quinta-feira, 22 de agosto de 2013

613. EM 43 O BOM HUMOR. Virgínia dos Santos - A Tratadeira de Resguardo. AM 21, 22 / 08.

EXISTE MISTÉRIO... NO BOM HUMOR DA GRANDE FAMÍLIA DE DEUS! (EM 43).
EXISTE MISTÉRIO... Na grande família de DEUS que costuma viver de bom humor na sua sublime missão familiar e social desde a criação divina até aos dias atuais, tal qual na geração descendente do coronel Félix de Araújo Pereira, Maria Susana da Anunciação, João Batista Pinheiro Borges, Joana Ferreira de Lima e na grande família dos verdadeiros filhos de DEUS que somam na atualidade 80 % da população do planeta terra em bom comportamento. Saudações são dadas ao amanhecer e ao anoitecer, ao chegar e sair da escola ou da repartição de trabalho e na Casa de Oração, Igreja, Abadia e em todo e qualquer onde existe um encontro amistoso no dia-a dia.
Na Fazenda Bom Destino o bom humor reinava na família de Francisco Pinheiro Borges e de Josefa Bezerra Borges sempre que se reuniam e davam seu "ar da graça", como costumava-se sempre dizer. Maria José, Ana Maria, Jarbas, Rafael, seus irmãos, parentes e amigos inventavam "mil e uma brincadeiras" com a criatividade também de Gilberto Pinheiro Borges, Lucy Pinheiro Cavalcante, Manoel Pinheiro Bezerra, José Gomes e muitos outros brincalhões e cheios de graça e vivacidade!
Na época de 40 do século XX, as brincadeiras das crianças e dos adultos eram feitas em reuniões que aconteciam nos alpendres ou nos terreiros da fazenda com cantos significativos, brincadeiras e cantigas de roda, de passar o anel, do telefone sem fio, jogos e esportes, dizendo adivinhações, anedotas, brincadeira de esconde-esconde e muitas outras.
EXISTE MISTÉRIO... Em se falar em telefone sem fio, especialmente entre estudantes que gostavam de "soprar" respostas em sala-de-aula quando estavam fazendo provas. E, quando foi certa vez, veja só o resultado numa sala de aula onde estavam fazendo uma prova de ciências. A pergunta era a seguinte: _ Qual o nome dos ossos do antebraço? O telefone sem fio ou "sopro" começou a funcionar: _ "Rádio e cúbito!". E... no final: _ "Emissora de Educação Rural, a melhor de Natal!". Isto, havia pouco tempo que a Emissora Rural tinha entrado no ar na década de 60 do século XX.
_ Desopilou o fígado, riu pra valer? _ "Ora se não!". Todo mundo caiu na risada e o resultado da resposta da "cola" ou do "sopro" foi catastrófica! Muitos erraram nessa questão à ponto do professor ficar assombrado com tanta burrice no telefone sem fio!
EXISTE MISTÉRIO... Quando muito professor alertava seus alunos: _ "Cuidado! Eu estou escutando um zum, zum! Quem cola não sai da escola! Por outro lado, quem dar cola perde a oportunidade de passar em concurso porque seu colega acertou um quesito a mais que lhe foi "soprado!". Assim, o estudante começou a se interessar pelos estudos e deixou de dar "cola" e de "soprar" para seu colega! Atualmente, "cada um vive por si e DEUS por todos", isto é, cada um "puxa pra seu saco" e acabou-se a besteira de dar "cola" a quem não estuda!
EXISTE MISTÉRIO... "Na Tratadeira de resguardo" daquela época, na Fazenda Bom Destino. Josefa e muitas mulheres eram mães todo ano, inclusive de parto gêmeos. Ana Maria e Mariana nasceram em 1941; Cosme e Damiana nasceram em 1942; _ "Minha comadre, se não botar o nome de Cosme e Damião, vai nascer um gêmeo todo ano! É só batizar por Damiana! Disse Virgínia dos Santos, a querida "Dindinha Lua", como era apelidada a sua tratadeira de resguardo! Cuidou de 19 resguardos de Josefa. Passou seu maior tempo na Fazenda Bom Destino e ganhou uma casa em São Paulo do Potengi onde morou em caráter vitalício com seus irmãos: Francisco, Simplícia e Maria José. Eram moço velho e donzelas, isto é, homem casto que nunca conheceu uma mulher e, virgem, moça que nunca dormiu com um homem.. De 15 em 15 dias Francisco levava a feira para eles e dava dinheiro para comprar "a mistura" ou carne, leite e pão! 
EXISTE MISTÉRIO... Quando o resguardo feminino era de 30 dias com repouso absoluto. A parturiente passava oito dias deitada "de papo pra cima", sem se mexer, depois se sentava aos poucos para não ficar tonta, depois andava dentro do quarto para não levar sol. Frangos eram capados seis meses antes de cair de resguardo para ser cozido e feito o pirão para a mulher ficar forte e se preparar para ser mãe "dos filhos que DEUS quisesse lhe dar!". 
EXISTE MISTÉRIO... Quando diziam até brincadeiras com a oração: _ "Com DEUS eu me deito, com DEUS eu me levanto! Nossa Senhora me cobri com o seu santo manto! Na glória de DEUS pai, DEUS filho e de DEUS Espírito Santo!". No confessionário o padre perguntava: _ "Quem é DEUS?". _ Eu acho que é meu marido porque eu rezo essa oração todo dia. Olho para um lado e para outro e só vejo ele!". _"Seu marido coisa nenhuma! Deixe de blasfemar! DEUS é um puro espírito! Ninguém vê, mas ele está presente em toda parte!". _ "Ah! Seu vigário! Perdoe a minha ignorância!". _ "Tá perdoado e não peque mais! Reze três pai nosso pela conversão dos pecadores!".
