segunda-feira, 5 de setembro de 2011

119. AUTODOMÍNIO POSITIVO

O autodomínio positivo deve ser uma constante na vida de todos para os pais se relacionarem bem com seus filhos e o professor conseguir dar uma aula em perfeita harmonia, reinando tão somente a voz do emissor ou do receptor em uníssono ou na coletividade. Todo governo e autoridade deve oferecer uma auto-escola corretiva produtiva para o infrator de leis reconhecer suas faltas, corrigir seus defeitos e, como os demais conterrâneos, dominar-se no sentido amplo do bom viver num comportamento ideal inerente a todo ser racional. Este, deve ser bastante inteligente para saber discernir entre o bem e o mal e seguir tão somente o que for bom para si e seus entes queridos.
O estabelecimento de ensino tem como função específica completar a ética de cada cidadão que é iniciada na família e alicerçada na formação profissional que deve ser aureolada com um bom caráter e marcada com a melhor personalidade. Isto se consegue se houver um autodomínio positivo de obediência e respeito entre o superior e o subordinado, inclusive na babá ou alguém que fica cuidando da criança para que ela cresça em graça e sabedoria.
Cada indivíduo deve se relacionar bem em cada família constituída e na sociedade como um todo através de um autodomínio positivo em relação as leis, códigos e normas que devem ser estudadas para serem cumpridas no dia-a dia.
Cada um deve respeitar para ser respeitado e eliminar no convívio diário: vaia, palavrão, violência, vingança, maldição, tentação, falso testemunho e tudo o que prejudica as pessoas com quem se convive no cotidiano.
O autodomínio positivo acontecerá de maneira fácil e abrangente em cada família e na história universal da civilização humana quando todos souberam silenciar a maior parte do tempo e só falarem na hora precisa e exata, de maneira coordenada. No momento difícil o silêncio deve reinar e até alguém se retirar do local para evitar atrito e briga e, nunca dizer besteira para nunca ferir sentimentos. Por outro lado, deve-se perdoar alguma má palavra que foi dita numa impetuosidade para cada um deixar acontecer um autodomínio positivo entre superior e subordinado no escalão hierárquico que existe na família que é a célula mãe de toda sociedade: a célula maior que forma a civilização humana em cada pátria.
Cada um examine sua consciência no dia-a dia para deixar de cometer os mesmos erros que são lembrados muito além do número bíblico: "deve-se perdoar 77x7 vezes!". O descaso de ir para o banheiro sem levar o necessário e ficar pedindo ou, deixar uma roupa no chão e o calçado até na porta de entrada deve ser substituído pelo autodomínio que cada um tem sobre si mesmo em ter a plena felicidade de gozar de sanidade mental e andar livremente: _ o autodomínio positivo deve começar em mim mesmo para me comportar bem e proporcionar na minha família e na sociedade uma autoestima em saber me posicionar como um animal racional no sentido amplo da palavra. Eis o dever de me comportar bem aqui e acolá! Em todo lugar!
Planeta Terra, 05 de setembro de 2011.
ELEENETI PINHEIRO MEDEIROS DE ARAÚJO orientadora educacional vocacional que sonha com um autodomínio positivo em cada um que raciocina, seja superior ou subordinado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário