sexta-feira, 9 de agosto de 2013

609. EM 39 A DOCEIRA - Virgínia dos Santos. Instituto do Patrimônio Histórico / Caicó. CD de padre Héliton Marconi. AM.

EXISTE MISTÉRIO... NO OFÍCIO DE DOCEIRA. (EM 39). Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional.
EXISTE MISTÉRIO... Em diversos ofícios populares que conquistam fama regional que é passado de maneira tradicional de geração à geração. Os artesãos passam a faturar mais dinheiro do que empresários com marca registrada e negócio formal. Eis porque estas PROFECIAS insistem em sempre dizer: _ É bem melhor ser um analfabeto devidamente educado do que um alfabetizado que porta um diploma de doutorado e se torna malfeitor e criminoso! É bem melhor ser um artesão ou um trabalhador braçal analfabeto e saber se organizar na sua família à ponto de só gastar menos do que ganha, do que ter um curso de doutorado ou um diploma político e gastar muito mais do que ganha, e o pior, dar tudo em troca de votos ou gastar à toa com gastos supérfluos e desnecessários! Na educação vocacional o que existe de mais importante é ter DEUS em todos os momentos da vida e nunca ser um viciado nem marginal, nem tampouco manifestante e arruaceiro que vive exigindo o impossível da família e do patrão ou "enganando a DEUS e ao mundo!". O importante "é ser gente de cara e dente e nariz pra frente" "e saber até onde a ponta de seu nariz pode enxergar", isto é, saber discernir entre o certo e o errado e seguir tão somente o caminho do bem e da felicidade de todos! Isto é, nunca prejudicar uma só pessoa "neste mundo de meu DEUS" até porque, é à ele que se deve amor e obediência para todo o sempre! É o povo que precisa da prestação de serviços diversos no dia-a dia e, ninguém no mundo, deve cometer o descaso de deixar seu trabalho e sair pelas ruas protestando nem fazendo greves! Isto não deve ser feito nem no dia de domingo porque é no dia de repouso semanal que cada família tem o dever de adorar a DEUS e se reunir com o Bom Pastor em sua Casa de Oração!    
O alfenim é um doce caseiro antigo feito de goma de mandioca, açúcar e água. É apurado no fogo e, de maneira artesanal, é amassado para dar formato aos bichinhos, chupeta e outras formas de objetos que são pintados à cores. Costumam ser vendidos nas feiras livres semanais municipais e a criançada adora saboreá-los até por seu formato. É uma verdadeira delícia e é uma das guloseimas que os pais costumam trazer para seus filhos quando moram na zona rural. A donzela Virgínia dos Santos foi tratadeira de resguardo de Josefa Bezerra Borges e de outras parturientes na década de 30 a 70. Sempre que vinha para Bom Destino trazia alfenim para entreter a garotada de "seu Chicó de Ieiê e de dona Zefinha" à quem dedicou uma verdadeira amizade em caráter vitalício. Ela também costumava fazer puxa-puxa pra ninguém botar defeito. É uma guloseima doce feita de rapadura e água. É feita no fogo. Quando o mel atinge o ponto de fio, é colocado num prato com goma seca de mandioca e puxado até formar uma pasta maciça que é saboreada às gargalhadas porque prega no céu da boca.    
O Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional distribuiu panfletos na Festa de Santana de Caicó que fala sobre O Ofício de Doceira: _ O modo de chouriço, filhoses, biscoitos de goma de mandioca, assim como de outras guloseimas da doçaria seridoense era reservado às mulheres, como outras atividades culinárias e domésticas.
_ O flhóes ainda é um doce apreciadíssimo, mas segue a receita diferente das variações da doçaria portuguesa. No Seridó ele é servido com mel feito de rapadura ou de engenho e é mais consumido no carnaval, durante a quaresma e na Festa de Santana.
