domingo, 26 de julho de 2015

897. Há um só DEUS! (Soneto). A Nossa Vida (210). Genealogia de Joaquim das Virgens² e Isabel. Dia dos Avôs. AD 25 e 26 / 07.

HÁ UM SÓ DEUS! (SONETO).
ELEENETI PINHEIRO MEDEIROS DE ARAÚJO
Cruzeta, 26 de julho de 2015.
I
Há um só DEUS e pai
De toda a humanidade terrestre
Que age sobre todos
E neles permanece!
II
Guardem a unidade de seu espírito
Promovendo a paz mundial
Através da educação vocacional
Que deve ser satisfatória!
III
Eis o dever sagrado
De cada família seguir uma religião
Para seguir seus ensinamentos
De acordo com o DECÁLOGO!
IV
Eis o dever governamental
De tornar toda lei
Coerente com o mesmo!
A NOSSA VIDA convida todos a seguir uma religião para conhecer os DEZ MANDAMENTOS DA LEI DE DEUS e pô-los em prática no dia a dia. Isto é possível e necessário porque na realidade o que falta na humanidade terrestre é a devida consciência em ter um padrão de vida coerente com o seu ganho real, tal qual o bom exemplo de Joaquim das Virgens² Pereira de Araújo Neto e muitos outros cidadãos de bens do REINO DE DEUS: VERDADEIROS FILHOS DE DEUS de fé inabalável no SUPREMO CRIADOR!
GENEALOGIA DE JOAQUIM DAS VIRGENS² PEREIRA DE ARAÚJO NETO (QUINCAS) E ISABEL AMORIM DAS VIRGENS (SINHÁ).
Joaquim das Virgens² Pereira de Araújo Neto (Quincas) nasceu na Fazenda Epinal _ Acari - RN em 1913 e foi para a morada eterna no ano de 1963. É filho legítimo de Izabel Estelita de Araújo e José Estevão de Araújo. Com apenas seis meses de vida ficou órfão de pai, como também sua irmã Mônica. Sua mãe casou em segundas núpcias com o tabelião e jornalista Paulino Alberto Dantas que foram pais de Raimundo, Manoel, Edson e Rita Dantas. Francisco Raymundo de Araújo e América Samaritana de Araújo são seus avôs paternos. Joaquim das Virgens¹ Pereira de Araújo e Mônica Maria da Ressurreição de Brito são seus avôs maternos. Joaquim das Virgens¹ enviuvou e casou em segundas núpcias com Cipriana Bezerra de Araújo que criou Quincas por pouco tempo. Depois ele passou a conviver com sua mãe e seu padrasto. Francisco Raymundo era muito inteligente e tornou-se cientista como selecionador do pé de algodão mocó gigantesco e duradouro, classificado como a melhor fibra de algodão do mundo, "o ouro branco do Brasil". Foi cognominado de Sábio Empírico pelo cientista inglês Arno Pearce: _ "Eu não entendo como um homem tão rude entende de tanta coisa!". Foi conhecido como Ferreiro Velho ou Chico Ferreiro porque fazia peças de ferro. Fez a grade da Delegacia de Acari que foi transformada no belo Museu que reservou uma sala especial para expor sua invenção científica.  Seu irmão e avô de Quincas, Joaquim das Virgens¹, foi também cientista em selecionar a semente do algodão mocó que era misturada com o algodão mata ou verdão. Foi também pioneiro na exportação do algodão mocó para a Inglaterra e para os Estados Unidos da América do Norte e como importador de máquinas de descaroçar e prensar o algodão mocó. Seu filho Raimundo Nonato Pereira tornou-se diplomata intérprete e poliglota de 04 línguas faladas para fazer seus negócios no exterior. Félix de Araújo Pereira e Maria Suzana da Anunciação são avôs maternos de Quincas e foi pioneiro como construtor do Açude de Água Doce, um dos maiores açudes particular deste Estado do Rio Grande do Norte. Sinhá nasceu em Açu - RN, numa família tradicional bem conceituada.
Quincas estudou no Grupo Escolar Presidente Tomás³  de Araújo Pereira em Acari. Tomás³ é tio de seus avôs maternos. Foi o primeiro e único presidente (governador) na Monarquia Brasileira da Província do Rio Grande do Norte. Foi escolhido pelo Imperador D. Pedro I, em 1822. Quincas estudou no Colégio Marista em Natal e concluiu o Curso Universitário em Direito Civil no ano de 1938 na Faculdade de Recife, uma das mais conceituadas faculdades da América do Sul, onde foi colega contemporâneo dos Desembargadores Túlio Bezerra, Omar Medeiros e Raimundo Morais, como também de Djalma Miranda de Oliveira, Protásio Melo e do ex-governador da Paraíba, Pedro Gondim, estudando assim com grandes vultos da nossa história e terminando sua brilhante carreira profissional como Desembargador deste Estado. 
