sexta-feira, 7 de abril de 2017

991. Angélica! (Soneto). Genealogia de Um Povo. As Sete Maravilhas do Mundo. Notícias.

ANGÉLICA! (Soneto).
Natal, 14 de março de 2017.
Nasci num dia mui feliz
Quando se comemora o Dia da Poesia
O nascimento de Einstein
E o alegre Sarau!
II
O abraço e o agradecimento
Neste momento significativo
É dado a Cypriana
E aos amigos presentes!
III
Graças a DEUS somos felizes
No aconchego familiar 
No trabalho incansável
E na sociedade incentivadora!
IV
Somos agraciados
Numa educação vocacional
Satisfatória e gratificante!
Graças a DEUS Cypriana e Mário César são comunicativos e costumam reunir-se com a turma de seu trabalho no Espaço A4 onde alguns arquitetos exercem sua nobre profissão. Eles costumam comemorar o aniversário e hoje Angélica está aniversariando. Ela é uma arquiteta mui dedicada a sua clientela. Abrilhantaram com suas presenças: Cypriana, Mário César,,Valdécia, Dane, Zeneide, Flaviana, Vicente, Alessandra e esta poetisa que foi incumbida em compor um soneto para a aniversariante. Aproveitou suas próprias palavras que foram pronunciadas espontaneamente com o sorriso nos lábios para ostentar a sua felicidade em sua data natalícia em forma de verso e de prosa: _ O Sarau é uma festividade que reúne talentosos para fazer concerto musical, entoar cantos ou expressar sentimentos em forma de verso. Ele é muito vivenciado na Bahia de São Salvador onde as baianas se trajam com longas saias rodadas e alegremente comemoram-no!
GENEALOGIA E ANTROPOLOGIA DE UM POVO
IVO FERREIRA NETO - 1993.
Árvore Genealógica de Francisca Ferreira da Silva
Francisca Ferreira da Silva casou com Rafael Pessoa de Melo. Filiação: Francisca Elisa, Filomena, Dior, Maria do Céu, Rafael, José, Euclides e Virgílio (sobrenome: Pessoa de Melo).
Francisca Elisa Pessoa de Melo casou com seu primo João Januário Pessoa de Melo. Filiação: Philadelpho, Leonel, Cidrae, Pujacan, Joana D'Arc, Rafael Pessoa de Melo Neto, Francisco (Chiquito), Jackson, Astrogildo, Djanira, José (Zezinho) e Renato (sobrenome Pessoa de Melo).
Dior Pessoa de Melo casou. Filiação: José, Costinha e Delfina.
Maria do Céu Pessoa casou com Alfredo. Filiação: Geraldo, José e uma irmã (de nome desconhecido).
Rafael Pessoa Filho casou com Maria. Filiação: Laura, Cícero, Antônio e Maria Ercília (sobrenome Pessoa de Melo).
José Anísio foi para Belém do Pará não se sabendo notícias de sua família.
Árvore Genealógica de Vitória Ferreira da Silva   
Vitória Ferreira da Silva casou com Francisco de Souza, da Fazenda Cotovelo próximo a São Tomé. Filiação: Bento, Miguel, José, Ursulina e Francisca (Sindona). Receberam o sobrenome de Ferreira de Souza.
Bento Ferreira de Souza casou com sua prima Francisca Anselmo da Silva (Chiquinha) cuja família já foi descrita na Árvore Genealógica de Vicente Anselmo,estudada anteriormente.
Miguel Procópio de Souza casou com sua prima Joana Maria de Lira. Filiação: Francisco, Adauto, José Procópio (José Miguel), Afonso Procópio, Anália, Pedro, Francisco, Cândido, Maria, João Crisóstomo, Abílio, Rita, Ana e Raul (sobrenome Souza).
José Ferreira de Souza casou com Ana Costa de Souza. Filiação: Francisco Elisiário de Souza, Júlio, Érico, Paulo, Maria do Carmo, Nazita, Vitória e Dadinha (Ferreira de Souza).
Ursulina Ferreira de Souza morreu solteirona.
Francisca Ferreira de Souza morreu solteirona.
O tronco genealógico, do qual brotou as 15 (quinze) Árvores Genealógicas, que se multiplicaram, em tantas outras, como podemos acompanhar, prosperaram em solo fértil, constituindo o grupamento humano, objeto de nossos estudos. Além dos filhos e seus descendentes, engrossaram essa população, os escravos e suas famílias que, posteriormente, aqui chegaram. A princípio, em pequeno número, vez que a atividade pecuária, pouca mão de obra ocupava. Somente a partir do século XX, é que a cultura algodoeira atraiu maior número de mão de obra, vindo inúmeras famílias aqui se instalar. Do século passado, quase, à mesma época de João Anselmo, apenas a família Rocha, Firmiano de Lira, Paiva (Tacaca) e Gomes (Sapucaia).
AS SETE MARAVILHAS DO MUNDO
Numa sala de aula a professora mandou que seus alunos citassem as sete maravilhas do mundo. Eis o resultado da turma: O Grand Canyon, As Muralhas da China, A Basílica de São Pedro, O Canal do Panamá, O Taj Mahal, O Empire State Building e As Pirâmides do Egito. Uma aluna escreveu: sentir, tocar, ver, ouvir, saborear, rir e amar. Houve um grande silêncio em sala de aula que foi interrompido pelo seguinte posicionamento: As sete maravilhas do mundo são aquelas que nós não valorizamos todos os dias!
