quarta-feira, 27 de julho de 2011

89. MUDANÇA COMPORTAMENTAL

A educação é um processo rápido ou lento, dependendo do especialista em educação oferecer bons ensinamentos e sua clientela ouvir, incorporar e por em prática no dia-a dia.
Graças a DEUS esta professora em orientação educacional vocacional conseguiu mudanças comportamentais em tempo recorde até de 28 dias de aconselhamento ao vivo em 14 estabelecimentos de ensino onde lecionou. Costumava mandar fazer fila com sua clientela numa área coberta do recreio escolar 10 minutos antes do início do primeiro horário letivo. Elogiava os acertos e aconselhava quando era preciso.
A Escola Estadual Joaquim José de Medeiros foi uma delas num universo populacional de mais de 400 alunos, no ano de 1996.
Técnicas pedagógicas aplicadas: Fazer fila. Acompanhar cada turma. Permanecer num local. Determinar normas pedagógicas. Respeitar para ser respeitado. Deixar o superior no pedestal. Saber silenciar, ouvir ou falar. Mensagens e canções. Execução funcional ou tarefa e trabalho específico, dentre outras. 
Saber silenciar sempre que for preciso porque o ensino aprendizagem requer um raciocínio lógico. É um trabalho intelectual e requer um ambiente propício ao seu desenvolvimento com bastante atenção para só ecoar tão somente a voz do emissor e do receptor individual ou coletivo, mas sempre em uníssono. Até na hora do recreio é necessário falar baixo para evitar agitação, briga e tumulto.
A fila é uma técnica pedagógica muito antiga. É usada na organização de pessoas em várias situações. É uma ordenação de localização de pessoas que vão chegando num determinado local para serem atendidas. Ela indica igualdade no tratamento social coletivo para entrar e sair em determinado lugar com ética e justiça e ser atendido pela ordem de chegada. Cada turma de estudante deve fazer fila na entrada e na saída da sala de aula para, compenetrados, se prepararem em silêncio para o desenvolvimento do ensino aprendizagem.
Em cada pai, mãe, professor e superior deve haver um autodomínio positivo sobre seus filhos e toda clientela de maneira determinante, firme e forte. Todos precisam obedecer aos pais e superiores para reinar o melhor comportamento familiar e social em todo e qualquer lugar.
"Nenhuma palavra má saía de sua boca, mas só a que for útil para a edificação, sempre que for possível e benfazeja aos que ouvem". Eis uma determinação bíblica para cada um só ensinar tão somente conteúdos programáticos formativos e informativos, de conhecimentos gerais que possam inserir a humanidade terrestre num contexto social de saúde e paz.
Gracinha, aluna da 6ª série B, assim se expressou: um belo dia uma senhora de cabelos grisalhos subiu os degraus da escola e nos convidou a fazer a fila. Deu bom dia e proferiu a oração do pai nosso. _ Meus filhos!  Todo dia se comporte bem na família e na sociedade! O que vieram fazer aqui? Para que se matricularam na escola?
_ Estudar para ser gente!
_ Como vão conseguir isto?
_ Com um bom comportamento, prestando atenção, fazendo silêncio e só falando o necessário na hora exata!
_ Estão dispostos a agir assim?
_ Estamos!
_ Irão conseguir isto sozinhos?
_ Precisamos da cooperação de todos porque formamos uma turma.
Aqui se expressa os sinceros agradecimentos por todos os animais e seres humanos racionais que assumem o seu gênero pessoal nato e querem se comportar bem na família e na sociedade da grande família de DEUS, perpetuam a sua própria espécie e tornam leis, regulamento, mandamento e código coerentes com seus dez mandamentos!
Planeta Terra, 27 de julho de 2011.
ELEENETI PINHEIRO MEDEIROS DE ARAÚJO LP - 1609 e 650 - RN - MEC - BRASIL - AMÉRICA DO SUL.   
    

Nenhum comentário:

Postar um comentário