terça-feira, 2 de setembro de 2014

830. Parabéns Maria Francisca! (Poesia). A Nossa Vida (146). Genealogia EP 10. Raimundo Nonato Pereira de Araújo - Exportador e Intérprete! AP.

PARABÉNS MARIA FRANCISCA!
ELEENETI PINHEIRO MEDEIROS DE ARAÚJO
Cruzeta, 1 de janeiro de 2009.
I
Eu nasci e me criei
Na bela mansão de Bom Destino!
No tempo colegial
Tive a felicidade de estudar
Com grandes amigas!
II
Uma delas é Maria Francisca Bezerra
Que é médica em Fortaleza
E hoje está aniversariando!
O dia de hoje é comemorado
Como um dia de paz mundial!
III
Vamos recordar as boas lembranças
Nos momentos inesquecíveis
Para vivermos com saúde e alegria
No belo porvir da vida!
Agradeçamos a DEUS a nossa vida!
A NOSSA VIDA agradece aos PAIS CELESTIAIS: o pai e a mãe do céu, o dom gratuito da vida em ter nascido e se criado por pais benditos que conseguiram exercer um autodomínio positivo sobre seus filhos e com quem convive no dia-a dia! No tempo colegial do Colégio Nossa Senhora das Neves eu costumava estudar em dupla com Margarida Medeiros e Maria Francisca: _ "Deixe-nos estudar no sítio!". _ "Vão estudar por lá, mas cuidado para não se desviar do estudo!". Com esse privilégio de estudar ao ar livre, conseguíamos as primeiras colocações em sala de aula, até porque, o nosso QI era idêntico e sempre aprendíamos igualmente. Maria Francisca e eu sempre nos correspondemos e algumas vezes nos visitamos. Ela é casada com o Cirurgião Dentista: Francisco Soares Martins e são pais de 4 filhos. DEUS que nos abençoe com saúde e paz em caráter vitalício!
GENEALOGIA DE ELEENETI E PACÍFICO (EP 10).
RAIMUNDO NONATO PEREIRA DE ARAÚJO - EXPORTADOR E INTÉRPRETE!
Centenário de Raimundo Nonato de Luiz Gonzaga Meira Bezerra.
Raimundo Nonato Pereira - Exportador e Intérprete - Eleeneti.
Segundo Luiz Gonzaga, _ "Raimundo Nonato Pereira de Araújo era um homenzarrão como se diz no sertão, de porte atlético, amante do esporte. Conseguiu competir na Inglaterra por diversas vezes, conseguindo vários títulos no remo e na natação! Foi uma personalidade brasileira de suma importância no esporte internacional, na exportação do algodão mocó - a fibra longa do ouro branco do Brasil, na importação de caldeira e prensa do algodão e de outros maquinários e objetos vindos da Inglaterra e de Portugal, inclusive cristal, louça de porcelana e talheres de ouro, prata e bronze. Foi um grande intérprete da língua inglesa e de mais 3 línguas faladas estrangeiras e da língua portuguesa na Inglaterra onde estudou e morou alguns anos!".
No Centenário de Raimundo Nonato do autor potiguar Luiz Gonzaga é narrado o naufrágio de uma navio e o resgate dos tripulantes, inclusive de Raimundo Nonato. Esse episódio foi escrito na Internet por Dr. Diógenes da Cunha Lima que o transcreveu do grande autor potiguar: Luiz da Câmara Cascudo. Foi também escrito numa das postagens do Blog Orientação Educacional Vocacional pelo site:
www.blogeducacionalvocacionalblogspot.com
_ "Adepto ao remo, Raimundo Nonato foi atleta do Centro Náutico Potengi. Foi destaque em todas as provas que participou ao lado do capitão tenente Aníbal Leite Ribeiro, o maior incentivador do remo do Rio Grande do Norte e fundador do glorioso Centro Náutico Potengi em 3 de outubro de 1915, de Sólon Aranha, Edgar Homem de Siqueira, Clóvis Lamartine, Ângelo Pessoa, José Paes Barreto, José Elpídio dos Santos e Pedro Ferreira da Silva, atletas desse mesmo Centro Náutico que muito remaram neste Estado".
_ "No dia 17 de abril de 1920, o Rio Grande do Norte foi representado pela primeira vez pelo Centro Náutico Potengi no Campeonato Brasileiro de Remo que foi realizado na enseada do Botafogo no Rio de Janeiro com duas guarnições. Naquele dia, a guarnição da Iole a Remos foi composta por Aníbal Leite Ribeiro (Patrão), José Paes Barreto (Yoga), Raimundo Nonato Pereira de Araújo ou Raimundo das Virgens, como era conhecido em sua intimidade, (Sota-Yoga), José Elpídio dos Santos (Sota-Proa), e Pedro Ferreira da Silva (Proa), obteve o terceiro lugar, ficando adiante de São Paulo (quarto), Bahia (quinto) e Pará (sexto). O Distrito Federal foi classificado em primeiro lugar e o Rio Grande do Sul em segundo. A família de Raimundo Nonato ainda guarda algumas medalhas em disputas memoráveis.
Raimundo Nonato Pereira de Araújo casou com Julieta Bezerra da Nóbrega que nasceu no dia 21 de abril de 1898 em Acari - RN. Ela é neta do coronel Silvino Bezerra de Araújo Galvão, inconteste chefe político do Seridó que foi vice-governador deste Estado brasileiro, na República. Filiação de Raimundo Nonato e Julieta: 01. Maria de Lourdes, residente em Rio das Ostras - Rio de Janeiro. Casou com o engenheiro Nelson Meira de Vasconcelos, funcionário da Base Aérea de Parnamirim - RN. 02 e 03. As gêmeas Elga e Jessy, solteiras, residentes em Campinas - São Paulo. 04. Zuleide, casada com o coronel aviador: Lair Bittencourt, residente em Campinas - São Paulo. 05. Margarida, casada com o médico pediatra, José Erb Ubarana, também residente em Campinas. 06. Irecê, casada com o comerciante Moacir Dias de Melo. 07 e 08. Os gêmeos: Iberê e Francisca que tiveram morte prematura.