A raiva, o biscoito de leite e os sequilos, ou iscas, são os três tipos de "biscoitos caseiros" mais requintados e mais apreciados pela população. A produção desses biscoitos é mais intensa nos períodos de festas na localidade, quando os moradores costumam receber visitas dos parentes e amigos em suas residências, e "no café de finado", oferecido aos parentes, amigos e conhecidos da família, após a missa de 30 dias ou de ano de falecimento de um de seus membros.
_ O chouriço é fruto de uma combinação de sangue e banha de porco, rapadura, castanha de caju, leite de coco, farinha de mandioca, especiarias (canela, erva-doce, cravo, pimenta do reino e gengibre) e água. Algumas mestras costumam usar também um pouco de gergelim e sal. A feitura acontece no espaço da casa e é um evento culminante e ideal para se reunir a família "extensa" - parentes, vizinhos e amigos. Para que isso aconteça, são necessárias, em média 08 horas de fogo doméstico e a perícia técnica de uma mestra - como é conhecida a mulher que faz o doce na região - e ajudantes, mulheres e homens.
_ A buchada é uma comida feita com bucho de criação, no formato de pequeno saco, costurado e recheado com algumas partes desse tipo de carne. Em alguns municípios, o recheio é composto por carne de criação cortada ou moída e temperada, podendo conter alguns pedaços de vísceras, em outros, ele é preparado com fígado, coração, bofe e sangue. A buchada é cozida com o mocotó, tripa e cabeça da criação (nome associado è espécie de caprinos e ovinos, assim como a carne desses animais), num caldo que serve para fazer o pirão. As partes da carne do animal que acompanham a buchada formam a panelada.
Vale completar que a buchada é também feita com o animal bovino. A cabeça de gado ou de criação é aconselhada ser saboreada para garantir uma memória fértil e aguçada. Os pais costumam dar o miolo da cabeça a criançada "para deixar de ser rude", isto é, aprender a ler, escrever e contar facilmente "de memória", isto é, memorizar logo o que for ensinado no ensino-aprendizado escolar e fazer as quatro operações aritméticas "de cabeça!", "de cor e salteado!". Atualmente, a calculadora é quem manobra e os estudantes "não estão nem aí" para memorizar coisa nenhuma! A tecnologia é quem reina!
A crendice religiosa popular acredita que São João Batista é o protetor da memória: _ "Por isto, em seu retrato, ele tem um carneiro no colo!". Isto também ensina que ele foi o profeta precursor de Jesus Cristo que _"É um cordeiro manso e humilde de coração!". Mostra ainda a cruz que foi substituída pelo sacrifício em holocausto de um animal em reparação do pecado e pelo culto de adoração e louvor a DEUS! 
A fotografia de São João Batista pode também lembrar que a pena de morte de cruz iria ser substituída pela pena carcerária atual que deve ser de maneira pacífica que restaura o mal comportamento do malfeitor ou do revolucionário como taxaram Jesus Cristo e o entregaram ao tribunal de Júri do reinado romano: _ "Dai a César o que é de Cesar! E a DEUS o que é de DEUS!". Eis porque DEUS não pôde evitar que Jesus Cristo fosse julgado e morto na cruz: ele estava nas mãos de César, do reinado de Roma! No reinado do Ministério de DEUS em cada religião... O pecador, réu, revolucionário ou cúmplice é julgado na confissão e purificado do pecado no altar do holocausto de sacrifício onde, todo dia, Jesus transforma o pão e o vinho em seu corpo e em seu sangue para reparar os pecados e todos pertencerem ao seu corpo místico sacrossanto que une toda a humanidade terrestre na grande família de DEUS... De paz e amor mútuo e recíproco onde todos devem cumprir o decálogo para as cadeias se esvaziarem e o crime deixar de acontecer na face da terra! 
