontecer naturalmente. Dessa maneira consciente cada um e todos devem contribuir para o equilíbrio da própria natureza de maneira pacífica e a realização de toda e qualquer atividade. 
A NOSSA VIDA requer que todo governo e autoridade deve fazer o escoamento das enxurradas das águas nas cidades e noutras áreas perigosas sujeitas a inundações. Isto pode ser feito com escavação emergencial em solo nu e depois com a própria tubulação canalizada, que vai resultar em afluentes artificiais dos rios que costumam transbordar e invadir cidades e terrenos, para grandes reservatórios de água que abastecerão a população na zona urbana e rural e nunca mais faltar água na face da terra. Na zona urbana o escoamento das águas deverá ser feito da seguinte maneira: nas avenidas, os canteiros devem ser feito em solo nu e abaixo do nível do asfalto; nas ruas, já existem grandes bueiras com grades de ferro. Resta apenas o legislador criar uma lei para toda construção ter uma grande caixa de água com bicas para aparar água para o consumo. A mesma deve conter uma boia para esvaziar o excesso de água para o esgoto e, assim, evitar inundação de água pelas ruas e avenidas. Ademais, a economia de água vai ser grande mesmo. 
A NOSSA VIDA confia firmemente que todo governo no mundo todo, especialmente em São Paulo e no Rio de Janeiro irá seguir estas PROFECIAS do Final do Século XX em prol da felicidade e do bem estar de todos.
A NOSSA VIDA publica parte do DIÁRIO DE FRANCISCO, segundo a obra literária Chicó Pinheiro de Ivo e Haroldo para relembrar um pouco da nossa história bem vivenciada numa família unida e compreensiva que vive da família para o trabalho e para o lazer útil e agradável. _ "11 de novembro de 1966: Fui com minha família assistir o diploma de minha primeira neta, Helena Maria Borges Ferreira, no Colégio Imaculada Conceição em Natal, terminando ela o Jardim de infância. Compareceu grande número de pessoas. Aproveitando a viagem fui até ao Parque Industrial Aristófanes Fernandes para pagar os garrotes que arrematei no leilão (Da Festa do Boi?) e receber da Secretaria, por intermédio de dona Izabel do Nascimento, o recibo do pagamento que está em meu poder". 
_ Em Natal, na Livraria Científica (Hoje Universitária), comprei uma coleção de quatro livros encadernados da Bíblia Sagrada Ilustrada, pagando a importância de cento e dezenove mil cruzeiros, à vista. Dei de presente a minha neta concluinte do ABC. No Colégio Imaculada Conceição visitei relíquias da Beata Paula Frassinete. Li uns cartazes relembrando sua vida, onde gravei as seguintes palavras; _ "Na oficina do lar a fé e o trabalho forjaram a futura educadora". Quero mais uma vez agradecer-lhe o MILAGRE alcançado por minha esposa Josefa quando em 23 de setembro de 1942 deu a luz a Ana Maria: _ "Ainda vai nascer outra, é um parto gêmeo", disse a experiente parteira. _ "Valha-me Beata Paula Frassinete para eu não morrer de parto e criar a minha numerosa família", disse Josefa. No outro dia de madrugada nasceu Mariana morta! Naquele tempo a crendice só permitia dizer o nome do recém nascido quando era batizado. Como Mariana nasceu morta, foi chamada assim.
12 de abril de 1967 - Jornal Tribuna do Norte - Natal - RN: _ Fazendeiro conta em crônica o arrombamento do seu açude. Antes a calamidade pública era a seca. nos últimos 3 anos, entretanto, o inverno incessante e desigual transformou-se em verdadeira calamidade, com consequências imprevisíveis para a economia nascente do Estado. E de 1964 até hoje, o estado tem vivido sob signo de flagelo.
_ Transcrevemos uma crônica do fazendeiro Chicó Pinheiro, homem simples, quase sem instrução, mas de um senso de observação que caracteriza uma rara inteligência. Grande criador e agricultor, Chicó Pinheiro possui fazendas. Homem de poucas letras, mas repetimos, de grande inteligência, Chicó Pinheiro há muitos anos escreve seu diário. Nele registra os fatos considerados importantes da dimensão de sua vida de agresteiro: _ "Caminho virou córrego, córrego virou riacho, riacho virou rio e a barragem de Bom Destino arrombou". (Por causa das grandes árvores que foram arrancadas e passou por cima da parede de barro).
_ "Fui surpreendido por meu filho Franklin com a notícia do arrombamento da barragem. Eram 21 horas em ponto. Além da chuva que caía entre Lagoa de Velhos e Sítio Novo, marcando no pluviômetro 160 milímetros, arrombaram 16 açudes encravados nos dois municípios. Toda essa água dirigia-se à barragem construída há dezenove anos".
_ "Ao receber a notícia com calma, sangue frio, espírito tranquilo, o coração sem maldade e com emoção, dirigi-me ao meu birô de trabalho e pus-me a escrever, considerando as forças da natureza, meditando a minha verdade, pensando nos esforços, na economia e na força de vontade com que cheguei a construir para bem coletivo, uma barragem de alvenaria e barro, no Riacho São Pedro, com 268 metros de parede". 