Com o falecimento de vovô Joaquim das Virgens, pai de tio Raimundo Nonato, ele foi morar em Florânia para administrar mais de perto a sua propriedade Saco do Feijão que havia recebido de presente como era de hábito de vovô presentear propriedade rural aos seus filhos. Tio Raimundo Nonato granjeou a simpatia da sociedade pelo "fino trato", por sua operosidade e pela atenção maior aos necessitados. Esta documentarista dar graças a DEUS por essas inerentes qualidades de sua família que é dita "por uma boca só" de quem conviveu com a mesma: _ "É um povo rico sem besteira e sem bondade que era convidado até para casamento de pobre e se sentava no chão e comia com a comida posta na esteira no chão!". Somos realmente uma família bendita que soube conservar talentos e bom comportamento no mais alto grau de status social e de cargos elevados na intelectualidade, como desembargador, juiz de direito civil, delegado, professor universitário, governo, cargo comissionado e de plano de carreira na magistratura, desde a sua nobre origem portuguesa, sendo a honestidade e a responsabilidade em assumir o compromisso matrimonial em caráter vitalício no bom dono de casa que vive da família para o trabalho e na mulher sensata BÍBLICA que cuida bem da mesma a ponto de seu esposo prosperar. O bom relacionamento familiar e social é uma qualidade peculiar que mais se destaca em nossa família.
O nosso bisavô Félix já tinha o slogan da honestidade: _ "Estas minhas mãos jamais pegarão no alheio", o mesmo slogan que foi dito na posse municipal de seu bisneto: Pacífico Medeiros Neto de Araújo que acrescentou: _ E jamais pegarão no dinheiro do cofre público que pertence ao povo!". Mais detalhes serão encontrados nas obras literárias desta autoria que poderão ser adquiridas pelos Correios de Cruzeta - RN, CEP 59375-000. O Mistério Divino em sua Humanidade, O Mistério Divino Perpetuando Amizades, De Volta ao Bom Destino, Francisco Raymundo de Araújo, Raymundo Nonato Pereira e outras.
Empolgado, Luiz Gonzaga continua sua narração: _ "Durante o Estado Novo, Raimundo Nonato, um homem simples, trabalhador e de caráter íntegro, foi nomeado pelo interventor Rafael Fernandes Gurjão para gerir os destinos da Prefeitura Municipal de Florânia, de 19 de dezembro de 1937 a 19 de agosto de 1942, substituindo o Prefeito municipal Clementino Araújo. Naquele cargo, apesar de algum ano difícil em que as grandes secas assolavam aquela região, Raimundo Nonato lutou desesperadamente para assistir aos flagelados, utilizando até recursos próprios que já não eram muitos. No tempo da construção da Base Aérea de Parnamirim - RN, Raimundo Nonato foi intérprete da língua inglesa e de mais 3 línguas estrangeiras. Era um poliglota! Emprestou seu concurso como intérprete à Construtora Panair do Brasil S.A. Ao lado de Janúncio Santa Rosa e outros amigos. Trabalhou na Firma Julius Von Sohsten que era estabelecida em Natal e exportava algodão. Foi representante em Recife na Companhia de Navegação Lloyd Real Hollandez.
Raimundo Nonato Pereira de Araújo nasceu no dia 31 de dezembro de 1889 em Acari e faleceu em Natal em 1951. É o filho caçula de Joaquim das Virgens Pereiras de Araújo e de Mônica Maria da Anunciação de Brito. Pelo lado paterno, sua família já foi narrada nestas postagens. Avôs maternos: José Modesto Pereira de Brito e Joaquina Gonçalves Cavalcanti que nasceu em 1842 e faleceu em 1878. Trisavôs: Tomaz de Araújo Pereira (2) e Teresa de Jesus Maria; Manoel Fernandes Pimenta e Manoela Dornelles Bittencourt; Caetano Camelo Pereira e Clara Maria dos Reis; Manoel da Anunciação Lira e Ana Filgueira de Jesus. Ele cursou as primeiras letras no Grupo Escolar Tomaz de Araújo, em Acari. Foi o quarto Grupo construído neste Estado e o segundo na região seridó. Fez o curso preparatório em Natal e foi estudar em Liverpool, na Inglaterra, para exportar algodão e importar maquinário no seu Porto Fluvial. Assim, foi um dos primeiros exportadores e importadores e um dos primeiros intérpretes poliglota do Brasil.
AGENDA POPULACIONAL para o dia 2 de setembro: Dia do Repórter Fotográfico, o profissional que trabalha na televisão e no jornal. Além de fazer reportagens mostra fotografia com os acontecimentos do dia-a dia.
Quem quiser acessar este site encontrará índices indicando título sobre a nossa família nas postagens: 150, 200, 250, 300, 350, 400, 450, 500, 550, 600, 650, 700, 750 e 800.
Planeta Terra, 2 de setembro de 2014.               
ELEENETI PINHEIRO MEDEIROS DE ARAÚJO... ESCRITORA.

Nenhum comentário:

Postar um comentário