domingo, 25 de agosto de 2013

616. EM 46 AGOSTO! MÊS DAS VOCAÇÕES COM UM DESAFIO AO BEM! AM Dia do Soldado!

EXISTE MISTÉRIO... NO MÊS DE AGOSTO QUE É DEDICADO AS VOCAÇÕES! (EM 46).
EXISTE MISTÉRIO... Na vocação: dom do amor de DEUS... Quando somos chamados à santidade, a nossa primeira vocação! Assim se expressa o Jornal A Folha, de Caicó.
EXISTE MISTÉRIO... Segundo a carta aos Efésios 1, 3 - 6, _ "Bendito seja DEUS, pai de Nosso senhor Jesus Cristo. Ele nos abençoou com toda a benção espiritual nos céus, em Cristo. Nos escolheu em Cristo antes de criar o mundo para que sejamos santos e sem defeito diante dele, no amor. Ele nos predestinou a sermos seus filhos adotivos por meio de Jesus Cristo conforme a benevolência de sua vontade para o louvor da sua glória, e com a graça com que derramou abundantemente sobre nós por meio de seu filho querido!".
EXISTE MISTÉRIO... No desafio que é dado a rádio difusão no mundo inteiro para cada um incorporar a melhor educação vocacional baseada tão somente na prática do bem para o bom comportamento reinar em toda a humanidade terrestre em governantes e governados!
EXISTE MISTÉRIO... Quando a família de Francisco Pinheiro Borges, de Josefa Bezerra Borges e muitas outras determina firme e forte: _ "A hora exata das refeições é sagrada! Esteja cada membro da família onde estiver, deve-se deixar o local e ir se reunir com sua família ao redor da mesa para saborear os alimentos e conversar amistosamente baixinho para todos garantir a sua própria saúde e felicidade. Muitos pais costumam elogiar no acerto e aconselhar na hora precisa em busca da educação vocacional que satisfaça.
EXISTE MISTÉRIO... Quando o silêncio reina na hora da refeição! Alimentar-se devagar, mastigando bem os alimentos, também faz bem à saúde!
EXISTE MISTÉRIO... Quando os filhos de Francisco e de Josefa costumavam acordar cedo e ir tomar um copo de leite cru no curral. O bom é que o fazendeiro escolhia uma vaca preta de bezerro novo para tirar o leite do consumo diário: _ "A vaca preta é muito sadia!". Depois, iam colher frutas no pomar que havia em sua fazenda ao meio de um coqueiral que embelezava cada vez mais o panorama visual da Fazenda Bom Destino. O bom é que, costumavam se alimentar tão somente de três em  três horas, mesmo havendo grandes prateleiras com muita fruta e comida franca. _ "O leite materno é recomendado até aos seis meses de vida para garantir até a imunização de muitas doenças ao recém-nascido". Depois dessas atividades sua família costumava trabalhar em mutirão em várias outras, como: pastorar rebanho animal bovino, ovino e caprino. Ficavam protegidos do sol embaixo de casinhas que eram feitas com tronco de árvores e cobertos com folhas de coqueiro. Distribuíam fichas aos empregados do descaroçador de algodão e aos trabalhadores quando estavam construindo açudes, barragens e casas residenciais ou consertando alguma coisa.
EXISTE MISTÉRIO... Quando, antigamente, levava-se meses nessas construções no tempo da estiagem de chuvas. O trabalho era feito por tropeiros que tinham tropas até de 50 burros de carga. Em cada lado do burro havia um caixote onde era carregado o material para a construção ou para o conserto de casas e de estrada e rodagem ou o fim do atoleiro. Esse, era tapado com carvão e cinza da caldeira de descaroçar algodão. Assim, a parede do açude, da barragem ou a construção de casa e seu conserto era feito muito devagar. Cada vez que o tropeiro colocava uma carrada de material recebia uma ficha assinada por Josefa. No final de cada semana as fichas eram devidamente contadas e o pagamento era feito até com tostão. Isto, "era uma questão de honra" de Francisco e dos produtores que costumavam ir ao Banco do Brasil em Natal "trocar o dinheiro graúdo de notas pela prata miúda de tostão e reis" para pagar a cada trabalhador ou dar o troco no barracão que fornecia os moradores rurais! _ "Não precisa do tostão!". _ "Precisa sim, até para trazer confeito e guloseima para os filhos ou comprar um melhoral para passar a dor de cabeça!".
EXISTE MISTÉRIO... Quando o morador rural trabalhava de meia com o fazendeiro. Cada um tinha um barracão para fornecer a feira semanal de seu morador que era paga ao final de cada safra agrícola anual. O resto do dinheiro que sobrava servia para comprar roupa e calçado para a família. A maioria andava rasgado ou remendado. Surgiu até a dança da quadrilha junina onde a mulher se vestia bem com saias rodadas e enfeitadas com bico e bijuterias e o par de dançarino se trajava todo remendado para dizer: _ "Que trabalhava pra burro pra manter sua família e satisfazer a vaidade de sua mulher.  O pobre não possuía móveis e a grande maioria dos nordestinos dormiam em rede. Alguns se vestiam com roupa feito de saco de açúcar ou de farinha. Muitos não sabiam ler nem escrever _ "E o linguajar era todo errado, muito diferente do rico intelectual e da classe elite tradicional!".
