O MISTÉRIO DA VIDA E A VIDA EM FAMÍLIA - BIOGRAFIA - 02.
Eleeneti foi estudar em 1954 no Colégio Nossa Senhora das Neves, em Natal. Submeteu-se ao exame de admissão: o mesmo vestibular da atualidade para cursar o ginásio, após terminar o quarto ano primário daquele tempo. Foi aprovada por média até na prova oral, porém teve que cursar novamente à quarta série do curso primário porque não tinha a idade exigida pelo MEC para cursar o curso ginasial.
Apesar de ter encontrado no internato um segundo lar, ficou toda sem jeito ao ter que repeti tudo aquilo que já sabia de cor e salteado! Sua memória é muito aguçada. Quando caia um problema que já tinha feito, sabia exatamente a sua resposta numérica, porém fazia todas as continhas novamente e tirava mais a prova real de todas elas.
Aceitou o estudo com muita seriedade e sempre foi líder estudantil. Participou ativamente de todas as atividades escolares, de encontros de líderes e de outros. Começou a lecionar como voluntária na favela do Morro de Mãe Luíza, do Morro Branco e outras de Natal com apenas nove anos de idade.
Participou ativamente de várias atividades: educação física, jogos e campeonatos. Seu empenho era marcante e quase sempre seu time era vitorioso. Vários passeios foram realizados de maneira frequente, tanto na fazenda Bom Destino que recebia turistas, governos, autoridades e amigos até do exterior, quanto nas belas e refrescantes praias e pontos turísticos do Brasil. Teve de fazer excursão em Salvador, Recife e noutros lugares.
-Conheceu o célebre "véu da noiva" na Cachoeira de Paulo Afonso que foi desativado e perdeu em muito a sua beleza para receber as turbinas hidrelétricas que trouxeram a energia de lá para o nordeste brasileiro; isto, na década de 60 quando houve um grande avanço industrial e tecnológico de energia e de encanação de água. Toda cidade interiorana foi iluminada.
As estradas foram asfaltadas e os velhos ônibus foram renovados. O bonde que percorria as ruas e avenidas de Natal já não mais existia; seus trilhos foram arrancados e cobertos pelo asfalto. O trem deixou de percorrer muitas cidades no Rio Grande do Norte. Muito mata-burro foi feito com seus velhos trilhos.
A barragem de Bom Destino era o nosso ponto turístico predileto onde se praticava a natação e o sensacional e fantástico passeio de canoa em fim de semana e nas férias escolares. A natação era aprendida num pau de agave que era plantado num grande cercado. A competição era feita através do percurso do leito da barragem que media 03 quilômetros de extensão.
O nosso lazer era realmente maravilhoso! Todo dia íamos nadar naquela imensidão de água numa das maiores barragens particulares desse estado. Muitos primos, colegas estudantes e amigos vinham passar dias conosco. O passeio de canoa era feito em mutirão e todos pegavam no remo para remar.
Maria Vênus Pinheiro Borges, filha de tio Gilberto, sempre nos visitava. Aliás, as famílias daquele tempo costumavam se visitar e passar dias com seus parentes, sobretudo quando acontecia algum casamento.
Famílias dispostas e dinâmicas se entrelaçaram na perpetuação dos melhores bons hábitos e bons costumes familiares e sociais numa tradição milenar bela que ainda hoje traça em suas feições a beleza e o charme em sua geração descendente. A prova real pode ser encontrada nas fotografias que eram guardadas como relíquias com a bela tia Nísia, Aída, Maria das Dores e suas irmãs, Maria Vênus, Francinete, Ana Irene, Josefa e muitas outras moças belas e prendadas.
Maria Vênus trocou a advocacia pelo canto sacro. Já gravou vários discos. Canta em festas e em eventos!
Eleeneti casou em Natal com o jovem primo dinâmico fazendeiro Pacífico Medeiros Neto de Araújo e recebeu o sobrenome de Pinheiro Medeiros de Araújo, o mesmo que colocou em seus filhos. Pacífico foi prefeito municipal em Jucurutu de 1977 a 1983. Eleeneti escreveu a obra literária consagrando-o como Uma das Maiores Honestidades Públicas do Mundo. Foram pais de Cypriana, Pacífico, Ney em memória e de Cypriano que puxou a benção da família e é vereador municipal em Cruzeta pela segunda vez. São seus conjugues e filhos: Mário César da Silva Cavalcante - Mariana, Gabriel e Rafaela; Renata Régis da Silva - Ney, Renato e Davi; Maria da Guia Alves dos Santos Araújo - Miguel e Pacífico Neto.
Cypriana é uma arquiteta muito afamada até no exterior; Pacífico e Cypriano são fazendeiros. Ampliaram a parede do açude Cauassu com outros herdeiros. DEUS os abençoe com saúde e paz com um bom inverno anual para nunca faltar água em Cruzeta e no mundo todo!
