segunda-feira, 7 de julho de 2014

787. Irmã Andréa (Poesia). A Nossa Vida ( 104). Al Smith e Osvaldo Lamartine de Faria. AP.

IRMÃ ANDRÉA
ELEENETI PINHEIRO MEDEIROS DE ARAÚJO
Natal, 5 de agosto de 2002.
I
Irmã Andréa! A doce e amiga freira
Que sempre estampa o sorriso nos lábios
Mesmo estando muito atarefada:
_ Eli, minha querida Eli!
_ Eu preciso de sua ajuda!
_ Temos muito a fazer!
_ A Juventude Estudantil Católica 
_ Vai ter um encontro
_ Temos que organizar tudo!
II
_ Vamos fazer o planejamento
_ Dos três dias de encontro!
_ Você, como líder estudantil
_ E eu como dirigente da juventude!
_ Você sabe? Vai ser em Ponta Negra
_ Na nossa casa de veraneio!
_ Temos que escolher
_ As leituras para as reflexões
_ Com temas significativos!
III
"Os cantos devem ser escolhidos".
"O da Juventude Estudantil Católica"
"É imprescindível! Além de bonito"
"Ele expressa muito bem"
"O lema de cada jecista!".
_ Vamos recordá-lo?
"Isto para todo jecista"
"Senti-lo e segui-lo na íntegra!".
_ É isto o que se quer de todos, não é?
IV
"É isto mesmo, Irmã Andréa!".
"Estamos de parabéns"
"Por termos uma dirigente"
"Que dirija a juventude tão bem!".
"Aliás, a senhora é perfeita"
"Por ensinar tão bem!".
"Pratica o que ensina"
_ "Com fé, esperança e amor!".
_ O amor que é caridade!
V
_ "Um amor fraternal"
_ De convivermos como irmãos
_ Unidos e felizes
_ Para ver julgar e bem agir,
_ Segundo cada missão
_ Que cada um vem aqui cumprir
_ Com fé no SUPREMO MAIOR
_ Em Nossa Senhora das Neves
_ Em São Tarcísio, patrono da juventude!
VI
_ "Nossa vida é maravilhosa!
_ Nós só temos o que agradecer
_ Tanto você quanto eu,
_ Convivemos mui felizes
_ Com todos os que nos rodeia!
_ "Nenhuma manhã sem oração"
_ Nenhuma noite sem arrependimento e perdão!
_ Assim plantamos a semente
_ Em cada coração de toda a gente!
Por isto, A NOSSA VIDA convida toda a humanidade terrestre a seguir uma religião e sempre reunir-se em oração e em encontros reflexivos para deixar o DIVINO ESPÍRITO SANTO santificar nossas almas e cada um aprimorar o melhor relacionamento familiar e social em todo o mundo. Cada religião deve oferecer internatos e creches em tempo integral para inserir toda a humanidade num contexto social de saúde e felicidade onde DEUS é a nossa luz maior no caminho da vida para sempre seguir-se um rumo certo em todos os setores vivenciados. Assim, o aprendizado estudantil torna-se eficaz e compensador numa vida bem direcionada onde se completa a educação que vem de casa e é bem alicerçada num bom caráter numa personalidade marcante e compensadora para povos e nações.
A NOSSA VIDA sempre recorda um pouco de uma das famílias que são os melhores exemplos de vida como a de Francisco e Josefa e muitas outras que foram relatadas na obra literária Chicó Pinheiro, de Ivo e Haroldo: _ Luís da Câmara Cascudo conta que Al Smith foi governador do Estado de Nova York e chegou a disputar em 1929, perdendo para Hoover, a presidência dos Estados Unidos da América. Um dia perguntaram-lhe: _ Onde fez o curso universitário? _ "Rosnando, risonho e baixo no Fish's Market". Sim, foi no mercado de peixe de sua cidade, onde trabalhara, que o político norte americano aprendeu as coisas do mundo. O mercado foi a sua universidade. A universidade da vida!
_ Osvaldo Lamartine de Faria, sertanejo de alta estirpe fincada no chão do Seridó e que depois veio se arranchar nas ribeiras do Potengi, escritor respeitado nos centros mais cultos do país e que detém, merecidamente, o título de Professor Honorius Causae da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, gosta de dizer, em arejados e hospitaleiros capiás, que os mestres de couro e velhos pescadores de açude foram sua verdadeira universidade. Recolho do Livro de Osvaldo, "Em Alpendres de Cauã", essa sua fala: _ "Vivi por alguns anos numa fazenda sem conforto da BR, sem eletricidade, sem rádio nem TV. Após o dia de trabalho e a ceia de coalhada ao pôr do sol em redes de alpendre, se conversava até cabecear de sono. Repetia as mesmas relhas com Pedro Américo de Oliveira - Pedro Ourives (1878-1964) e seu filho Francisco Lins (1916-1990), mestres de couro e saber; Ramires Monteiro Dantas (1912-1997) e depois seu irmão Bonato (1897-1955) velhos pescadores de açude - além da presença semanal de meu pai, todos bons observadores do mundo vivido e de assombrosa memória. Eles foram minha verdadeira universidade e fizeram daquelas noites mil e umas noites de aprendizado".
AGENDA POPULACIONAL para o dia 7 de julho: _ O esporte é competitivo onde só existe um vitorioso, seja individual ou em grupo. Por isto, o respeito mútuo e recíproco deve ser uma constante na vida de todo esportista que se enobrece e enobrece seu time ou se conforma com a derrota que acontece muitas vezes por várias circunstâncias ocasionais, menos por qualidade de competitiva. Por isto, ser esportista é aceitar a vitória ou a derrota de cabeça erguida e nunca com perseguição ao adversário! Todos devem encarar a vida cabeça erguida de maneira esportiva para sempre vencer obstáculos sem ódio e sem rancor!
www.blogeducacionalvocacionalblogspot.com
Planeta Terra, 7 de julho de 2014.
ELEENETI PINHEIRO MEDEIROS DE ARAÚJO... BLOGUEIRA. 



  



Nenhum comentário:

Postar um comentário