segunda-feira, 18 de julho de 2011

83. FIM DO FRACASSO ESCOLAR

O fim do fracasso escolar acontecerá em todo estabelecimento de ensino quando todo estudante tiver plena consciência de que o estudo é uma atividade intelectual que requer silêncio no desenrolar da mesma, desde à entrada do portão até a saída para se ouvir tão somente a voz do emissor ou do receptor em uníssono ou individual, mas de maneira coordenada precisa e no momento exato. Eis o dever dos alunos indisplinados fazer cartazes mostrando a necessidade de reinar o silêncio em todo e qualquer lugar e, falar baixo para nunca estressar nem tampouco fugir da rotina de um trabalho que requer atenção e boa vontade em toda a sua clientela.
A atenção é uma habilidade que deve ser trabalhada na turma de alfabetização com a leitura de um texto feito por uma fila de alunos. Um inicia a leitura até o primeiro parágrafo. O que estiver atrás continua lendo para todos se sintonizarem na leitura "sem pestanejar!". Depois, cada um que leu vai dizer o que entendeu naquela leitura. O professor poderá completar. É esta a orientação educacional mais importante no período de alfabetização. Depois que cada um ler com atenção e souber codificar ou compreender o que foi lido é que se realiza o processo de alfabetização propriamente dito.
A matemática e ciências que necessitam das quatro operações aritméticas deixarão "de ser um bicho papão" quando o professor perguntar o resultado da mesma em sala de aula e, dizer firme e forte: _ só vai responder quem tiver a certeza de que sabe o resultado para nunca perturbar a mente dos que ainda não aprendeu. 2+2? Quatro. 2-2? Zero. 2x2? Quatro. 2 dividido por dois? Um.  Fazendo a mesma pergunta com os mesmos números nas quatro operações fundamentais da aritmética e, mandando cada um ir escrevendo no caderno de borrão que hoje é chamado de anotações pela sequencia, um embaixo do outro. O professor poderá repetir todas as perguntas que fez e cada aluno responderá olhando para sua anotação. Ele deve avisar: olhe o resultado na sequencia! Agora, a pergunta é alternada!
Após essa atividade de perguntas e respostas, o professor deve fazer um ditado com dez palavras chaves desse ensino aprendizagem. Logo após ele mesmo corrigirá na lousa. Todos deverão ler numa só voz coletiva, em uníssono. Isto é muito importante porque não corre o risco de um aluno escrever errado e perturbar alguma mente: _ meu DEUS? O resultado é este ou aquele? Como foi escrito? Como foi respondido? Eis o maior segredo para se aprender de maneira definitiva. Isto se justifica porque esta documentarista sempre estudou assim e teve a graça divina de ser aprovada no vestibular de pedagogia depois de ter terminado o curso científico a 21 anos atrás!
Toda leitura deve ser lida antes pelo professor: _ prestem a atenção na entonação da voz quando aparecer um sinal de pontuação, o texto for em prosa ou em verso. Depois, _ leiam comigo! Agora leiam só, de maneira individual e pela primeira fila. 
Tanto a língua portuguesa como a língua inglesa sempre foi estudada assim: escrevia em português e em inglês. Cobria, dizia, descobria para ver se estava certo e escrevia em inglês ou o tempo do verbo ou algum estudo de cada disciplina como biologia e outras. 
  
Todo professor deve sempre perguntar assim em toda disciplina e mandar anotar a resposta para todos aprenderem em sala de aula e o ensino aprendizagem ser nota dez porque só responde quem sabe do resultado me depois todos que anotaram a resposta.
O tempo será bem dividido para toda aula iniciar com esse tipo de chamada oral e escrita no quadro negro que hoje é verde para não prejudicar a vista. É chamado lousa.
O diploma do ABC é entregue a todo aluno da alfabetização. Eis a melhor maneira de alfabetizar e aprender "de cor e salteado" as quatro operações aritméticas para ser realmente um aluno alfabetizado que exerce um domínio promissor no ensino aprendizagem que requer habilidades indispensáveis ao mesmo: silêncio, atenção, estudo diário também em casa e saber codificar sinais inerentes que são o sustentáculo e o alicerce até no curso de doutorado. Eis o maior segredo do fim do fracasso escolar.
Todo portão da escola e da repartição de trabalho só deve abrir na hora da entrada e na hora da saída desses prédios para evitar gazear aula ou sair do expediente de trabalho. Assinar o ponto na hora de chegada e de saída é dever de todos e deve fazer parte do regimento interno de toda e qualquer repartição.
Até na hora do recreio deve ser proibido correr para evitar suar e gritar para nunca a mente ser perturbada e nem ficar estressado.
A caligrafia e a cópia é "o santo remédio" para corrigir todo erro e ocorrência se o texto for coerente com esclarecimentos e conselhos que poderão corrigi-lo. Poderão ser feitas pelo coordenador de disciplina e pelo orientador educacional vocacional que deve existir em todo local de estudo e de trabalho.
A biblioteca pública deve existir em ambos, inclusive em cada presídio onde o preso deverá também estudar de maneira obrigatória no ensino à distância. Todo aquele que for expulso da sala deverá ir em silêncio para a biblioteca fazer uma caligrafia ou cópia para se corrigir a tempo e sempre se comportar bem em todo e qualquer lugar. Quando fizer uma atividade ou terminar algum trabalho deverá ir em silêncio para a área de recreio e conversar baixo para nunca perturbar o desenvolvimento intelectual dos seus colegas.    
Estudante amigo! Tanto faz estudar em qualquer um estabelecimento de ensino. O responsável direto pelo seu bom comportamento e por seu êxito no ensino aprendizagem é cada um de vocês! Pense nisto! Estude todo dia e seja bem comportado para se engrandecer em nome, em sobrenome e na sua pátria amada porque ser um futuro profissional competente é dever de todos. O bom comportamento é uma sublime missão para agradecer a DEUS o dom gratuito da vida e ser um tesouro para seus pais que lhe geraram no seio de sua família na certeza em dar continuidade a determinação divina: "crescei! Multiplicai-vos! Dominai a terra e tudo o que nela existe!". Eis o fim do fracasso escolar que depende diretamente do professor exercer um autodomínio sobre sua clientela, inclusive no presídio e, ser obedecido por toda a sua clientela em busca de um mundo melhor sem trégua nem conflito, mas de seres racionais que pensam e agem bem "porque têm uma cabeça para pensar e agir bem e, nunca porque prego também tem!". Vá para a Internet estudar e pesquisar e nunca para se viciar em jogo eletrônico!
Planeta Terra, 18 de julho de 2011.
ELEENETI PINHEIRO MEDEIROS DE ARAÚJO uma cidadã do governo celestial num pacífico novo mundo bíblico de ordem e progresso internacional! 

Nenhum comentário:

Postar um comentário