_ "Os serviços de construção começaram no dia 4 de outubro de 1948, dia santificado a São Francisco. Ao observar a data, implorei a DEUS o meu perdão de ter começado o trabalho num dia santificado".
_ "A primeira grande cheia. Terminei a construção a 20 de novembro de 1949, quando a 27 do mesmo mês uma grande cheia destruiu todo o trabalho. Mas eu olhava e observava a necessidade de água, recomeçando a construção, dando assim, mais uma parcela dos meus esforços para bem servir, não só aos moradores e vizinhos da Fazenda Bom Destino, como também ao Departamento Estadual de Estrada e Rodagem que estava construindo uma estrada entre os municípios de Caiada (Eloy de Sousa) e Serra Caiada (Juscelino Kubitschek), precisando sempre de abastecer água com um caminhão tanque de nove mil litros, bem como outras repartições públicas e vizinhas, num perímetro de 18 quilômetros"
_ "A barragem servia de atração turística aos amigos e visitantes de diversas partes do Estado e do país, que aqui vinham trazer sua visita, a satisfação de suas presenças, conhecendo a barragem, tomando banho e pescando para bem diverti-se e trazendo alegria entre as famílias, apesar de haver os sem respeito e sem dignidade humana que perturbavam as coisas alheias com seus furtos na caça e na pesca. Aos que vinham brincar e divertir-se, o meu cordial abraço, como uma lembrança eterna dada de coração e amor fraternal, confiando em DEUS e no destino dos homens de boa fé. Com coragem e perseverança irei reconstruir esta fonte de riqueza que veio servir tanto a mim como a população. Nesta hora imploro a DEUS a minha saúde, minha coragem e os meios que for preciso, reavendo para o futuro de meus descendentes e dos que nos cercam, a mesma fonte de riqueza".
Graças a DEUS... A NOSSA VIDA declara que os pedidos de meu dinâmico PAI, um homem de grande fé em DEUS e de grande visão administrativa, foram bem atendidos, ele reconstruiu a barragem que ainda hoje existe na Fazenda Bom Destino e ficou para seus 11 herdeiros. A barragem pode ser considerada como uma das maiores barragens particular deste Estado do Rio Grande do Norte. Ele também construiu na década de 40, em Bom Destino, um dos maiores açudes particulares deste Estado no meio a salubridade do solo e, graças a DEUS, nunca arrombou. Colocou carvão da caldeira num atoleiro da estrada onde construiu a parede e o resultado fantástico ainda hoje perdura com a água que é doce e potável. Ele dava a população dos municípios de São Paulo do Potengi, Lagoa de Velhos, Barcelona, Sítio Novo e Tangará: _ "Quanto custa a carga de água, o caminhão pipa de água, seu Chicó?". _ Nem um centavo! Mais tem DEUS para nos dar todo ano um bom inverno para termos água franca á vontade! Cuidado na limpeza! Quando a mulher vier lavar roupa, traga um menino para carregar água numa lata. O batedor de roupa é longe para não contaminar a água do açude com sabão! Quando quiser tomar banho, tome do lado de fora da água. Ninguém pode tomar banho porque a água é potável.
A NOSSA VIDA pode ainda publicar que o senhor Francisco Pinheiro Borges era um verdadeiro pedagogo leigo que costumava aconselhar. Levantava-se altas horas da madrugada e saía pela fazenda afora com uma espingarda atirando para o alto para espantar os ladrões da caça e da pesca: _ "Está caçando ou pescando com ordem de quem? Isto aqui tem dono! De outra vez vou dar parte à Polícia! Cuidado para não ir parar no xilindró!". Era uma santa relíquia, um santo remédio! Nunca mais pisavam o pé na fazenda e deixavam de roubar. Chegou a possuir até 53 moradores. Todos moravam em casa de alvenaria: _ "Você tem direito de caçar e de pescar nas horas vagas para comer com sua família. Está aqui uma espingarda! Quando vi algum ladrão, atire para o alto para espantá-lo!". 
AGENDA POPULACIONAL para o dia 02 de maio: No dia 1 de maio de 1500 o Almirante Pedro Álvares Cabral tomou posse do Brasil como colônia de Portugal. Em 7 de setembro de 1822 o Brasil tornou-se um pais independente. Atualmente, é um país de primeiro mundo e faz parte do Grupo dos 7 países mais desenvolvidos do mundo em economia, graças aos esforços de seus governantes, notadamente o ex-presidente Juscelino Kubitschek de Oliveira que desenvolveu um processo de industrialização, construiu a capital Brasília no centro do Pantanal, abriu estradas asfaltadas para todos os Estados brasileiros e ofereceu muito emprego a população. Deixou o país muito endividado, mas a Ditadura Militar Brasileira pagou o déficit público e continuou num processo de desenvolvimento com todos os seus sucessores governamentais.
www.blogeducacionalvocacionalblogspot.com
Planeta Terra, 02 de maio de 2014.
ELEENETI PINHEIRO MEDEIROS DE ARAÚJO... BLOGUEIRA.


   

.  

Nenhum comentário:

Postar um comentário