terça-feira, 24 de maio de 2011

39. A ÁGUA SAGRADA

A água é um elemento natural da própria natureza que pode ser considerada sagrada porque é um líquido precioso indispensável à vida animal e vegetal em todo o planeta terra. Eis porque ela deve ser armazenada em cada residência domiciliar e em todo o prédio e, nunca desperdiçada. Todo domicílio residencial deve ter sua cisterna e sua caixa de água que deve ser bem lavada ao menos duas vezes ao ano ou quando for necessário. Pode-se até recordar o governo de José Agripino Maia e de outros governos, distribuindo panfletos nesse sentido.
A água é também sagrada porque ela aparece de maneira misteriosa através de um ciclo constante da sua evaporação sob o calor do sol, é armazenada nas nuvens e cai sob forma de chuva quando DEUS abre o chuvisco ou o grande chuveiro no céu e faz cair milhões de pingo de água que vem como um minúsculo fio transparente finíssimo e quase invisível ao olho nu ou numa chuva de gelo que também é chamada a chuva de pedra que amedronta e pode até causar acidentes em desabamentos ou matar algum animal porque, em algumas vezes, vem acompanhada de raios, faísca e trovão e cai em forma de tempestade.
Todos podem concluir que, tanto o efeito e aquecimento do sol e a caída da chuva são indispensável à vida do animal e da planta que vive e mora no planeta terra.
A água é um líquido transparente, incolor, insípido ou sem gosto, inodora ou sem cheiro próprio. É encontrada sob forma de água doce ou potável  porque é  agradável ao paladar; salobra ou salgada porque tem gosto ruim e, salgada, que é encontrada nos oceanos e mares.
Existe vertentes de águas que são chamadas nascentes que formam correntezas em rios e riachos que desaguam em açudes, barragens e em mares ou noutros reservatórios que a armazenam. Esse terceiro milênio requer o desvio da corrente de água e o despejo de esgotos dos oceanos e mares para eles deixarem de invadir e destruir cidades e dos rios e reservatórios de água para eles serem despoluído. O fenômeno natural do encontro da água dos rios com a água do mar é chamado de pororoca e forma uma beleza natural encantada na mistura delas que chegam até a mudar de cor onde ninguém se atreve entrar porque sabe que sua grande força o deixará sem vida. 
Aliás, a força da correnteza da água é imensa e por isto se diz: _ "não se atreva a remar contra a maré!". Quando alguém está em dificuldade se costuma dizer: _ "está remando contra a maré", isto é, sem retorno, sem recompensa, sem lucro, sem saída! É a maré enchente ou vazante que bota tudo pra fora do mar ou  leva tudo o que tem na beira da praia para dentro dele. Existe até crendices que são ensinadas no folclore  à respeito do banho no mar ao amanhecer do dia de ano novo que é comemorado no dia 1º. De janeiro. 
Eis o dever sagrado dos pais em ensinar aos filhos nadar desde a mais tenra idade. Aliás, todo estabelecimento de ensino deveria se encarregar disto porque a natação é uma das modalidades de esportes mais perfeitas para o corpo e para a mente funcionar de maneira saudável. Experimentem construir piscinas até em presídios que verão a mudança comportamental no detento.
Existe uma diferença muito grande entre o esporte que oferece saúde, tal qual a natação, a caminhada e o ciclismo para o que pode ocasionar brigas, quedas e traumatismo, como o futebol, o basquete e outros competitivos onde se corre e pode ser machucado. O judô e o Caratê, nem se fala, deviam deixar de existir. Bem, já se fugiu do assunto, mas vamos lá! Quando se está escrevendo vai longe! O pensamento voa muito mais rápido do que a antena dos meios de comunicação! 
O rio Tietê e outros que transbordam e costumam inundar áreas urbanas e rurais à ponto de causar danos e prejuízos à população devem ser canalizados para abastecer cidades e zona rural vizinha, tal qual o rio Beberibe e Capiberibe que banha Recife, a grande Veneza brasileira. Os reservatórios de água devem conter comportas emergenciais para serem abertas em caso de enchentes torrenciais e excessivas ou conter um dique protetor contra inundação como na cidade de Jucurutu - RN.
Há necessidade da água do mar ser desviada para grandes lagoas ou abismos para se destinar ao turismo e deixar de inundar e destruir cidades em todo o mundo. Isto se justifica plena mente porque todo ano chove em toda a extensão marítima e muitos rios e rede de esgoto desaguam ou são despejados dentro dele à ponto de transbordarem e inundarem locais habitados, até porque, "de onde se tira e não se bota, termina sem nada". O mesmo raciocínio lógico pode ser feito: onde se bota em excesso, termina transbordando, como o caso do come e bebe exagerado que embriaga e ocasiona doenças e mortes por causa da bebida e do alimento excessivo.
A água também existe no subsolo e é louvável e merece elogio os programas de perfuração de poços para abastecer a população ou as fontes de água mineral que garantem qualidade de vida a quem a ingere.
O petróleo é um minério que é extraído dentro da água e o sal é feito pela decantação da água do mar ou salobra. O Brasil contém o pulmão do mundo no Estado do Amazonas com o maior índice de água potável em todo o mundo. A região central do Brasil contém a maior fonte mineral do mundo. Nosso país é um dos maiores produtores de petróleo do mundo o que isto significa dizer que, tanto a água deve ser oferecida de graça a todo brasileiro que queira economizar, quanto o combustível do petróleo, inclusive o bujão de gás deve baixar em muito de preço, sendo que, a população de baixa renda deve ter a garantia da água e do bujão de gás, ou lenha ou carvão gratuitos para ter fim a "desculpa amarela" de que roubou ou assaltou para comprar ou pagar elementos sagrados e indispensáveis a todo consumidor que ganha pouco e precisa comprar de tudo para se manter com honra e dignidade humana de filhos de um único dono do mundo: DEUS... Que, há milênios e milênios, desde a sua sagrada e misteriosa criação divina, dar, de maneira gratuita, o sol para iluminar, aquecer e evaporar a água com o seu calor e, a água, elementos indispensáveis ao animal e ao vegetal da face da terra!
Pense nisto, governos e autoridades que fazem os diversos programas de inclusão social ou beneficentes em todo o mundo! Procure economizar a água e a energia elétrica, consumidor, para estes fornecimentos nunca serem cortados nem tampouco faltarem ao seu consumo diário e ininterrupto! Sigam o bom exemplo de Francisco Pinheiro Borges que deu água potável a população de 07 municípios vizinhos e foi abençoado por DEUS em sua geração numerosa bendita e descendente. O Bom exemplo de Pacífico Medeiros Neto de Araújo que construiu açude e perfurou poços em todo Jucurutu e garantiu água a toda a sua população. Fez muito mais: construiu chafarizes na cidade para dar água potável! Fez passagem molhada no grande Rio Piranhas para ninguém ficar encalhado nas estradas ou dava a canoa gratuita para os passageiros fazerem a baldeação para o outro lado do rio.
Planeta Terra, 24 de maio de 2011.
ELEENETI PINHEIRO MEDEIROS DE ARAÚJO que está oferecendo este círculo da boa leitura para ser impresso todo dia, exposto em murais e em painéis na família e na sociedade, sobretudo na escola e no presídio! Toda segunda feira deve ser renovado e bem guardado para ser encadernado em todo final de ano!            

Nenhum comentário:

Postar um comentário