EDUCAÇÃO E LEITURA
A literatura é um caso especial de comunicação que se define, etimologicamente, como "participar de ideias e dar vida ao pensamento". Este pensamento voa a cada instante e torna até a literatura lúdica quando faz o emissor e o receptor participarem da mesma atividade.
Existem critérios imprescindíveis no ato de ler e saber codificar sinais gráficos e até interpretá-los devidamente bem. Tanto a comunicação quanto a compreensão de um texto literário exige o conhecimento e o prazer. Daí, o dever de sempre se oferecer textos de apreciação geral e intercalá-los na sequência do livro didático que é de suma importância porque retrata o pensamento do autor que, certamente, o elabora para ser seguido do começo ao fim para alcançar os previstos objetivos.
A prosódia (pronúncia regular das palavras) e a vocalidade (voz e tom) são elementos que são captados pelo leitor e podem até prender ou modificar a compreensão e apreciação do texto. A re-leitura é de suma importância para consolidar mais sentido ao que se leu e vivenciá-lo bem melhor.
Ser leitor é saber escolher uma literatura atraente e educativa. Isto é de suma importância na vida de todos. Memórias pessoais colaboraram no sentido do texto.
De acordo com Smith: _ "Teoria de mundo é o que possuímos em nossa memória". Daí, o dever e o poder de todo documentarista saber selecionar o que tem de melhor, sobretudo na literatura infantil e nas cantigas de roda e de ninar, justamente, para encher as cabeças das crianças e dos adolescentes com uma teoria de mundo que contribua para uma ética e futura vocação benéfica e proveitosa. Por isto, deve-se sempre agir pela razão com toda a certeza de que se está contribuindo para a ética e perfeição comportamental de todos.
Ao se debater com o texto o leitor mantém seu primeiro contato e depois se delineia na leitura e identificação onde deve procurar o título, o autor e o tipo de literatura.
Segundo Freud, "O ego é composto de dois elementos: energia e neurônios!". Os neurônios podem armazenar lembranças e algo da percepção anterior. Existem estratégias marcantes na memória: utilização da memória, teoria de mundo e processo de identificação. Só tem memória ativa quem tem muita vivência.
Todos devem preservar o bom hábito de ler e sempre frequentar uma escola e uma biblioteca pública para haver um compromisso com a leitura. O processo de formação do leitor é amplo e variado. Ele começa no processo de alfabetização escolar e se amplia de maneira variada. Há necessidade de sempre haver um intercâmbio cultural para a EDUCAÇÃO E LEITURA ser uma constante positiva e benéfica na vida de todos. Na sala de leitura, deve-se antecipá-la com sessões de leitura para despertar o prazer no ato de ler e escrever.
O professor deve ser bem preparado para interagir em sala de aula porque a educação é de suma importância desde que se conheça e se compreenda os mecanismos e procedimentos em sua prática. O professor deve ser um bom orientador no processo de ensino aprendizagem porque ele em muito influencia o educando até na elaboração de textos dissertativos e narrativos, imagine mesmo na incorporação da educação e na aprendizagem no ato de ler. O professor deve conhecer bem a sua clientela para promover mudanças comportamentais necessárias através da leitura complementar que deve está sempre presente na vida de todos. Deve ainda saber orientá-lo até na escolha de bons programas e criticar construtivamente os maus.
Para ensinar EDUCAÇÃO E LEITURA é preciso estimular a clientela escolar com textos e histórias, como também com cantos envolventes que despertem o interesse da mesma. "As histórias e as estórias são bases primárias de tudo!". (Smith). Elas se diferenciam entre si porque as histórias são verdadeiras e as estórias são inventadas e fictícias. Isto se justifica plenamente porque todos têm sua história pessoal e as histórias que escutou e aprendeu como também as estórias da literatura tradicional que sempre estão presentes nas livrarias. Narrar histórias e fatos contribui para o desenvolvimento mental e cognitivo.
Os primeiros manuscritos são antigos. Foi também na antiguidade que Gutemberg inventou a imprensa através do processo de xilogravura.
No ato do ensino aprendizagem é muito importante que se alfabetize expondo caligrafia em manuscrito e em letras, como também em textos impressos, justamente, para o alfabetizando conhecer e praticar as duas formas de letras e escritos e saber fazer a cópia da imprensa para o manuscrito. Até psicologicamente falando a cópia é de suma importância comportamental porque prende em muito a atenção e a memorização da escrita de palavras e até de acentuação e pontuação. Há necessidade de voltar-se ao tempo de outrora e todo professor mandar o estudante fazer a correção de palavras que errou, escrevendo-a cinco vezes de maneira correta e transcrevendo certo a composição, a narração e a redação depois de devidamente corrigida e analisada com a classe.
Depois que se alfabetiza alguém, deve-se colocar ao seu dispor leituras atraentes e de melhores exemplos vivenciados, justamente, para ele interagir e vivenciá-los no dia a dia.
Todos os documentaristas devem analisar os cantos, contos, lendas, histórias, estórias, cantigas de roda e de ninar para criticá-los devidamente para renová-los de maneira benéfica para servir tão somente para promover a LEITURA em busca da EDUCAÇÃO e nunca para amedrontar nem tampouco fantasiar com fatos impossíveis e de ficção.
As primeiras cartilhas pedagógicas datam do século III A. C. No Brasil a literatura infantil surgiu no século XVIII e foi importada pela Corte Imperial em 1508 quando criou a primeira máquina impressora no Brasil. Pesquisas atuais revelam que as crianças preferem histórias com sentido do que com devaneio que amedronta com suas mediocridades e mortes.
A poesia é uma forma rara de expressar sentimentos e motivos que rimam e até fazem rir com graça criatividade e humor.
