SETENTA ANOS À SERVIÇO!
ELEENETI PINHEIRO MEDEIROS DE ARAÚJO
Natal, 17 de julho de 2002.
I
Setenta à serviço
Da clientela estudantil
Da classe privilegiada
Que aprimorou os estudos
No Colégio Nossa Senhora das Neves
E completou sua ética!
II
Um colégio fundado
Em cinco de agosto
De mil novecentos e trinta e dois
Pertencente a Congregação
Das Filhas do Amor Divino
Que veio da longínqua Áustria!
III
Madre Francisca Lecnher
Sua dinâmica fundadora
Ergueu aqui no Brasil
Duas Casas Provinciais:
Uma aqui em Natal
E outra no Rio de Janeiro!
IV
Seu lema diário sempre foi:
"Tudo para DEUS... Para os pobres"
"E para a nossa Congregação!".
Aquela madre cumpriu
Sua sublime missão
E ofereceu a melhor educação!
V
Nesse colégio querido
Muitos ex-alunos saudosos
Especialmente as ex-internas
Aqui estão para relembrar
Momentos inesquecíveis
De bons aconselhamentos e ensino!
VI
No internato Neves
Havia o melhor relacionamento
Um colóquio amistoso
Onde todos se entendiam
Como no seu próprio lar
Com toda organização!
VII
Este colégio bendito
Começou a existir
Numa casinha pequenina
Pertencente aos Cavalcante
Uma das nobres famílias
Que conservou sua tradição!
VIII
Depois, mais três casas,
Foram compradas neste local:
Logo as dinâmicas Irmãs
Construíram imponente prédio
Que sempre foi ampliado
Numa monumental construção!
IX
Seu ensino é de primeira!
Muitos alunos que concluem
São aprovados no vestibular
Nos concursos que participam
E ingressam no mercado de trabalho
Com competência e gabarito!
X
Parabéns Colégio das Neves
Por setenta anos de existência!
Parabéns clientela amiga
Que aqui estuda e convive!
Parabéns colegas ex-alunos
Por este encontro inesquecível!
A NOSSA VIDA recorda um pouco os fazendeiros que até a década de 70 do século XX investiam muito nos estudos dos filhos que eram internos nos melhores colégios da capital e do interior do Estado, algo que deveria ser resgatado em todo o mundo, visto que: _ "O dono vê com dois olhos, o filho com um e o empregado é cego", o que requer sempre a presença do proprietário rural no campo. Muitas vezes as amizades entre fazendeiros e de seus filhos que eram colegiais num mesmo estabelecimento de ensino, terminava em casamento, como aconteceu com os filhos de Joaquim das Virgens Pereiras de Araújo, Pacífico Clementino de Medeiros, Francisco Pinheiro Borges, Ivo Ferreira Filho, Miguel Pereira de Araújo e muitos outros. Ivo Ferreira Neto casou com Dorinha e escreveu com seu cunhado Haroldo em sua obra literária: Chicó Pinheiro, um pouco sobre a vida de seu sogro.
_ Falemos então do homem Chicó Pinheiro. Costumo afirmar que ele não foi um "ás" das letras e do saber das universidades convencionais, mas foi um doutor do saber da vida prática, grande universidade da vida, tão pródiga em conhecimentos.
_ Muito cedo seu Chicó aprendera a lei da sobrevivência, lutando praticamente sozinha ao lado do pai, ajudando-o, trabalhando na enxada para comprar a outra parte da fazenda Queimadas em 1920 (Batizada por Bom Destino). Mais tarde, comprou uma tropa de jumentos e passou a negociar com mercadorias que lhe rendessem um pouco de dinheiro num trabalho honesto de tropeiro, vendendo rapadura comprada a crédito no engenho de seus parentes em Japecanga, e levando para eles esterco de gado, vendendo como adubo para fertilização das terras produtoras de cana de açúcar, matéria prima para a fabricação da rapadura. Costumava me dizer que "para ganhar a vida tinha vendido estrume de gado e quando ganhava dois cruzados gastava um e guardava o outro". Repetia sempre: _ Ivo, aprenda a economizar e não somente a gastar!".
