quarta-feira, 3 de setembro de 2014

831. O Silêncio da Vida! (Poesia). A Nossa Vida (147). Genealogia EP 11 - Maria Helena Bezerra da Nóbrega. AP.

O SILÊNCIO DA VIDA!
ELEENETI PINHEIRO MEDEIROS DE ARAÚJO
Cruzeta, 9 de janeiro de 2009.
I
O silêncio é a ausência do som
Que deve ser interrompido
De maneira coordenada
Entre a interlocução
Do emissor e do receptor
Para haver ética na comunicação
Em povos e nações!
II
O silêncio é deveras necessário
Durante toda a noite
Para cumprir-se a determinação DIVINA:
"O dia foi feito para o trabalho"
"E toda e qualquer atividade".
"A noite foi feita para o repouso corporal"
"Num sono mui tranquilo"
III
Por isto os meios de comunicação
Devem ser desligados durante a noite
Para nunca perturbar
E todos repousarem seus corpos
E dormirem tranquilamente
"Nos braços de Morfeu"
Que é o Deus do sono!
IV
A vida campestre
No tempo de chuva
É um verde poético.
Onde existe euforia e regozijo
Com pássaros cantando
Longe da algazarra urbana
Na pátria DIVINA!
V
O silêncio reina
No pensamento de cada um
Numa ponte aberta
Para ouvir o criador
Numa disponibilidade
Da semeadura do bem
No recolhimento pessoal!
VI
É no silêncio da vida
Que se contempla a natureza
No MISTÉRIO DIVINO criador
Da escola da vida
Das lições de bondade
Onde o silêncio deve reinar
Com ternura e amor!
A NOSSA VIDA afirma que o silêncio é a ausência do som ou do ruído em qualquer lugar do mundo. O silêncio também existe sem a presença da fala e do som musical que tantas vezes incomoda uma criatura que gosta de sintonizar a voz silenciosa de DEUS em seu pensamento e desenvolver a sua auto-estima em prol de uma paz de espírito inigualável contemplativa! Confia-se plenamente que os meios de comunicação, a começar pela INTERNET, irá fechar suas portas durante a noite, justamente, para todos se recolher em seu leito, mesmo que sofram de insônia, para repousar a sua mente com o silêncio reinando na privacidade de cada família constituída e em todo e qualquer lugar.
GENEALOGIA DE ELEENETI E PACÍFICO (11) NA DESCENDÊNCIA DOS BISAVÔS
FÉLIX DE ARAÚJO PEREIRA E MARIA SUSANA DA ANUNCIAÇÃO.
ÁRVORE GENEALÓGICA DE MARIA HELENA BEZERRA DA NÓBREGA.
Estes dados genealógicos de alguns descendentes dos bisavôs Félix de Araújo Pereira e Maria Susana da Anunciação foram fornecidos pela parenta, Maria Helena Bezerra da Nóbrega, no dia 10 de janeiro de 2011, após tê-la conhecido numa farmácia de Cruzeta: _ "Desculpe, mas a senhora é tão parecida com minha família!". _ "Eu sou filha de Janúncio Gorgonho da Nóbrega e Maria Bezerra da Nóbrega (Marieta)". Marcamos a entrevista e aqui estou para publicá-los para enriquecer cada vez mais a genealogia de nossa família.
Maria Helena Bezerra da Nóbrega nasceu às cinco horas da manhã em Caicó no dia 27 de setembro de 1928. "A cegonha" que lhe assistiu no nascimento foi "Mãe Quininha", como assim era chamada à parteira prática daquele tempo. Dona Quininha é mãe de Monsenhor Walfredo Gurgel, parente nosso e grande personalidade naquela época. Foi diretor escolar do Ginásio Diocesano de Caicó onde muitos de nossa família foram internos, inclusive os meus irmãos: Cosme e Franklin. Ele foi grande líder político e foi eleito governador deste Estado do Rio Grande do Norte.
Maria Helena tem as mãos de fada. Gosta de costurar e fazer artesanato, como bonecas e outras peças artesanais. Ela faz a doação de sua obra de arte as Irmãs Clarissas e na Instituição de São Vicente de Paula em Caicó - RN.
Seus pais são: Janúncio Gorgonho da Nóbrega e Maria Bezerra da Nóbrega (Marieta). Maria Helena é bisneta de Aninha do Ingá e neta de Maria Febrónia (Maricota) que eram fazendeiros e morava na zona rural em Acari - RN. Maria Febrónia casou com Silvino Bezerra Galvão. Eis a sua filiação que recebeu o mesmo sobrenome: Bezerra da Nóbrega: 1. Júlia César que casou com Francisco Janúncio da Nóbrega que são avôs maternos de Maria Helena. Moravam no Sítio Estrela do Norte - Cruzeta _ RN. 2. Terezinha que casou com Joaquim Selvita. 
Os filhos de Júlia César Bezerra da Nóbrega e Francisco Janúncio da Nóbrega nasceram na Fazenda Estrela do Norte que é vizinha da Fazenda Margarida que era de propriedade de José Evaristo Pereira de Araújo. José casou a primeira vez com Helena Bezerra de Araújo; enviuvou e casou a segunda vez com sua prima Irene Pires.  