EXISTE MISTÉRIO... Em Francisco e em muitos outros produtores que gostam de supervisionar todas as atividades de trabalho, desde a indústria, ao comércio, à agricultura e à pecuária! Ia para a área de trabalho à cavalo ou de carro, auxiliado por um familiar que ia em sua companhia dirigindo. Jarbas e Rafael merecem honra ao mérito porque foram seus filhos que mais lhe ajudaram no trabalho da Fazenda Bom Destino e na colheita anual das outras propriedades. Edda Maria e esta documentarista também, porque passaram muito tempo na fazenda depois que deixaram de estudar e em muito ajudavam nas festas e banquetes da fazenda que costumavam oferecer a governos, autoridades, familiares e amigos.
EXISTE MISTÉRIO... Quando a meninada tinha a devida coragem em levar o lanche matutino e vespertino ao seu pai na área de trabalho e tinham que enfrentar rebanho animal bovino, ovino e caprino; _ "Cuidado nos olhos no caminho para se livrar de mordidas de cobra! No rebanho e no passa-disso para irem e voltarem na santa paz divina!". O passa-disso era uma antiga passagem na cerca onde se colocava paus em forquilhas de um lado e do outro para se passar por cima da cerca. Segundo os fofoqueiros "Filhos de Candinha", _ "Quando a moça perdia a honra e deixava de ser virgem, costumava-se dizer ao noivo que sua honra tinha ficado enganchada no passa-disso! Isto é, ela não é mais moça para ele não ir devolvê-la aos seus pais após a noite de núpcias!".
EXISTE MISTÉRIO... Na educação vocacional que aconteceu no Brasil até a década de 70 do século XX quando os religiosos e empreendedores educacionais, como Noilde Ramalho da Escola Doméstica de Natal e outros ofereciam internato e semi-internato aos estudantes. Os filhos de Francisco, de Josefa e muitos outros tiveram a graça divina em ser internos nos melhores colégios deste estado até o dia que quiseram estudar. Muitos cursaram a universidade e todos gozam da grande felicidade em ser devidamente educados e exercer uma vocação que satisfaz o seu sonho profissional até no negócio próprio! Um desafio é dado neste mês vocacional para toda a humanidade desenvolver a sua auto-estima, educar-se devidamente bem, buscar uma vocação que satisfaça, dar graças a DEUS pela democracia do voto na escolha do governo ou por todo governo ditatorial que deve ser bem acatado por todos e, nunca ultrajado, nem tampouco menosprezado por seus colegas eleitores conterrâneos ou pelos que devem acatá-los no poder.
EXISTE MISTÉRIO... Quando a família de Francisco, de Josefa e de muitos pais sabem manter o melhor relacionamento familiar e social em todo o mundo! Aqui, quero expressar estima e gratidão a DEUS e aos nossos pais biológicos ou adotivos pelo dom gratuito da vida! Aos educadores que ajudaram na boa formação espiritual, científica, educacional e vocacional do bom caráter com um alicerce promissor da boa personalidade, especialmente as Irmãs Filhas do Amor Divino, aos Irmãos Maristas e aos professores universitários que nos conduziram ao caminho do bem na grande família de DEUS! Nomes não são citados porque cada um assumiu bem a sua missão educacional vocacional, deixando reinar em nosso convívio diário tão somente a boa vontade, o amor, o respeito e, modéstia à parte, o melhor comportamento familiar e social, inclusive na escolha do companheiro matrimonial em caráter vitalício! 
EXISTE MISTÉRIO... Na escolha educacional e vocacional que acontece em todo o mundo de livre e espontânea vontade de cada cidadão! Todos precisam compreender "Que todo poder emana de DEUS". vivenciar num clima de respeito mútuo e recíproco e ter fim o descaso de deixar o trabalho para ir protestar pelas ruas o resultado negativo de sua escolha vocacional que só tem um único culpado: Cada cidadão que enganou a si mesmo e buscou uma vocação com a má intenção de exigir o impossível dos governos e das autoridades ou não soube escolher sua escolha matrimonial e cumprir a determinação divina: _ Que o homem não separe o que DEUS uniu!".  
AGENDA COM MENSAGENS DIÁRIAS para o dia 25 de agosto: DIA DO SOLDADO! Ser soldado é exercer uma vocação sublime de defesa pátria para manter perfeita segurança à população. Algumas vezes precisam agir com destreza e prontidão para enfrentar insatisfeitos que protestam pelas ruas ou quando se decreta guerra. O que mais precisa acontecer aos habitantes terrestres é uma plena consciência de que "Todo poder emana de DEUS" onde existe uma hierarquia em todo escalão institucional e empresarial. Uns são superiores e outros são subordinados! Um desafio é dado a toda a humanidade terrestre para sempre haver um colóquio amistoso entre governos e governados para o soldado manter a segurança populacional de maneira pacífica sem nunca precisar do uso da arma!
Escola Municipal Newman Lula Queiroz dos Santos - Jucurutu - RN / 1973.
www.blogeducacionalvocacionalblogspot.com
Planeta terra, 25 de agosto de 2013.
ELEENETI PINHEIRO MEDEIROS DE ARAÚJO... BLOGUEIRA! 

Nenhum comentário:

Postar um comentário