EXISTE MISTÉRIO... Quando Virgínia dos Santos passou a maior parte de sua vida com a família de Francisco e Josefa. Nas reuniões e brincadeiras ela sempre estava presente, participando ativamente de tudo, falando sobre papai e mamãe do céu e a necessidade de cada um se comportar bem e obedecer aos pais e aos superiores. Costumava mostrar o céu, falando de sua importância, da lua, do sol e das estrelas que brilham piscando no firmamento, na abóbada celeste! Ensinava versinhos aos pequeninos e mandava que os recitasse olhando para o céu! _ "Agora é a vez de Rafael: Lá vem a lua saindo, redonda como um tostão! Eu trago papai no peito e mamãe no coração!".
_ "E você, Quinquinho (Franklin que também era apelidado de Joaquim Félix dos garrotes), diga aqueles outros versinhos! Estire sua mão para o céu, para a lua: _ A benção, Dindinha Lua! Com um pedacinho de pão, Com um bocadinho de farinha, Pra eu dar a minha galinha, Que está presa na cozinha! Xô, xô, galinha! Pra sua camarinha!".
_ "E você, Zezé (Maria José), já sabe de cós e salteado aqueles outros?". _ "Ora se sei! Lá vem a lua saindo, Por detrás da bananeira! Nem é lua nem é nada! É a bandeira brasileira!".
EXISTE MISTÉRIO... Na meiguice e na doçura de Virgínia dos Santos que também era especialista no feitio de doces como o puxa-puxa, uma comida feita de mel de rapadura com goma de mandioca. Quando o mel estava em ponto de fio, era puxado junto com a goma com os dedos, de uma mão para outra. Isso era motivo de risadas e até de algazarra! Cada um que quisesse que a boa velhinha retirasse o mel que ficava pregado nos dedos. Ela também fazia tapioca com coco, beiju e cocada. Confeccionava roupa de boneca, fazia brinquedos com folhas de coqueiro e com caixas de fósforo! Juntava ossos para os meninos brincarem com os animais no curral! Na hora do banho... _ "Vamos fazer a fila para ninguém ficar com queixa!".
EXISTE MISTÉRIO... Na paciente e boa "Dindinha Lua" que muito ajudou a cuidar bem da família de Francisco e de Josefa em Bom Destino. Cada vez que vinha trazia brinquedos e docinhos de vários formatos de bichinhos e de chupeta que ainda hoje existe no mercado das guloseimas tradicionais das festas dos padroeiros locais e regionais. Na hora de dormir, lá estava "Dindinha Lua" com Angelina e Conceição, filhas de criação de Francisco e de Josefa, para balançar a meninada  Elas só saíram quando casaram. Angelina também estudou com as filhas de Francisco e de Josefa no Colégio Nossa Senhora das Neves em Natal.   
EXISTE MISTÉRIO... Quando o bom humor reina em cada família constituída e na sociedade. Todos vivem em perfeita harmonia, agradecendo o dom gratuito da vida e a graça divina em nascer e se criar em "berço de ouro" com saúde e paz mundial! DEUS queira que isso seja uma constante na vida de todos para todos viver satisfeitos e ter fim insatisfação na escolha educacional vocacional para nunca prejudicar com greve nem com manifesto pelas ruas, nem tampouco cometer o descaso de deixar o trabalho para reivindicar mais salário. Nenhum governo nem autoridade deve ser ultrajado porque todos eles já fizeram a inclusão social. Vive-se numa democracia e cada um escolhe a vida que quer, tanto em educação como em vocação, trabalho ou negócio!
AGENDA COM MENSAGENS DIÁRIAS para o dia 21 de agosto: _ Que maravilhosa é a vida! E... Seria muito mais se não existisse desobedientes nem teimosos! Aí, sim! Todos viviam em plena paz espiritual! Cada um amava e seria amado! Respeitava e seria respeitado! Isto? Em cada família constituída e em toda a história universal da civilização humana... Com paz espiritual e espírito pacífico! Com fé, esperança e amor! Com os sete dons do DIVINO ESPÍRITO SANTO! Com sabedoria divina e perfeição! Com justiça familiar, social e salarial! Toda e qualquer dificuldade? Seria resolvido na conversa amiga e na boa ação ou segundo o livro Bíblico do Apocalipse 21:4 _ "DEUS enxugará dos olhos toda a lágrima e não haverá mais morte, nem pranto, nem clamor, nem dor!". Eis a recompensa que DEUS todo poderoso vai dar a quem cumprir o decálogo!
22 de agosto: - O Brasil e o mundo precisa de todos na esperança, na área rural, na área urbana, na fé, na escola, no trabalho, na boa ação, no amor, no médico, no dentista, na comunidade, na família, na comunicação, no transporte, no lazer sadio, no trabalho voluntário e em mutirão, no esporte, na conversa amiga, no comércio e na indústria! Cada um deve dar a sua parcela de contribuição! Cada um por si e DEUS por todos num só lema e num só ideal de PAZ MUNDIAL!
Escola Municipal Newman Lula Queiroz dos Santos - Jucurutu / RN, 1973.
www.blogeducacionalvocacionalblogspot.com
planeta terra, 22 de agosto de 2013.
ELEENETI PINHEIRO MEDEIROS DE ARAÚJO... PROFETISA! 

Nenhum comentário:

Postar um comentário