terça-feira, 19 de julho de 2011

84. O SISTEMA DE ENSINO

O sistema de ensino público existe desde o século XVII e oferece condições de estudo para todos que quiserem estudar e conquistar um diploma ou certificado em busca de uma futura profissão. A orientação educacional vocacional tem como função específica inserir o educando num contexto social que lhe possibilite reconhecer suas faltas, corrigir seus defeitos, conquistar sua profissão ou ter seu próprio negócio no cumprimento das leis para cada família se manter com toda honra e dignidade.
"_ As cadeias serão esvaziadas porque não existe mais nenhum criminosos", garante as nossa profecias bíblicas.
É isto que oferece este terceiro milênio onde governos e organizações não governamentais mantém um sistema de ensino que ensinam e dão condições para a prática tão somente do bem. Resta apenas toda a mídia cooperar com programas formativos que condicione toda a humanidade ao cumprimento do dever e à uma vida plena e saudável. "Cada um deve fazer a sua parte para todos fazer o total" em busca da profissionalização e do bom comportamento que deve ser bem alicerçado no sistema de ensino escolar com o devido cuidado de silenciar quando for preciso para aprender a deixar ecoar tão somente a voz do emissor ou do receptor na hora exata e precisa e cumprir o estatuto escolar.
O professor deve ser bem respeitado e, todo educando "deve fazer tudo o que o mestre mandar" para valorizar essa grande oportunidade pública de se engrandecer em nome e sobrenome no cumprimento do dever diário e ininterrupto ao longo de sua vida.
De acordo com a agenda escolar do Colégio Contemporâneo de Natal "a escola é considerada como um espaço cultural onde se transmite instrumentos de aprendizagens essenciais que visam a formação ética do educando fundamentada em quatro pilares da educação: aprender a conhecer, aprender a fazer, aprender a conviver com os outros e aprender a ser!".
_"A perspectiva desse trabalho educacional está voltada para uma educação cidadã e compreende a realização plena do ser humano, respaldada na construção e reconstrução de conceitos e, o fortalecimento de valores indispensáveis para um convívio salutar e de prosperidade".
_"Na realização e concretização do processo de ensino e aprendizagem, a participação da família é fundamental em parceria com a escola para se efetivar a boa qualidade de todos que fazem a clientela escolar".
O currículo escolar é amplo na distribuição de várias disciplinas que oferecem um ensino aprendizagem do conhecimento necessário que capacite cada educando ao palco do saber, transformando o senso comum em saber empírico e sistematizado nos diversos cursos, desde o ensino infantil ao fundamental, médio e universitário. 
Todo sistema de ensino oferece diversos conhecimentos, arte e cultura numa perspectiva de oferecer um ensino aprendizagem através do estudo e da avaliação individual, em grupo, pesquisa e apresentação de trabalhos diversificados em seminários, fóruns, reuniões, excursões, etc. A moderna informática exerce um papel de suma importância revelante no espaço educacional vocacional cultural e garante a formação integral do educando nesse terceiro milênio que oferece "mil e uma" maneiras de cuidar bem de si mesmo e de quem convive no dia-a dia com toda obediência e respeito humano mútuo e recíproco na história universal da civilização humana.
Cada entidade de ensino elabora o seu regimento interno e estatuto escolar que deve ser entregue a cada estudante no ato da matrícula para ser estudado com sua família e entregue com as devidas assinaturas no primeiro dia de aula e bem guardado na sua pasta individual.
Quando todo sistema de ensino e diversos órgãos que oferecem trabalho e lazer agirem assim, certamente  cada um irá se esmerar em se comportar bem e cumprir o regulamento. Segundo a obra literária do Pequeno Príncipe de Saint Exupéry: "regulamento é regulamento" e deve ser cumprido por todos na família e na sociedade sem constatação nem rebeldia, nem tampouco com regras de exceção! Todo ele deve ser cumprido em sua íntegra sobretudo no sistema de ensino onde, dois e dois são quatro ou se lê vinte e dois. A ciência é exata em muitas de suas questões e respostas onde não existe alternativa. O resultado é um só para todo educando matriculado na escola se ele incorporar e praticar o regulamento de boa vontade com o único objetivo educacional vocacional de cumprir o seu dever e buscar o exercício de sua cidadania através do concurso ou do próprio negócio.
O fim do fracasso escolar vai acontecer quando houver assiduidade e pontualidade, obediência e respeito em toda clientela escolar. Chegar e sair de todo e qualquer lugar na hora exata e precisa e, cumprir com o regulamento que reina naquele local é dever universal no ritmo do desenrolar da sua história humana. Afinal, é o único animal racional da face da terra e tem a sublime missão de cumprir todo e qualquer regulamento "sem pestanejar!". Tudo isto deve ser uma constante na vida de todos para evitar vexames, estresse e contratempo  entre familiares e amigos que conduzem o aluno ao sistema de ensino e merecem toda estima e consideração pelos seus entes queridos: passageiros de viagem num trânsito livre ou congestionado ou a simplicidade de pegar na mão da criança e ir caminhando pela estrada afora onde, a grande maioria, ainda tem que chegar na hora exata no seu trabalho.
Eis o dever sagrado de todo governo e autoridade na família e na sociedade, ler e divulgar internacionalmente o blogeducacionalvocacionalblogspot.com para todos se habituar ao círculo da boa leitura e ser um bom cidadão no sistema de ensino em todo o mundo.
Fonte: agenda escolar do Colégio Contemporâneo de Natal que foram enriquecidas com a prática educacional vocacional desta professora que conseguiu mudanças comportamentais em 14 estabelecimentos de ensino expondo a boa leitura em murais e painéis e, escrevendo para governos e governados.
Um agradecimento é dado ao vereador Cypriano Pinheiro Medeiros de Araújo que conseguiu junto as autoridades competentes a restauração do asfalto de Cruzeta a Caicó, de Caicó a Jucurutu. Que todo governo tenha o devido cuidado de ampliar e restaurar calçamento e asfalto para ter fim acidentes e desastres em todo o mundo. As pontes também merecem ser feitas para jamais um só motorista e passageiro, sobretudo o estudante rural, ficar encalhado nas enchentes e sangrias e nunca perder um só dia de aula!
Planeta Terra, 19 de julho de 2011.
ELEENETI PINHEIRO MEDEIROS DE ARAÚJO que busca um mundo melhor através do cumprimento do dever de toda a humanidade terrestre!      

Nenhum comentário:

Postar um comentário