A NOSSA VIDA afirma, veementemente, que muitos casais começou a vida "do nada" e terminou milionário, até porque, sempre gastavam menos do que ganhavam em seu negócio. O ponto alvo do fazendeiro era internar seus filhos para estudar e ficarem residindo na fazenda para "tocar seu negócio pra frente" e viver de bem com a vida em sua própria produção. Graças a DEUS... Nos dias atuais, o casal costuma morar na cidade onde tem oportunidade de trabalhar e acompanhar passo-a passo o estudo de seu filho. Todavia, ainda hoje existem muitos herdeiros de terra que continuam morando no campo e usufruem da mesma mordomia do céu estrelado dos urbanistas e têm a felicidade maior de gozar a graça DIVINA dos governos oferecerem o transporte rural para seus filhos estudarem na cidade ou à distância, como Francisco Pamonha e Dagmar, Carlos Augusto e Elimari e muitos outros fazendeiros em todo o mundo.
A NOSSA VIDA pode mostrar um pouco do Futebol no Brasil em 2014, segundo UOL Copa Tabela da Copa. Dia 20 de junho: Suíça 2 X 5 França, na Fonte Nova. Itália 0 X 1 Costa Rica, na Arena Pernambuco. Honduras 1 X 2 Equador, na Baixada. Dia 21 de junho: Argélia 1 X 0 Irã, no Mineirão. Alemanha 2 X 2 Gana, no Castelão. NGR 1 X 0 Bósnia, no Pantanal. Dia 22 de junho: Bélgica 1 X 0 Rússia, no Maracanã. CDS 2 X 4 ALG, no Beira Rio. Estados Unidos da América 2 X 2 Portugal, no Amazonas. Dia 23 de junho: Áustria 0 X 3 Espanha, no Itaquerão. Holanda 2 X 0 China, na Arena Pernambuco. Camarões 1 X 4 BRASIL, no Mané Garrincha. Dia 24 de junho: Itália 0 X 1 Uruguai, na Arena das Dunas. Costa 0 X 0 Inglaterra, no Mineirão. Japão 1 X 4 Colômbia. Grécia 2 X 1 Costa do Marfim, no Castelão. Dia 25 de junho: Bósnia 3 X 1 Irã, na Fonte Nova. NGR 2 X 3 Argélia, no Beira Rio. Honduras 0 X 3 Suíça, na Amazônia. Equador 0 X 0 França, no Maracanã. Dia 26 de junho: Portugal 2 X 1 Gana, no Mané Garrincha. Estados Unidos da América 0 X Alemanha, em Pernambuco. ALG 1 X 1 Rússia. CDS 0 X 1 Bélgica, no Corinthians. O dia 27 foi o primeiro dia da Copa sem partida de jogos. Oitavas de Finais do dia 28 de junho: BRASIL 1 X 1 Chile. Terminou o jogo em 3 X 2 com gols de pênaltis e o BRASIL foi classificado para as quartas de Finais.
AGENDA POPULACIONAL para o dia 3 de junho: _ O DIVINO ESPÍRITO SANTO requer um comum acordo entre governos e governados do planeta terra para nunca mais protestarem contra festas e eventos que engrandecem cada cidadão em sua educação vocacional satisfatória e oferece chance de mais emprego e de ganho real, aquecendo assim a economia: a mola mestra da saúde e da felicidade de cada família constituída!
Dia 4 de junho: Dia do Cooperativismo. A Cooperativa é uma instituição que aquece a economia dos pequenos produtores em todo o mundo, contribuindo assim para cada funcionário abdicar a greve e o protesto pelas ruas e se engajar no negócio próprio coletivo que poderá oferecer um melhor meio de vida a sua família, mesmo continuando a trabalhar sem um ganho favorável a sua manutenção, isto é, tem um patrão e um negócio, e assim, vive com toda honra e dignidade de verdadeiro filho de DEUS que se valoriza em nome, sobrenome e em sua pátria.
www.blogeducacionalvocacionalblogspot.com
Planeta Terra, 4 de junho de 2014.
ELEENETI PINHEIRO MEDEIROS DE ARAÚJO... PROFETISA.
Nenhum comentário:
Postar um comentário