Em 1933, Quincas foi Escrivão da Delegacia de Acari e Adjunto de Cartório. Em 1934 foi nomeado Promotor Adjunto de Acari. Em 1938 foi nomeado Promotor de Açu - RN, pelo interventor Rafael Fernandes. Foi nomeado pelo Jurista Interventor Miguel Seabra Fagundes como Prefeito do Município de Açu. Em 1948, foi nomeado Procurador de Terras Públicas no Rio Grande do Norte. Em 1951 foi Consultor Jurídico da Caixa Econômica Federal, na Gestão de Elói de Sousa. Em 1952 foi Advogado da Justiça Militar e depois, Juiz em Apodi - RN e em Nova Cruz onde foi Diretor Escolar. Em 1959, foi promovido como Juiz para a Comarca de Macaíba - RN. Em 1963 aposentou-se como Desembargador do Rio Grande do Norte.
A maior lição de vida que Quincas deixou para a atual humanidade que gasta muito mais do que ganha, foi abdicar a mordomia de possuir um carro para oferecer os melhores estudos aos seus filhos. Enquanto isto, tem morador rural possuindo uma moto e um carro para passear com a família e outros comprando o perfume caro de mais de 100 reais, quando na realidade, o roubo e o assalto aumenta cada vez mais no Brasil e no mundo, unicamente pela falta de consciência de quem quer viver um padrão de vida de rico, arriscando-se até no roubo e no furto! É esta a pior falta de consciência na atual humanidade terrestre, diferenciando-se em muito dos HOMENS DE VERGONHA de outrora "que gastavam muito menos do que ganhavam" e ficavam ricos da graças de DEUS como o primo Quincas, Francisco Pinheiro Borges e muitos outros.
Filiação de Joaquim das Virgens² Pereira de Araújo Neto (Quincas) e Isabel Amorim das Virgens (Sinhá): 01. Eliane (1939-1998). Foi Juíza de Direito Civil, a primeira Desembargadora do Rio Grande do Norte e a terceira do Brasil. Casou com o Advogado Paulo Oliveira e são pais de Paulo Frederico, Pauliane e Paulo. 02. Jobel é advogado. Casou e é pai de Jeanny e Jobel Filho. 03. Eilson (casado). É pai de Eilson Júnior e Joaquim das Virgens³ Neto. 04. Érico (casado) e pai de Eduardo, Leonardo e Isabele. 05. Elino (casado), é pai de Aline, Clarissa, Isabel e Bruno. 06. Edmo (Petit) é casado com uma das repórteres da Inter TV Cabugi RN, Margot. São pais de Isabel, Rita, Pedro, Edmo e Diogo. Maria Das Graças (Gracinha) é casada com Djalma Miranda de Oliveira Júnior e são pais de Graciane e Fabrício. Filhas de criação: Lourimar (Loura) - solteira e Dalva (Dalvinha). Todos cursaram a universidade, menos Loura. Vale salientar que Gracinha casou com Djalma Miranda de Oliveira Júnior, um dos filhos de Djalma que foi colega universitário de Quincas em Recife: _ Quinca era muito manso e cortês. Meu sogro, minha sogra e Gracinha, presentes do destino! Lamento não ter convivido com meu sogro, mas tive o privilégio de conviver com minha sogra que a recebi com amor filial. Nós tivemos a mesma sorte quanto às nossas esposas. Seus descendentes são motivos de orgulho para todos da nossa família! 
_ Habitualmente, eu vivo assim - sorrindo!
_ O riso para mim exprime tudo
_ E no ato mais sério, estando rindo
_ Sou mais sério, sorrindo que sisudo.
Estes versos de Jorge Fernandes exprime bem a personalidade marcante de viver de bem com a vida com o suave sorriso nos lábios de Padrinho Quinca, madrinha Sinhá, madrinha Eliane, Gracinha, Maria José, Luci, esta blogueira e muitos outros que vivem a vida na esportiva e exprimem a felicidade em ter DEUS consigo em todos os momentos da vida.
No Centenário 1913 - 2013 onde a família do primo Quincas narra um pouco de sua vida ilustre: _ os princípios de vida de Quincas baseava-se na trilogia: bondade, sabedoria e justiça. Segundo Gracinha, _ Meu pai era um homem manso, cordato e de sorriso franco. Vivia sempre de bem com a vida. Com sua ausência, coube à minha mãe (Sinhá) desempenhar o duplo papel de chefe de família, juntamente com meus irmãos mais velhos. Cumpriu essa nobre missão com grande coragem e honradez. Ela foi referência para a formação de meu caráter e da nossa família. 
