terça-feira, 22 de novembro de 2016

973. Lazer e Turismo em Cruzeta - RN.

O lazer e o turismo em Cruzeta - RN é bem vivenciado através dos seus 7.968 habitantes (último censo) que possuem seu próprio veículo automobilístico, de motociclo, de bicicleta, à cavalo e até mesmo pelos transportes alternativos de Vavá e outros que oferecem viagens tranquilas aos cruzetenses, aos visitantes e aos turistas que viajam até para o exterior na confortável viagem aérea em passeios colossais de visitas recíprocas entre familiares e amigos e até em viagens de pacotes aéreos de turismo para conhecer um pouco da vida estrangeira.
O Município de Cruzeta está situado na região Seridó do Rio Grande do Norte - Brasil - América do Sul. É vizinha aos Municípios de Acari (de quem foi desmembrada), de São José do Seridó, de São Vicente e de Florânia onde é feito o maior turismo por ocasião das festas locais dos Padroeiros de cada Paróquia da Religião Católica Apostólica Romana, a mais frequentada por seus habitantes. Existem algumas religiões evangélicas e espíritas onde seus habitantes se encontram em momentos reflexivos e de lazer nos parques esportivos e vendedores que oferecem uma vida social deveras interessantes com cavalgadas, desfiles e passeatas pelas ruas com cidadãos representando alegorias típicas regionais e outras atrações nas festas e eventos que se realizam notadamente nas festas religiosas, na época junina e na época natalina onde todos se confraternizam nos templos de oração ou igrejas, nos 05 estabelecimentos de ensino da cidade de Cruzeta e nas comunidades rurais.
O lazer e o turismo em Cruzeta acontece notadamente no grande Açude Cruzeta que abastece a cidade e oferece um Balneário onde cruzetenses e turistas se divertem a valer em qualquer época do ano. Tanto o Açude Cruzeta como a cidade de Cruzeta foram traçados por Francisco Raymundo de Araújo (meu tio-avô) que foi cognominado de Sábio Empírico pelo cientista inglês Arno Pearce: _ "Nunca se viu um homem tão rude entender de tudo!". 
O Açude Cauassu fica na Fazenda Cauassu e oferece o lazer e o turismo. Ele foi construído em 1913 por Joaquim das Virgens Pereiras de Araújo (meu avô materno) e foi alvo de elogios pelo Congresso Nacional Brasileiro por ser um dos maiores açudes particulares daquela época. Existem outros açudes e barragens na zona rural de Cruzeta onde acontece o pescado, a maior riqueza do proprietário rural.A Fazenda Genesaré oferece a boa estadia com comidas típicas regionais, banho e nado no açude, o passeio a cavalo e outras atrações relevantes aos visitantes e turistas. Graças a DEUS, dificilmente estes açudes secam. _ "A chuva de janeiro tarda, mas não falta" em Cruzeta e em toda a região do seridó. Atualmente se encontra seco e a população se abastece de água dos poços locais e da água que vem de São José do Seridó.
Tanto o lazer como o turismo podem ser vivenciados nas praças de Cruzeta. É na Praça de Eventos que acontece de ano a ano a festa junina e outras festas, como também shows com cantores locais e de outras localidades, sorteios, bingos e leilões paroquiais. As Pousadas de Doca e de Cota oferecem um lugar certo para pernoitar. A Churrascaria Styllus é um local onde se realiza a Festa da Miss Cruzeta, shows, eventos escolares e outras atividades recreativas e de lazer. Os campeonatos esportivos se realizam no Ginásio Esportivo e nos Ginásios das escolas locais. O lazer e o turismo é muito vivenciado pelos esportistas que competem em gincanas, em olimpíadas e em campeonatos locais e fora do município de Cruzeta. A Banda Filarmônica e a Banda Marcial tocam harmoniosamente e alegram a população por ocasião das festas e de eventos. Tanto a Banda Filarmônica XXIV de Outubro como as Olimpíadas estudantis e o corpo docente escolar ganham prêmios a nível nacional e no exterior. 
Os hotéis, pizzarias e restaurantes como o Rancho de Dona Carmelita, a Casa do Macarrão, O Ponto Certo, o Restaurante da Amizade e outros, garantem uma comida saborosa aos cruzetenses e aos seus visitantes e turistas. No Clube Municipal se realizam grandes festas como a Festa da Colheita, a Festa do Cidadão, festa de aniversário, de casamento e outras. 
É no Centro de Múltiplo Uso que os idosos se reúnem semanalmente para a prática da ginástica e receber orientações em prol de uma vida longa saudável através de palestras, cursos diversos, corte de cabelo, manicure, pedicure e outros cuidados gratuitos que são oferecidos por profissionais competentes, com a presença marcante de Zenaide, a primeira dama cruzetense, esposa do prefeito municipal Erivanaldo Aquino Dantas (Nena) que está governando Cruzeta com sabedoria DIVINA e perfeição, com muita dedicação, fé em DEUS e com grande honestidade, podendo ser considerado um dos melhores governos municipais de Cruzeta, mesmo sendo natural de Carnaúba dos Dantas.
Cerâmicas, olarias, açougues como O Seridó, supermercados, queijeiras como a Seridó, fábricas de confecções e de artesanato, a Fábrica de Polpa de Frutas Seridó e outras, merecem serem visitadas por cruzetenses e visitantes. As cavalgadas de Nossa Senhora dos Remédios e da Festa da Colheita atraem muitos cavaleiros inclusive dos municípios vizinhos.
Cruzeta é um lugar de lazer e de turismo natural pela receptividade dos cruzetenses que recebem de braços abertos os seus visitantes! Quem toma água em Cruzeta volta a visitá-la pela cordialidade e gentileza de seu povo amigo e hospitaleiro.
Acessem no dia a dia ao site:
   www.blogeducacionalvocacionalblogspot.com
Os índices dos títulos das postagens poderão ser encontrados nas postagens 200, 250, 300, 350, 400, 450, 500, 550, 600, 650, 700, 750. 800, 850, 900, 950 e em duas postagens não numeradas após a postagem 100.
Planeta terra, 22 de novembro de 2016.
ELEENETI PINHEIRO MEDEIROS DE ARAÚJO... ESCRITORA!,   

Nenhum comentário:

Postar um comentário