Crítica construtiva: a professora deveria ter comentado que As Sete Maravilhas do Mundo eram imutáveis. Deveria tê-las citadas em sua veracidade e ter dito a menina que elas fazem parte do patrimônio histórico da humanidade. As sete maravilhas citadas por ela poderiam fazer parte das sete maravilhas do viver de bem com a vida!
É isto aí, minha gente! Ciência é ciência e não tem quem mude o que já faz parte do patrimônio histórico mundial! Não se pode confundir o certo com o errado do senso comum, mas ele pode ser transformado cientificamente numa outra realidade da vida que esteja coerente com o senso comum que pode ser transformado no saber empírico e no saber sistematizado. Afinal de contas, a menina estava redondamente mal informada do que foi pedido pela professora em sala de aula e sua nota deveria ter sido zero!
NOTÍCIAS
01. Autoridades competentes devem tomar as devidas providências para retirar casebres na beira da BR que liga São José do Seridó a Caico - RN.
02. A safra de soja no Brasil é a maior do mundo por causa da tecnologia avançada que dobrou a sua produção nesses últimos anos. Até helicópteros inspecionam o plantio da agricultura e detecta os mínimos detalhes, dando total cobertura a uma produção abundante e saudável. Goiás é o maior produtor de soja no Brasil. Goiás garante a super safra. Além de aumentar o número de emprego aumenta também a circulação monetária no Brasil e no exterior. Uma Agricultura de Precisão é desenvolvida pela EMBRAPA onde 95% das sementes de soja e de milho são transgênicas. O Brasil é o maior exportador de soja e de café do mundo e o segundo na exportação do milho.
03. O mundo vive a pior crise financeira desde 1945 na Sumária, no Sudão do Sul, na Nigéria, no Ilemin e noutros países que estão em guerra. Além de prejudicar a população as crianças vivem traumatizadas em pânico e estressadas. A Etiópia e a África sofre com a fome e a miséria.
A única solução mundial é cada país e nação decretar uma EMENDA CONSTITUCIONAL que decrete a necessária PAZ MUNDIAL para todo problema entre governos e governados terrestres serem resolvidos na SANTA PAZ DIVINA por cada órgão institucional e empresarial que esteja envolvido no mesmo. Outra única solução mundial é transformar todo programa beneficente governamental e não governamental num PROGRAMA MUNDIAL DE DESEMPREGO ZERO com carteira assinada para todos os beneficiados pelos mesmos.
04. Árvores decoradas com Ovos de Páscoa com preços variados a partir de R$1,99 (Um e noventa e nove reais) garantem abastecer a população brasileira e estrangeira com um grande aumento de emprego e de consumo nesta páscoa deste ano. Até médica já mudou a profissão para industrializá-los e ganhar uma nota em sua fabricação e exportação! A Festa de Páscoa é uma verdadeira obra de arte no trabalho da mão de obra artesanal em Santa Catarina numa cidade de tradição alemã!
05. Muita chuva no Amapá causa inundação e calamidade pública. A única solução mundial é a construção de adutoras para transpor as águas excessivas para regiões de longa estiagem. Além de garantir mais emprego, garante a água franca a toda população do planeta terra.
06. Dia 05 de abril - Dia dos Filhos! DEUS abençoe cada casal e seus filhos para viverem unidos e felizes em caráter vitalício! 
07. O governo do Brasil está restituindo o FGTS dos inativos pela Caixa Econômica Federal.
08. No próximo dia 23 deste mês em curso haverá eleição na França para escolher um novo presidente. Que o DIVINO ESPÍRITO SANTO inspire aos franceses para escolherem o melhor governo para governar a França!
09. Foi criada uma base curricular para a educação básica do ensino público brasileiro para o aluno aprender a ler e escrever no segundo ano do curso fundamental até aos 07 anos como acontece no ensino particular. Tem cidade brasileira onde de cada 10 moradores um cursou a universidade.
10. A aproximação dos blocos dos países do Merco Sul pode trazer mais comercialização para o Brasil. No mundo existem 600 acordos regionais, inclusive o Merco Sul que facilita investimentos e deixa o Brasil mais ativo no comércio internacional.
11. O presidente americano, Donald TRUMP, recebe pela primeira vez o presidente da China, onde está em jogo grandes questões. A Coréia do Norte é a pior ameaça aos americanos. O maior comércio da Coréia do Norte é feito com a China.
12. O Equador tem um novo presidente que foi eleito por 10 milhões de eleitores.
Acesse ao site no dia a dia: www.blogeducacionalvocacionalblogspot.com
Índices poderão ser encontrados nos números das postagens 200, 250, 300, 350, 400, 450, 500, 550, 600, 650, 700, 750, 800, 850, 900, 950 e em duas postagens não numeradas após a postagem 100. Obrigado pela preferência!
Planeta Terra, 07 de abril de 2017.
ELEENETI PINHEIRO MEDEIROS DE ARAÚJO... PROFETISA!  
  
           

Nenhum comentário:

Postar um comentário