Filiação de Júlia César e Francisco Janúncio: 1. Silvino Bezerra da Nóbrega, casado. É fazendeiro. 2 e 3 Júlio e Janúncio que eram gêmeos. 4. Gorgonho, casado com uma pessoa de família de Caicó. Morou em Açu -RN. 5. Demétrio que casou com Severina de Medeiros de família de Caicó. 6. Davi, casado com Celina, de Cruzeta. 7. Lauro, solteiro. 8. Iluminata, casou com Manoel Eduardo Azevedo (Dudu), de Jardim do Seridó - RN. 9. Maria Bezerra da Nóbrega (Marieta) que casou com um primo. É a mais velha de todos. É mãe de Maria Helena que casou com José Evaristo Pereira de Araújo de família de Acari. José Evaristo é filho de Joaquim das Virgens Pereiras de Araújo e Mônica Nóbrega de Araújo. 10. Francisca que casou com seu primo Jacó Pires, de Acari. Jacó foi gerente das propriedades do Félix de Araújo Pereira, em Jucurutu - RN. Félix é pai de Joaquim das Virgens. 11. Julieta, casou com Raimundo Nonato Pereira de Araújo, irmão de José Evaristo. Assim, casou dois irmãos com duas irmãs. Raimundo Nonato foi homenageado pelo Museu de Acari no centenário da data de seu nascimento, numa homenagem póstuma, por sua brilhante atuação em ter ido estudar no Porto Fluvial de Liverpool, na Inglaterra e por ser diplomata de seu pai Joaquim na exportação do algodão mocó - a fibra de ouro que foi selecionado por seu pai e irmãos, como também na importação de máquina a vapor de descaroçar algodão que vinha nos porões de navio, e por ter sido intérprete poliglota de 4 línguas faladas estrangeiras, inclusive a língua inglesa. Tinha uma caldeira na Fazenda Cauassu onde havia a festa anual do algodão e outra na Fazenda Margarida. 12, Maria Júlia da Nóbrega (Mariquinha), irmã religiosa da Congregação das Filhas do Amor Divino. Essa Congregação tem a Casa Provincial Matriz na Áustria e algumas filiais no Brasil, notadamente no Rio Grande do Norte e no Rio de Janeiro. 13. Hosana, casou com um primo de Acari, Tiburtino Bezerra (Bodó) que é neto de Aninha do Ingá. Foi pai de 2 filhos com Hosana e depois constituiu outra família. Uma de suas filhas é Francisca (Neném) que mora em Natal. 14. Juraci, a caçula, casou com Manoel Veras Saldanha (Dr. Segundo), engenheiro agrônomo que trabalhou na construção do Açude Gargalheiras, em Acari.
Filiação de Demétrio e Severina: 1. Marcos Romão Bezerra que foi criado por Maria Helena Bezerra da Nóbrega que tem 82 anos e ainda hoje mora com Marcos Romão e com sua família. Marcos Romão nasceu no dia 12 de fevereiro de 1961. É fazendeiro em Cruzeta. É casado com Maria Dolores Galvão de Góes, Secretária da Casa Civil Municipal em Cruzeta. Ela nasceu no dia 26 de abril de 1965 na Maternidade de Acari. Morou em Natal onde conheceu as primas: Ana Maria Medeiros de Oliveira, casada com Jaime Alves de Oliveira e Maria da Paz Paiva de Oliveira, casada com José Gomes Paiva. As duas nasceram na fazenda Poço da Pedra, em Cruzeta. São filhas de Miguel Pereira de Araújo e Ana Medeiros de Araújo, muito conhecida por Senhora. Miguel foi vice-prefeito e vereador municipal em Cruzeta. _ "Eu morei no Barro Vermelho em Natal onde elas eram costureiras finas da alta elite de Natal, tinham um ateliê e vendiam confecções, sobretudo vestido de São João.
Filiação de Marcos Romão Bezerra e Maria Dolores Galvão de Góes: 1. Petrus Romani nasceu no dia 17 de novembro de 1983. É bacharel em direito civil. 2. Pollyanna nasceu no dia 16 de maio de 1986 e tem o curso a nível universitário em Ciências Contáveis. 3. Hoana nasceu no dia 17 de março de 1988. É bacharel em Direito Civil. Petrus Romani e Hoana cursaram a Universidade Federal em Souza - Paraíba e classificam-na de ótima qualidade. 4. Juliana nasceu no dia 26 de março de 1999. É estudante no Colégio Diocesano Seridoense em Caicó.
www.blogeducacionalvocacionalblogspot.com nas postagens 150, 200, 250, 300, 350, 400, 450, 500, 550, 600, 650, 700, 750 e 800; duas postagens sem numeração após a postagem 100 e encontrem índices indicativos de títulos com genealogias e narrações de nossa família. Colecionem e envie postagens para familiares e amigos brasileiros e estrangeiros. Agradeço a preferência.
AGENDA POPULACIONAL para o dia 3 de setembro: Dia da Guarda Civil, o Anjo da Guarda que segue uma vocação perigosa para proteger a sociedade contra os criminosos. Que o DIVINO ESPÍRITO SANTO consiga santificar sua humanidade para ter fim criminoso e realizar-se estas PROFECIAS BÍBLICAS: _ "As cadeias serão esvaziadas porque não existe mais malfeitor!". 
Dia do Biólogo, o bom profissional que se dedica aos seres vivos.
Planeta Terra, 3 de setembro de 2014.
ELEENETI PINHEIRO MEDEIROS DE ARAÚJO... PROFETISA.      





Nenhum comentário:

Postar um comentário