NO MISTÉRIO DA VIDA E NA VIDA EM FAMÍLIA... Eleeneti foi uma felizarda que passou no vestibular de pedagogia após 21 anos em ter terminado o curso científico no Colégio Nossa Senhora das Neves. Encontrou os melhores professores em toda a sua vida, inclusive na faculdade de pedagogia do Campus Universitário da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, em Natal. Especializou-se em Orientação Educacional Vocacional e assumiu de bom grado sua sublime missão em ser PROFETISA na transmissão do oráculo divino à sua humanidade. Documentou muitas histórias reais e mensagens ao longo de sua vida e agora é blogueira do Blog Orientação Vocacional. Escreve "para DEUS e para o mundo" na certeza de obter pleno êxito educacional vocacional em prol da paz mundial!
Encontrou muitos amigos em sua vida estudantil: Manoel Abrantes da Silva, Sebastião da Silva, Maria Francisca Bezerra Martins, Margarida Maria de Medeiros, Miriam Garcia de Sousa, Natriomar Maurício do Nascimento, Adalmira Marques e muitos outros.(1989 e 2012).
Encontrou muitos amigos em sua vida estudantil: Manoel Abrantes da Silva, Sebastião da Silva, Maria Francisca Bezerra Martins, Margarida Maria de Medeiros, Miriam Garcia de Sousa, Natriomar Maurício do Nascimento, Adalmira Marques e muitos outros.(1989 e 2012).
A AGENDA DA SABEDORIA DIVINA para o dia 21 de dezembro: Dia do Atleta. Ser atleta é participar ativamente das diversas modalidades esportivas e competir em jogos, campeonatos, olimpíadas e outras competições! (1994).
O MISTÉRIO DIVINO NOS VERDADEIROS AMIGOS.
O MISTÉRIO DIVINO sempre está presente no melhor relacionamento entre verdadeiros amigos que sabem perpetuar as boas amizades. Adonias Lopes de Araújo e Antônia conservaram a amizade da família Pereira quando os filhos de Joaquim e Cipriana: Miguel, Félix, Sérvulo e seu cunhado João Lopes Damasceno costumavam se hospedar na casa de Saturnina Bezerra de Araújo, mãe de Adonias, quando traziam gado de Cruzeta e precisavam atravessar o grande Rio Piranhas. Isto sempre acontecia no início anual do inverno quando costumavam levar a vacaria para a fazenda Lagoa que tinha muito pasto e aumentava muito o leite das vacas.
Os filhos de Joaquim e Cipriana herdaram suas terras em Cruzeta e em Jucurutu. Josefa Bezerra Borges era casada com Francisco Pinheiro Borges: _ "DEUS me livre de ser dono de terras de onça e de macaco!".
Miguel comprou a sua parte de herança e ainda hoje seus herdeiros a conservam. Pacífico seu neto mora lá nas brenhas do pé da Serra da Lagoa e vive feliz da vida com sua família. Já conseguiu energia elétrica e dispõe de antena parabólica para a televisão ser visualizada em vários canais.
O MISTÉRIO DIVINO é assim: cada um escolhe a vida que lhe convém, seja morando em Nova York ou no pé da serra. O importante é ser feliz com a família constituída. Tudo isto é desígnio de DEUS até porque: _ "O que é do homem o bicho não come!". Isto é, ainda existem tradições hereditárias vocacionais que muitos não se desfazem de jeito nenhum. Sentem-se felizes em perpetuar terras, moradias e até palácios e palacetes que pertencem a velhos familiares ancestrais, tradicionais em fortuna, em honra, em nome e em sobrenome que conservam de geração em geração, tais quais reinados e condados. Por mais que se queira, ninguém desmancha! A prova real está em muitos casais irem morar na capital para seus filhos estudarem e mudarem de profissão, saírem da incerteza da espera da chuva anual; outros não querem estudar, e sim, conservar suas terras de geração em geração! São fazendeiros heróis que de livre e espontânea vontade fixam residência no campo onde existe um verdadeiro céu bem melhor do que na cidade com todo conforto e bem estar. _ "Morar na cidade é luxo! Quando se bota o pé fora de casa pode enfiar a mão no bolso para gastar até com passagem!". (Pacífico e outros fazendeiros).
_ "Tem gente pra tudo!". Tem até artistas e milionários que preferem a vida do campo e muitos pracistas preferem se refugiar no oásis do interior em feriados e fins de semana!
DEUS Abençoe Pacífico com sua família e todos os heróis que ainda preferem morar em seu quinhão herdado ou adquirido! (1996).
www.blogeducacionalvocacionalblogspot.com
ELEENETI PINHEIRO MEDEIROS DE ARAÚJO... BLOGUEIRA.
Nenhum comentário:
Postar um comentário