segunda-feira, 26 de agosto de 2013

617. EM 47 FESTAS E EVENTOS. AM 26 / 08.

EXISTE MISTÉRIO... NAS FESTAS E EVENTOS FAMILIARES E SOCIAIS. (EM 47).
EXISTE MISTÉRIO.... Nas festas e eventos familiares e sociais que se realizavam na Fazenda Bom Destino de Francisco Pinheiro Borges e de Josefa Bezerra Borges e em muitos outros anfitriões em todo o mundo. Esse casal já colhia bons frutos educacionais de sua família que, naquela época, iniciavam os estudos na faixa etária propícia a cada série escolar. Cada um assumia espontaneamente uma responsabilidade em sua organização e no final tudo dava muito certo. Diziam para seus pais: _ "Podem ficar despreocupados! Vão dar a devida atenção aos convidados que nós ficamos no comando da organização e da realização de tudo!".
EXISTE MISTÉRIO... Quando, feliz da vida pelos frutos educacionais bem colhidos, seus pais assim se expressava: _ "Que bom é colher bons frutos na própria família! Que o bom DEUS nos abençoe cada vez mais com saúde e felicidade em toda a nossa descendência com um porvir risonho e salutar!". Assim, com toda boa vontade, seus familiares ficavam atentos à tudo e ainda sobrava tempo para dar a devida atenção e conversar com os amigos: _ "Quer guardar sua bolsa? Pode colocar as sacolas nesse quarto e fiquem à vontade! Quando quiserem tomar banho, o banheiro fica ali!". As comidas gostosas eram bem feitas por Rita Simão, Maria Cassimiro da Silva e Estelita Girão que moraram "uma vida" em Bom Destino até aposentar-se!
EXISTE MISTÉRIO... Quando José Simão, esposo de Rita, era o encarregado de ir receber a meia dos 53 meeiros que eram moradores rurais, selecionava as melhores sementes e enchia os 55 silos de capacidade de 200 quilos de mantimentos cada um e, ia vender a produção nas feiras livres semanais das cidades vizinhas. Isto, consistia no melhor exemplo de bom fazendeiro que produzia variados produtos, sempre tinha o que vender e nunca comprava fiado nem fazia empréstimo. Vendia sua produção direto ao consumidor. Além de ganhar mais, vendia por um bom preço, equilibrando assim a inflação que quase não existia até a década de 60 do século XX. Basta dizer que o preço mensal do internato nos colégios quase não aumentava de um ano escolar para outro.
EXISTE MISTÉRIO... Quando Francisco convidava os moradores rurais para participar das festas e dos eventos na fazenda Bom Destino: _ "Venham conhecer de perto com quem vão votar!". Todo morador rural morava muito tempo com seu bom patrão e seus filhos nasceram nessa fazenda, tal qual Alfredo Cassimiro da Silva, José Simão, Paulo Agostinho da Silva que foi vaqueiro muitos anos, Antônio Estevão, Antônio Girão, Raimundo da Silva que era "mestre de obras" na construção de barragem, açude e da casa domiciliar. Foi ele que tampou um vazamento de água na grande cisterna e outro na parte de alvenaria da barragem com uma garapa de água, açúcar e cimento: _ "Ah! Eu sou mestre de obras! Esses vazamentos eu tampo bem ligeirinho! Nunca mais eles vão vazar!". Mestre Raimundo fazia mata-burro, cerca de arame farpado e consertava peças de ferro. A Escola Isolada de Bom Destino tem primeiro andar de cimento armado e foi construída por ele com uma bela planta de engenharia feita pelos leigos nessa área, Francisco e Josefa que sempre trabalhavam juntos em todos os setores administrativos da Fazenda Bom Destino. 
EXISTE MISTÉRIO... Quando o cego Luís da Silva, um dia foi pedir esmola a Francisco: _ "Venha morar comigo com Sinhá Ana que eu lhe dou sua feira semanal e tudo o que vocês precisarem em toda a sua vida para você deixar de se sacrificar perambulando pelo meio de mundo pedindo esmola". _ "DEUS há de pagar esse seu gesto nobre! Eu vou aceitar esse honroso convite!". Eram os próprios filhos de Francisco e de Josefa que iam deixar a feira dele na sua casa! _ "Eu quero bem demais aos senhores Francisco, Josefa e aos seus filhos! Dou graças a DEUS pela assistência que os senhores me dão! Além de nos presentearem com uma boa morada, sempre nos visitam de mãos cheias e ainda perguntam: _ Hein, Luís, está faltando alguma coisa para você ou para Sinhá Ana?". _ "Está! Traga uma rede, uma camisa!". Noutras vezes... _ "Não! Não está faltando coisa alguma! DEUS abençoe o senhor com todos de sua família em toda a sua vida!".
EXISTE MISTÉRIO... Quando Francisco Viana ficou rico da graça de DEUS plantando feijão macaça na fértil terra do arisco. Foi ser comerciante em São Paulo do Potengi. Roldão Fonseca da Silva foi ser proprietário rural em São Rafael - RN. Sinésio da Silva, Isaías Lopes que sempre morou no arisco e tomava conta da plantação de pinha. Na época da produção enchia os caçoar de três burros com pinha e ia deixar na casa grande da fazenda. É bom salientar que a educação reinava na família de outrora e todos só se alimentavam de três em três em horas. Isto era um sistema alimentar proveniente do internato daquela época e dos bons costumes familiares quando os filhos obedeciam aos pais "por um simples olhar" ou "ralhar: _ Hum! Hum! Tomara ver fazer o que não deve! Fique quieto!". _ Pode ficar quieto senão eu vou enredar a seu pai e a peia come!". Tinha vez que os ferimentos eram curados com banho de água com sal! A chibata tinha quatro pernas enroladas e era feita de couro cru. A palmatória era feita de madeira de lei pesada. Tinha um círculo e um cabo. Os pais e os professores costumavam dar bolo nas mãos do desobediente ou displicente no estudo. Outros dispostos moradores rurais saíram de Bom Destino porque trabalharam e adquiriram com a benção de DEUS "seu pé de meia", seu negócio próprio!
