quarta-feira, 21 de setembro de 2011

133. FAMÍLIA PEREIRA (Nomes de Destaque).

O seridó do Rio Grande do Norte é conhecido a muitos anos como "a casa da Família Pereira!".Isto se dá por muito influenciar na agricultura. Os nomes de mais destaque teve início no século XIX com o nascimento de Félix de Araújo Pereira e toda a sua geração de descendente. Muitos ainda conservam este sobrenome.
Félix de Araújo Pereira recebeu seu quinhão de terra de herança na capitania mor que abrangia todo o seridó e se estendia pelo sertão afora. Foram grandes pecuaristas da raça bovina Guzerá e holandesa. Nasceu e se criou na fazenda Garrotes em Acari e, por isto, era muito conhecido por Joaquim Félix dos Garrotes. Gostava muito de leiloar garrotes nas festas municipais e vendia boi erado. Eis o grande sucesso em ter conservado sua herança rural e ter conseguido o título de coronel. Naquela época era conquistado pelo poderio econômico. Os proprietários rurais que são chamados de fazendeiros e registrados como agricultor pecuarista era quem mais sobressaia no mais alto status social. _"Toda família que se prezava ansiava em ser fazendeiro, professor ou padre!", dizia o senso comum.
Félix de Araújo Pereira nasceu na Fazenda Garrotes - Acari - RN no dia 26 de fevereiro de 1818 e foi para a morada celeste no dia 23 de junho de 1905. Casou com Maria Suzana da Anunciação que nasceu no dia 10 de março de 1822 e foi para o céu no dia 02 de junho de 1877. Vale salientar que naquela época somente os filhos recebiam o sobrenome do pai e os conservava em muitas gerações de descendentes; as filhas recebiam mais de um nome próprio: Maria, Anunciação, Encarnação, Imaculada, Conceição, de Jesus e, outros, ao invés do sobrenome.
Pais de Félix e de Maria Suzana: Manoel de Araújo Pereira e Rita Fernandes; Joaquim de Santana Pereira. Avôs: Tomás de Araújo Pereira (2º.) e Tereza de Jesus Maria; Manoel Fernandes Pimenta e Manoela Dornelles de Bittenccourt. Caetano Camelo Pereira e Clara Maria dos Reis; Marcelo de Anunciação e Lima e, Ana Figueira de Jesus.
Toda a sua descendência figura como nomes de destaque em âmbito nacional e internacional, sobretudo seu filho Joaquim das Virgens Pereira de Araújo que mandou seu filho Raimundo Nonato Pereira de Araújo fazer a diplomacia na Inglaterra, exportando o algodão mocó que foi selecionado pelo irmão de Joaquim: Francisco Raymundo de Araújo, muito conhecido pelo "sábio empírico" e Chico Ferreiro por ser hábil em manejar com o ferro. Fazia grades de ferro e peças usadas no rebanho animal, como o ferro de ferrar gado na brasa e outras.
A família Pereira sobressaiu na governabilidade. Radir Pereira de Araújo e Cortez Pereira de Araújo ocuparam até o cargo eletivo de governador desse estado. Outros foram deputados estaduais prefeitos e vereadores municipais. Rainel Pereira de Araújo e seus filhos: Alzair e Alzamir foram prefeitos em São Tomé. Atualmente o vereador cruzetense: Cypriano Pinheiro Medeiros de Araújo é bisneto de Joaquim e de sua 2ª esposa: Cipriana Bezerra de Araújo, parenta próxima do coronel José Bezerra de Araújo, fundador de Currais Novos.
Além de diplomata no intercâmbio comercial com o exterior, Raimundo nonato Pereira de Araújo foi prefeito e vereador municipal em Florânia - RN. Dr. Sérvulo Pereira de Araújo, filho de Joaquim e Cipriana foi prefeito municipal em Cruzeta, Acari e Florânia. Foi Delegado da Ordem Social dos advogados do Rio Grande do Norte. Seus irmãos:  Miguel e Félix, foram vereadores municipais em Cruzeta. Pacífico Medeiros Neto de Araújo, neto de Joaquim e Cipriana, foi Prefeito Municipal em Jucurutu na gestão de 1977 a 1983. Foi aclamado por esta documentarista: Uma das Maiores Honestidades Públicas do Mundo. Alguns descendentes de Félix e Maria Suzana são diretores escolares e professores. 
Todos os filhos de Joaquim fixaram residência na zona rural de Cruzeta e deixaram seu marco na educação com a construção de um Grupo Escolar que oferecia ensino gratuito à população. Eis porque Félix de Araújo Pereira deve ser considerado oficialmente fundador de Cruzeta, um município seridoense que foi desmembrado de Acari. Recebeu este nome pela grande quantidade do peixe deste nome. 
Joaquim foi quem deu o nome a Cruzeta devido a junção dos três rios que cortavam sua propriedade: Quimporó, Rio do Meio e Salgado que formam o rio Seridó. Desembocam na bacia do açude de Cruzeta. Tanto o açude quanto a cidade de Cruzeta foram demarcados pelo "Sábio Empírico" que também recebeu esse título que lhe foi outorgado pelo cientista selecionador de algodão mocó: Arno Pearce, por ser muito prestativo. 
Alguns se destacam na magistratura como desembargador, Juiz de Direito Civil e Promotor Público. Outros ocupam cargos comissionados relevantes, são funcionários, comerciantes e industriais. Alguns possuíam caldeiras de descaroçar e prensar algodão. Eliana Amorim Pereira de Araújo, bisneta de Joaquim e Suzana foi o 1º. Desembargador feminino do Brasil. 
_ O verdadeiro civismo alicerça um bom caráter no cidadão com base na moral, tendo como fonte DEUS! O cidadão civilizado ama sua família e honra sua pátria. Age com eficácia numa ação intensa e permanente. A família Pereira pode ser assim considerada. Há poucos anos atrás Tácio Jerissati foi entrevistado na televisão: _ um nobre cidadão de sobrenome Pereira descobriu o Brasil antes de Pedro Álvares Cabral, mas ficou despercebido porque não registrou essa descoberta. Josefa Bezerra Borges, filha de Joaquim e Cipriana contava muito que dois nobres portugueses que eram irmãos vieram para terras de Cruzeta no século XVI. Casaram com duas irmãs indígenas. Um fixou residência em Cruzeta e o outro na Paraíba. O DVD que narra a origem de Cruzeta conta essa mesma história. A obra literária: Velhas Famílias do Seridó de Olavo Medeiros filho narra a origem de todo entrelaçamento dessas famílias. 
Bibliografia: O Mistério Divino em sua Humanidade, desta autoria. Trabalho escolar do tetra neto de Félix e Maria Suzana: Renato Régis Pinheiro Medeiros de Araújo e outros colegas.
Planeta Terra, 21 de setembro de 2011.
ELEENETI PINHEIRO MEDEIROS DE ARAÚJO historiadora da história universal da civilização humana.

Um comentário:

  1. Muito bom tia Elienete. Gostei do resgate da historia. Veja essa intrevista com Tio Raimundo feita por Luis da Camara Cascudo. http://cenasecoisasdavida.blogspot.com/2013/03/artigos-uma-reportagem-historica-do.html

    ResponderExcluir