Segundo Elino, _ Esse poema do poeta potiguar Jorge Fernandes foi escrito numa fotografia oferecida ao meu pai (Quincas) que sempre estampou um sorriso nos lábios, apesar da posição normalmente séria de um magistrado. Sua maior virtude era obedecer e fazer quase tudo que minha mãe - sábia por natureza - queria. Poucas vezes vi meu pai afobado. Guardo comigo suas lições de vida e dedicação que repasso para meus filhos.
O experiente Jobel assim se expressa: _ Meu pai foi um Juiz de Direito herói porque apesar da magistratura ser mal remunerada, ficou sem automóvel e conseguiu oferecer o curso universitários aos seus filhos. Figuras ilustres como o Dr. Diógenes da Cunha Lima que foi Heitor Universitário e o Dr. Otacílio Pessoa da Cunha Lima, elogiavam a cultura jurídica e seu trabalho digno e honesto.
Elias Maciel diz com toda ênfase: _ Doutor Joaquim das Virgens² era um juiz inteligente, humano, assíduo e competente, conhecedor como poucos da legislação civil penal e processual. Suas decisões eram fundamentadas. Era sempre alegre e cordial, de educação vocacional refinada e de boa índole, mantinha bom relacionamento com o pessoal da justiça.    
Joaquim das Virgens Neto³  percebeu a importância de sua família nas atividades acadêmicas na Universidade Federal do Rio Grande do Norte quando citava o nome de seu avô Joaquim das Virgens² Neto¹ (Quincas): _ É de mais pessoas como seu avô que o mundo precisa! Foi esta a frase elogiosa de um fazendeiro no campo de pesquisa universitária!
Érico assim se expressou: _ tenho a convicção de que existem homens espiritualmente avançados como meu pai. Ouvia pacientemente quem lhe procurava e debulhava seu rosário de penas. Nas horas das refeições sentávamos todos à mesa. Papai ouvia a todos e não deixava haver mal entendidos. Ele sempre dizia algo engraçado e nunca estava a nos molestar o que quer que fosse . Costumávamos veranear na Barra de Cunhaú. Seu exemplo de vida vai crescendo  em nós. Suas verdades vão ficando cada vez mais claras. Um traço característico de sua personalidade era o riso sincero. Ainda hoje são contadas histórias fazendo referência a sua risada. Papai é um privilegiado em sempre viver de bem com a vida.
_ Por isso quero dizer a minha admiração pelo cabedal de conhecimentos, pela sua humanidade e honestidade, ética profissional e sua solidariedade com todos. Quero agradecer todo esse legado que me fez mais gente! (Dalvinha).
AGRADECIMENTO
Agradeço a Gracinha e a Petit o significativo presente: Joaquim das Virgens Neto ² - Centenário 1913 - 2013. Suas filhas foram nossas contemporâneas colegiais e seus filhos de nossos irmãos em Natal. Costumavam passar final de semana na Fazenda Bom Destino onde Francisco Pinheiro Borges e Josefa Bezerra Borges (meus pais) foram os melhores anfitriões do mundo. Na folga quinzenal das internas do Colégio, costumavam ir nos buscar para nos oferecer um significativo lazer. Que DEUS nos abençoe cada vez mais com saúde e felicidades perenes na mesma amizade que alicerçamos em nossa infância na obra grandiosa da Barragem de Bom Destino e nos passeios colossais. 
DIA DOS AVÔS
DEUS queira que a sociedade terrestre deixe de discriminar o homem da mulher até em datas comemorativas. Hoje é DIA DOS AVÔS e não só da vovó. Isto se justifica porque um filho só nasce com a presença amorosa de um pai e de uma mãe! Parabéns aos avôs que gozam a felicidade de se relacionar bem com seus netos! 
AGENDA DO DIA A DIA / Mês de julho
Dia 25: _ Dia do escritor, aquele que se dedica a escrever a cultura literária ou de livros didáticos e precisa ter plena consciência de só escrever o que é bom e útil ao bom comportamento de toda a humanidade terrestre.
Dia do Motorista, o bom profissional que dirige um veículo com gabarito e atenção e quase nunca acontece acidente nem desastre diante do número de veículos que trafegam pelas rodovias, pelas ruas e avenidas.
Dia do Colono.
Dia 26: _ Dia dos avôs, o casal que é pai e mãe pela segunda vez na pessoas de seus filhos e, com todo prazer ajuda de algum modo na criação de seus netos.
Acesse todo dia o site: www.blogeducacionalvocacionalblogspot.com
Procure orientações educacionais vocacionais, poesias, histórias e genealogias nas postagens: 200, 250, 300, 350, 400, 450, 451, 500, 550, 600, 650, 700, 750, 800, 850, 857 e em duas postagens não numeradas após a postagem 100. Irão encontrar a genealogia ascendente do primo e padrinho Quincas e de muitos outros familiares e amigos.
Planeta Terra, 26 de julho de 2015.
ELEENETI PINHEIRO MEDEIROS DE ARAÚJO... PROFETISA!    

Nenhum comentário:

Postar um comentário