EXISTE MISTÉRIO... Quando o vaqueiro Paulo Agostinho da Silva e Guilhermina eram pais todo ano. Quando José Érico da Silva nasceu, Dorinha, filha de Francisco e de Josefa, pediu para criá-lo: _ "Pois não!  Nós já temos oito filhos e podemos confiar-lhe a criação do nono!". Quando Dorinha casou com Ivo, José Érico que era apelidado de Toxó, tinha apenas quatro anos de idade e foi para a sua companhia até casar. Ele era "rude de memória" e estudou em colégio especial em Natal. Mesmo assim, nunca aprendeu a ler nem a escrever. Fez concurso público estadual e exerceu bem a sua vocação como motorista da Fundação José Augusto em Natal. Morreu com apenas 50 anos de idade. Ivo Ferreira Neto (em memória) e Maria das Dores Borges Ferreira foram pais de Ivo Ferreira Júnior (em memória), Helena Maria, Iberê, Keila e Iran (em memória). Ivo fez seu testamento em vida e José Érico já era registrado como filho legítimo de Paulo e Guilhermina. Naquela época, assim que um filho nascia, seu pai deixava o trabalho e ia logo registrá-lo para ser beneficiado pelo governo federal. Mesmo assim, José Érico também herdou seu quinhão de terra na Fazenda Bom Conselho - Lagoa de Velhos - RN, no testamento do inventário que Ivo fez em vida. José, o filho mais velho de Paulo e Guilhermina, foi motorista de Haroldo Pinheiro Borges que comprava leite no interior e vendia em Natal. José, Manoel e outros filhos desse casal, ficaram ricos da graça de DEUS às custas de seu próprio trabalho e economia salutar e gratificante de quem prospera na vida. João Marreiro da Silva foi depois morar em Natal e tornou-se comerciante com sua numerosa família. Todos eles costumavam visitar seus ex-patrões para lhes dar as boas novas de seu bom sucesso vocacional com sua família.   
EXISTE MISTÉRIO... Quando o morador rural fez o êxodo rural na década de 60 do século XX e preferiu ser operário na cidade. A boa governabilidade o acobertou e ele tem vantagens profissionais nos encargos sociais que recebem de seu patrão. Resta apenas todos se conscientizar de que a escolha educacional vocacional é livre e democrática. Cada um deve viver de maneira consciente com sua escolha pessoal e, nunca mais, cometer o descaso de deixar o seu trabalho, prejudicando a população para protestar pelas ruas, aumento salarial. Afinal, existem várias opções de ganho extra até sendo consultor na venda de produtos de beleza e outros. Dar muito bem para cada família se organizar com o que ganha mensalmente ou em seu negócio próprio e ter fim o descaso em deixar de prestar serviços e prejudicar a população que necessita de todo profissional no dia-a dia! É tempo de conscientização em massa. A própria mídia deve se encarregar de substituir novelas e programas imorais por estas PROFECIAS para toda a humanidade terrestre aprimorar a sua educação vocacional e dar graças a DEUS viver num maravilhoso terceiro milênio que possibilita a fácil aquisição de conforto e bem estar, inclusive na telefonia celular com acesso à Internet! 
EXISTE MISTÉRIO... Na amizade sincera que existia entre patrão e morador rural: _ "Eu vim convidar o senhor e Josefa para ser padrinho de meu filho ou padrinho de casamento!". _ "Pois não, com todo prazer!". Naquela época era de praxe dar o vestido da noiva e a roupa do batizado. Francisco escreveu 600 nomes de afilhados em seu livro de visitas. Quando era na semana santa eles vinham lhe tomar a benção. Quando Francisco se encontrava com eles, sempre "lhe molhava as mãos" com algum dinheiro. Aliás, esse era um costume tradicional naquela época sempre que um afilhado, neto e sobrinho tomava a benção aos padrinhos e aos familiares, o que isto tem a ver com a benção de DEUS e o dinheiro que sempre traz saúde e felicidade. 
AGENDA COM MENSAGENS DIÁRIAS para o dia 26 de agosto: _ "Vacinação! A melhor maneira de preservar o organismo contras doenças infecciosas é a vacinação. A vacina é uma substância que, inoculada no indivíduo, o imuniza, por determinado período de tempo, contra determinada doenças. A vacina é feita com os próprios germes mortos ou em atividade reduzida que ocasiona a doença". (Panfleto da Saúde Pública RN).
Escola Municipal Newman Lula Queiroz dos Santos - Jucurutu - RN / 1973.
www.blogeducacionalvocacionalblogspot.com
Planeta terra, 26 de agosto de 2013.
ELEENETI PINHEIRO MEDEIROS DE ARAÚJO... Professora em Orientação Educacional Vocacional.  

Nenhum comentário:

Postar um comentário