Todos devem desenvolver sua auto-estima e se sentir capaz de educar-se e buscar uma vocação remunerada ou um próprio negócio para se organizar com quem mora sob um mesmo teto de maneira digna e honrada! Devem deixar para sempre de fazer protestos e manifestos exigindo o impossível em leis e em dinheiro dos governos e de seu patrão. Todos precisam se sentir auto-suficiente e usufruir da liberdade democrática de maneira viável pelos meios de comunicação e nunca com passeatas pelas ruas nem tampouco com ultraje aos governos e autoridades, aos ricos e empreendedores que já pagam encargos sociais que aumentam em muito cada salário. Eles também já fizeram a inclusão social em todo o planeta terra! Resta apenas cada um se organizar até como empresário, comerciante, vendedor ambulante, consultora de vendas, doceira, ministro de estado e até como varredor de rua, pouco importa! O que importa na realidade é saber escolher uma vocação e procurar viver bem com sua família constituída! É ser bem comportado e nunca um malfeitor!
Por tudo isto, substituam o crucifixo até no cemitério pela imagem do Cristo Redentor que abraça quem morre e lhe dar uma vida nova para o crime deixar de acontecer em toda a humanidade terrestre! A morte deve acontecer em cada um que necessita morrer para renovar seu corpo e seu espírito de maneira natural e por suas próprias doenças, e nunca, com guerra nem tampouco com assassinato! Eis porque este ORÁCULO DE DEUS manda fazer essa substituição! Todos precisam compreender que a morte de cruz já foi substituída em todo o mundo pela pena carcerária. Poucos países no mundo ainda adotam a pena de morte e a morte de cruz deixou de existir! Pra que se lembrar nem encenar o crime? Ele não deveria sequer ser divulgado para todos se ligar e se inserir tão somente num contexto social mundial de saúde e paz! 
O Instituto Histórico continua sua informação: _ Nas festas de padroeiro em geral, e em especial, na Festa de Santana de Caicó, nos deparamos com um conjunto de ofícios e modo de fazer rituais e cotidianos, cada qual com funções e significados simbólicos, estéticos, sociais e econômicos particulares, atribuídos pelos executantes e por apreciadores. São saberes e fazeres - ligados à alimentação, a arte decorativa, ao artesanato - que podem ser encontrados em todos os municípios do Seridó. As comidas festivas, e os bordados, fazem parte da vida cotidiana dessa população e configuram seu patrimônio cultural.
O cantor carismático, PADRE HÉLITON MARCONI DANTAS DE MEDEIROS lançou seu novo CD: VIDA NOVA! _ "Vá em frente e não olhe para trás!". Eis o dever universal da humanidade terrestre! Isto é, todos irmanados num só coração, vivenciar novos dias, perdoar ofensas e ser perdoado com o firme propósito de nunca mais ofender aos irmãos nem em forma de manifestos populares que agride a prestação de serviços indispensáveis mesmo na vida cotidiana de todos!      
(AM) AGENDA COM MENSAGENS DIÁRIAS para o dia 09 de agosto: No segundo domingo de agosto se comemora o DIA DOS PAIS! Cada casal de pais devem ser para seus filhos: amor! Orientação! Paz! Amigos! Educação! Saúde! Segurança! Porto Seguro! Responsabilidade! Sorte! Ternura! Carinho! União! Esperança! Cuidado! Atenção! Bondade! Paciência! Luz! Reis do Lar! Fé! Superiores dos Filhos! Boa Ação! Conversa Amiga! Acordo! Vida! E o que mais? Converse com seus pais e dialoguem com eles no dia-a dia! Zelem pela paz e pela união de cada família para ter fim separação entre casal e seus filhos, desquite, divórcio, desprezo, solidão e má querência em toda a humanidade terrestre!
Escola Isolada de Bom Destino - Lagoa de Velhos - RN / 1968.
www.blogeducacionalvocacionalblogspot.com
ELEENETI PINHEIRO MEDEIROS DE ARAÚJO... PROFETISA! CREIAM!

Nenhum comentário:

Postar um comentário