quinta-feira, 27 de abril de 2017

993. O Mistério Divino continua na Genealogia de Um Povo. O Dono do Mundo é Deus. do Poeta Amaro. Reflexão.

O MISTÉRIO DIVINO CONTINUA NA GENEALOGIA E ANTROPOLOGIA DE UM POVO. (1993).
IVO FERREIRA NETO
Família Pinheiro Borges
João Batista Pinheiro Borges (Ieiê da Rabeca) nasceu no dia 23 de junho de 1872 na Fazenda Sucavão. Casou com Joana Ferreira de Lima, filha de Pedro Ferreira de Lima, prima do meu avô Ivo Ferreira, daí a ligação de famílias. A mãe de Joana, Maria Izabel de Paiva, casada com Pedro Ferreira de Lima e nos liga também a família Paiva. As famílias: Paiva, Ferreira, Anselmo, Alves, Câmara e Duarte, têm ligações, no passado, todos eles oriundos de engenhos e fazendas do Município de São José de Mipibu - RN, abrangendo vários novos municípios, com a nova divisão política. Mas, voltemos ao casal, João e Joana, de cuja união vieram os seguintes filhos: Francisco (Chicó Pinheiro), Lídio que faleceu em tenra idade, Anália (Sinhá), Clotilde (Dona) e Joana (Joaninha). Sobrenome: Pinheiro Borges. Em 1905 Ieiê da Rabeca ficou viúvo e deixou seus 05 filhos com o avô Pedro e foi morar na companhia de seu irmão Avelino, em São Paulo do Juremal, hoje, São Paulo do Potengi - RN que tinha um aglomerado populacional e os irmãos comerciavam. Chicó Pinheiro tinha 09 anos de idade quando Ieiê da Rabeca foi buscá-lo para a sua companhia, estabelecendo-se em 1910, no comércio nascente da futura cidade. João Batista casou a segunda vez em 1912 com Joana Ferreira da Rocha, co-herdeira da Fazenda Queimadas, vindo morar, em 1920, em terras do futuro município de Lagoa de Velhos. Filiação: Auta, Áurea (Caquinha), Dagoberto, Gilberto, Auri, Argemiro, Josgiberto, José, Maria Luíza, Luci e Ivonete. Sobrenome: Pinheiro Borges.
Francisco Pinheiro Borges casou com Josefa Bezerra Borges (Zefinha) em 16 de setembro de 1933, pertencente à tradicional família seridoense, do Município de Acari - RN, Fazenda Cauassu e foram pais de: Maria das Dores (Dora ou Dorinha), Jarbas, Haroldo, Rafael, Edda Maria, Ana Maria, Cosme, Eleeneti, Maria José (Mazé) e Vilma. Sobrenome: Pinheiro Borges.
Naquela época o que prevalecia no sobrenome dos filhos era o mesmo sobrenome do pai que passava de geração a geração. As filhas não eram registradas com nenhum sobrenome, e sim, com dois nomes, como: Maria da Conceição, Maria da Anunciação, etc. depois que casavam recebiam o sobrenome do esposo.
Francisco foi um homem de visão, um misto de fazendeiro, comerciante e industrial, adquirindo terras da Fazenda Queimadas, da fazenda de Dr. Afonso Barata, do comerciante Manoel Machado, Riacho Salgado e de pequenos proprietários aos quais foram compradas aos poucos em mais de 50 escrituras públicas, formando a segunda maior propriedade, em área contínua, dando-lhe o nome de Fazenda Bom Destino, com 3.200 hectares de terras. Além dessa, deixou 04 fazendas em municípios diferentes, formando um patrimônio construído às custas de sua boa administração rural e de sua esposa que foi sua secretária particular, sendo portadora do curso de contabilidade. Lagoa de Velhos e o seu povo muito lhe deve, graças ao seu espírito empreendedor, construindo a maior barragem particular da época com recursos próprios, sem ajuda do poder público. Sua maior obstinação era o saber da família.
Família Firme
José Francisco Firme casou com Tereza Ferreira de Lima (Tetê), filha de Firmiano. Filiação: Joaquim, José, Maria Elisa, Joaquina Elisa, Francisco, Izabel, Josefina e Antônia. Sobrenome: Firme de Lira. José Firme veio para uma vaquejada em casa de Firmiano e como se enamorou de Tetê, filha do anfitrião, ali fixou residência. Um mês depois os pais dele souberam que havia casado. Assim acontecia o casamento naquela época.
Família Lourenço Celestino
