terça-feira, 31 de maio de 2011

45. EDUCAÇÃO ALIMENTAR

A educação alimentar é feita por cada pessoa e precisa ser acompanhada pelo médico assistente ou pelo nutricionista para ser feita na qualidade e quantidade certa e exata, conforme sua necessidade corporal.
A alimentação deve ser adequada a qualidade de vida de cada membro de uma família e da sociedade como um todo que costuma se alimentar fora de casa.
Isto só acontecerá se a Vigilância Sanitária impor limites, desde a fabricação e venda de todo e qualquer produto alimentício em sua matéria prima e seus derivados que são conservados em enlatados ou empacotados, em bebidas e em adoçantes.
O consumidor deve ficar atento para o que vem escrito na embalagem de cada produto alimentício e impor limites a si mesmo para nunca temperar com sal, alho, pimenta, óleo, margarina, açúcar, etc. O que já vem com esses ingredientes em sua fabricação para evitar por exemplo a pressão arterial alta que, segundo um amigo só tem cura se a pessoa deixar de comer sal durante toda a sua vida: _ "eu era hipertenso. Deixei de comer com sal há 20 anos e, graças a DEUS nunca mais precisei tomar remédio durante esta temporada". Fiquem certos: o que mais ocasiona doenças e mortes é o excesso alimentar. Por isto, deve ser bem regrado na gestante e no seu filho ao nascer e, ser bem acompanhado por um regime alimentar ao longo de sua vida.
Isto é algo tão difícil e quase ninguém obedece ao limite alimentar à ponto de cientistas e médicos adoecerem e morrerem. Cada família precisa se conscientizar de que o açúcar e o adoçante em excesso é doentio. A fruta e o leite já contém lactose e devem ser saboreados em forma natural. Todos precisam se limitar no hábito alimentar diário e as lanchonetes e restaurantes devem seguir uma regra geral ditada por lei para oferecer uma alimentação saudável a toda a população.
Alimentos diet e light devem constar no cardápio diário sem nunca exagerar porque, tanto o sal quanto o açúcar são ingredientes indispensáveis a uma vida saudável. "O sal que perdeu o seu sabor deve ser jogado fora", diz a nossa Bíblia Sagrada. Dar para entender que, quem não pode mais comer sal adoece e morre porque perdeu o funcionalismo perfeito de seu organismo. A metáfora e a parábola estão presentes na escrita da Bíblia porque DEUS gostava de se comunicar com seu povo partindo do concreto para chegar ao abstrato, isto é, mostrando a matéria para a parte espiritual do ser humano ser bem entendido por todos.
_ Eu vou tomar soro?
_ Vai, sim! Está em estado de "coma", isto é, prestes a morre! Vai ficar sem se alimentar para deixar de ser guloso! É diabético porque come demais!
Isto é uma verdade incontestável e toda a mídia alerta o consumidor para se alimentar com qualidade de vida: cada pessoa deve tomar 02 litros de água potável durante o dia que pode também ser em forma de líquido do refresco; só pode se alimentar com 05 tipos de frutas por dia ou 05 tipos de suco variado, ou refrigerante, café, ou leite, ou chá, isto é, 05 tipos de líquido na medida exata de uma xícara ou copo. A indústria já fabrica porções de alimento suficiente para cada refeição, desde o recém nascido até a velhice. A dona de casa deve fazer a feira semanal, incluindo o lanche escolar. Quando chegar o final de semana é para todos cooperar e a família toda ter se alimentado com qualidade de vida.
Francisco e Josefa, esta pedagoga e muitos casais conseguiram criar seus filhos se alimentando tão somente na hora exata, num cardápio sadio variável, assim. Naquela época, porém, não havia uma informação alimentar tão perfeita quanto na atualidade e alguns foram prejudicados e ficaram obesos e doentes.
O aluno da escola pública deve se conscientizar de que "papai e mamãe governo" já dar a merenda escolar e deve reservar sua mesada mensal que é dada para comprar alguma necessidade pessoal ou da escola e evitar está extrapolando o orçamento doméstico ou endividando com uma alimentação excessiva ou com coisas desnecessárias e supérfluas.
A dona de casa deve reservar a bolsa família que é dada agora também pela "mamãe governo" para comprar tão somente a medida exata do pão e do leite de cada dia e se inscrever nos programas  beneficentes para saber bem administrar o que dispõe em dinheiro, proporcionar qualidade de vida a sua família, "ter uma saúde de ferro" e nunca adoecer. É esta a meta viável na educação alimentar que deve ser vivenciada desde a concepção de um filho no ventre materno e vigorar por toda a sua vida na medida possível do limite do hábito alimentício.
Cada um deve determinar limites diário para poder ingerir doce, massa e gordura na quantidade exata e evitar a diabetes e outras doenças do guloso. Precisa também se confessar para ter força espiritual para exterminar o vício da gula que não é nada fácil.
Por outro lado, cada estabelecimento de ensino e área de trabalho só deve vender alimentos tão somente na hora do recreio ou nas principais refeições do dia. Deveriam vender frutas até porque, um dos princípios da economia é que, quanto mais se baixa o preço do produto mais se vende. Isto é válido demais para a lanchonete deixar de vender a massa doentia e "cara pela hora da morte" pela saborosa fruta que todo mundo ía comprar. Poderia só vender suco de frutas e nunca o doentio refrigerante que em muito altera as taxas sanguíneas e pode ocasionar a feia obesidade para haver o equilíbrio bíblico corporal com saúde e felicidade para todos, com elegância e beleza.
"Papai e mamãe governos" estão de parabéns pela qualidade da merenda escolar que é balanceada por um nutricionista para ter fim a desnutrição e o raquitismo infantil.
_ Você é muito magra!
_ Era diabética e obesa. Deixei de comer açúcar e massa e, graças a DEUS emagreci.
_ Dizem que a massa depois de deglutida se transforma em glicose ou açúcar!
_ Você é bem feita de corpo, benza-te DEUS! É casada?
_ Sou e mãe de filhos. A alimentação de minha casa é feita por mim! Costumo assar carne na churrascaria e evito o óleo de cozinha e a margarina. Nunca nos alimentamos fora de hora nem fora de casa, à não ser numa festa ou em viagem com muito cuidado para não extrapolar a quantidade de comida!
Renato Régis Pinheiro Medeiros de Araújo, sua família e muitas outras pessoas gostam de conversar e repassar o que aprende na escola ou assistiu no programa ou leu: o azeite de Oliva contém o bom colesterol e o óleo de cozinha frito transforma o bom colesterol no ruim quando é feito a sua segunda fritura.
_ Um suco feito com três tipos de frutas equivale a uma refeição, ensina a televisão.
_ É isto mesmo! É só saber o paladar apreciado e variar o cardápio de cada refeição com um suco ou leite ou com o gostoso café com leite e uma torrada ou hamburger, uma pizza, uma feijoada com arroz, uma macarronada, uma sopa e, a refeição é forte, sadia e nutritiva!
_ Ou com um pirão de mocotó e arroz, lembrando-se de temperar com cheiro verde e hortelã ou manjericão para proteger o fígado. Aliás, o chá de manjericão é bom demais para parar vômito e curar o intestino  da   comida que ofendeu. Depois do come e bebe exagerado, evita a ressaca!
É minha gente, vão divulgando este círculo da boa leitura para se inserir num contexto mundial com toda educação alimentar. Foi isto que faltou aos nossos antepassados e sentimos falta e saudades de nossos entes queridos que não tiveram a felicidade de ser bem informado com estas orientações educacionais vocacionais. Obrigado pela preferência e até amanhã se DEUS quiser!
Planeta Terra, 31 de maio de 2011.
ELEENETI PINHEIRO MEDEIROS DE ARAÚJO que adora transmitir o oráculo de DEUS a sua querida humanidade!

Nenhum comentário:

Postar um comentário