Lourenço Celestino da Silva, vivendo com sua amásia, Tereza Caetana de Jesus, descendente de escravos, de senhores de engenho, de Cobé de Baixo, Município de São José do Mipibu - RN, fixaram residência em Lagoa de Velhos - RN, trabalhando como assalariados das lavouras de algodão, no início do século XX. Celebrada a primeira missa na Capela de Nossa Senhora da Conceição, em 1918, casam-se, para regularizar a situação, vez que a família já estava constituída, com todos os filhos nascidos. A consumação se dera, de há muito, os filhos todos crescidos, marcando o casamento, como um dos dois primeiros a ser realizado na igrejinha da santa padroeira local, registrado em história de Lagoa de Velhos de Aluízio Azevedo. Filiação: Francisco (Chico Lourenço), Severino, Antônia e Josefina. (Sobrenome: Lourenço). 
Lagoa de Velhos, 1993.
O DONO DO MUNDO É DEUS!
Amaro. WhatsApp do Grupo Família Pinheiro. Vídeo de Paulo Borges.
I
DEUS fez o mundo do nada!
Em seis dias terminou!
Dois terços de água em cima
O mar na terra plantou
E o céu bordado de estrelas
Suspenso no ar deixou!
II
Um arco-íris pintou
No céu como um diadema!
O sol nascer cor de ouro
E morrer da cor de gema!
E no crepúsculo da tarde
Deixou escrito um poema!
III
Com a sua mão suprema
Deu velocidade aos ventos!
Deu as aves asas soltas
Pra bailar no firmamento,
Porque o mestre é o único
De perfeição cem por cento!
IV
Sem o seu consentimento
Nada se move na terra!
Sua previsão não falha
O seu projeto não erra!
A máquina não enferruja
E nem seu eixo emperra!
V
Seja no céu ou na terra
DEUS é puro e escorreito!
Deu a lua quatro faces!
Nenhuma dá defeito!
Toda semana ela muda,
Mas não muda o seu efeito!
VI
O universo perfeito
Pintou todas as cores!
Pôs no campo um lençol verde
E ornamentou de flores!
Com animais e florestas
Entregou aos pastores!
VII
Cuida bem dos pecadores
Que pra DEUS isso é comum
E ainda deu um Anjo da Guarda
Para cuidar de cada um!
Cuida de todos os filhos
Sem esquecer de nenhum!
VIII
DEUS é três pessoa juntas:
Pai, filho e ESPÍRITO SANTO!
Ninguém foge de seu olhar
Nem escapa ao seu manto!
Se transporta sem olhar
E voa sem sair do canto!
IX
A chuva que cai do manto
Pingo a pingo é peneirado!
O rio de água doce,
O mar de água salgada,
Que a natureza obedece
A quem fez tudo do nada!
X
Passa em toda moradia
No dia a dia sagrado!
Ninguém pensa qualquer coisa
Que DEUS não tenha pensado,
Porque ama os pecadores,
Mas aborrece o pecado!
XI
De poder ilimitado
DEUS é onipotente,
Por está em toda parte,
Ele é onipresente
E de saber absoluto,
Ele é onisciente!
XII
Com a sua mão potente
É comandante da nave!
A bordo do cosmo,
Faz girar o globo suave!
E dos desígnios e mistério,
Ele é o dono da chave!
XIII
Quem tira do olho a trave,
Conhece os defeitos seus,
Sabe que DEUS é o dono,
Até da fé dos ateus
E até quem não tem fé sabe,
Que o dono do mundo é DEUS!
REFLEXÃO
Toda a humanidade terrestre deve refletir este poema para reconhecer suas faltas e tirar a trave do olho para concluir "Que todo poder emana de DEUS", através dos poderes constituídos que são representados pelos poderes executivos, legislativos e judiciário que "dormiu no ponto" e nunca decretou uma EMENDA CONSTITUCIONAL em cada pátria para resolver todo problema entre governos e governados terrestres. As piores libertinagens são as paradas, greves, protestos e guerras que deixam a população sem os devidos serviços prestados, sem transporte, sem educação e sem segurança. O pior de tudo é que matam e mutilam vítimas inocentes e destroem seus bens imóveis que foram adquiridos ao longo de uma vida de trabalho! Compartilhe!
Acesse no dia a dia ao site: www.blogeducacionalvocacionalblogspot.com
Índices poderão ser encontrados nas postagens de número: 200, 250, 300, 350, 400, 450, 451, 500, 550, 600, 650, 700, 750, 800, 850, 857, 900, 950 e em duas postagens não numeradas após a postagem 100. Obrigado pela preferência!
Planeta Terra, 27 de abril de 2017.
ELEENETI PINHEIRO MEDEIROS DE ARAÚJO... PROFETISA! 

    

Nenhum comentário:

Postar um comentário