No século XVI os descobridores do Brasil trouxeram uma certa carta de literatura científica, vinda da Europa e repleta de uma nova mentalidade governamental do ocidente onde as coisas se diferenciavam e mais uma vez o fator econômico fez a mudança nas interpretações literárias, tanto na produção quanto no consumo e denominação ideológica. O poderio do reinado passou para o setor público governamental e aconteceu uma cultura literária construtivista e que hoje se chama de globalização. Assim, os humanos nunca se libertam da denominação de uns sobrepondo os outros. A resposta está na afirmação de que o ser humano já nasce feito para o trabalho à partir do próprio ato do nascer quando, além de intuitivamente movimentar-se e contribuir para o trabalho de parto da própria mãe, ele necessita de ajuda biológica de sua própria mãe e de um profissional de saúde, isto é, ninguém nasce sozinho, e sim, com o auxílio da mãe e de uma parteira.
Conclui-se que, todos devem buscar a vocação remunerada de maneira ética e de acordo com a oferta momentânea trabalhista, justamente, para a denominação humana de uns para com os outros acontecer através do servir e ser servido para todos se completarem entre si e dentre os demais e, nunca com ganância, inveja. desrespeito e discriminação. Eis o único caminho da valorização educacional vocacional satisfatória e da libertação da denominação doentia e perseguidora para, justamente, passar à conviver em comunidade organizada e numa civilização social onde todos possam manter-se honestamente com sua família constituída, procurando ascender sua classe social nata de maneira ética e viável e nunca com invasões nem tampouco com denominações absurdas e desumanas como a guerra e o terrorismo que mata e mutila inocentes e destrói seus bens imóveis que foram adquiridos ao longo de uma vida de trabalho árduo!
Planeta Terra, 14 de julho de 2000. A AUTORA!
NOTÍCIAS
1. Protestos pelas ruas acontecem em todo o mundo. Ora, ora, ora! Todos os governados devem comunicar-se pelas redes sociais e com o governo em âmbito federal, estadual e municipal à quem confiou o seu voto para reivindicar o que necessita no dia a dia. Por outro lado, é dever da Promotoria de Justiça decretar uma EMENDA CONSTITUCIONAL para todo problema ser resolvido na SANTA PAZ DIVINA tão somente pela JUSTIÇA! Isto se justifica plenamente porque os protestos causam danos morais até com a morte de balas perdidas e o prejuízo da falta de atendimento público no transporte, na educação e na segurança é de causar dó e piedade! Todo governo e reinado deve exercer um autodomínio positivo de uns para com os outros para ter fim a pior libertinagem em terrorismo, em protesto e em guerra em toda a humanidade terrestre que impede acontecer a dignidade humana com a libertinagem e a anarquia desenfreada de quem não sabe governar com diplomacia.
2. Em 1998 o Globo Rural fez um protesto contra o analfabetismo no Brasil, alegando que o mesmo impedia a dignidade humana. Na realidade, o que impede a dignidade humana é a falta de coragem de procurar trabalho ou ter seu próprio negócio, se organizar com o que ganha e viver com honra e dignidade humana. Existem muitos analfabetos que ganham muito mais do que quem tem o curso de doutorado. Existem muitos analfabetos que são educados à ponto de respeitar o alheio e o cofre público, enquanto que, muitos cursam a universidade e são ladrões e corruptos.
3. Em 1998 o Globo Espetacular mostrou autógamo infantil com corridas automobilísticas com crianças pilotando carros de corrida. Isto deve ser revisto pelos governos e se ainda existir deve ser proibido por lei internacional, até porque, a carteira de motorista só é permitida quando se completa 18 anos de idade. A fabricação e comércio de veículos motorizados infantis deve ser proibido internacionalmente, como também a construção de autógamo infantil para corridas automobilísticas infantis.
4. Cidadãos analfabetos e semianalfabetos exercem governos e autoridades. Deveria ser obrigatório o curso universitário para se candidatar ao governo municipal, estadual e federal ou ser nomeado como autoridade ou exigir o mesmo a todos os que fossem eleitos à governabilidade ou nomeados autoridades, conforme sua área de ensino: administração pública para os executivos e direito civil para os legisladores. Isto se justifica plenamente porque "é dose pra mais do que para elefante" ser governado por analfabetos e semianalfabetos! Hoje em dia deve-se exigir o estudo para todo governo e autoridade, conforme sua área de ensino correlata com o seu trabalho.
5. Dizem que o principal foco da dengue está no cemitério. Aliás, o poder público deve fazer uma campanha para a família de cada defunto zelar por sua cova ou túmulo e fazer uma limpeza anual antes do dia dois de novembro de cada ano quando se comemora o dia de finados. Um desafio é dado aos governos para mandarem o carro fumacê -para combater o mosquito da dengue na zona rural e na zona urbana em todo o planeta terra. Outro desafio é dado aos fabricantes para fabricarem uma caixinha para acabar com o mosquito da dengue igual a das baratas (Matox). São caixinhas duráveis até seis meses de uso. Devem ainda fabricar caixinhas para eliminar ratos, morcegos, gafanhotos, formigas e outros insetos nocivos à lavoura, procurando o proprietário mudar os enxames de abelhas para um lugar protegido.
6. Aumento de impostos e de carga tributária. Os governos devem ser bastante inteligentes para investir na área de lazer e de turismo para ganhar muito dinheiro na construção esportiva já existente como também na transposição das águas do mar para desenvolverem essas atividades.
7. Aumento de combustível e da tarifa de água e de energia. Todo governo deve ter plena consciência de que nunca pode aumentar o preço do combustível porque tudo depende do transporte e do frete. O aumento da água e da energia faz aumentar o roubo e o assalto porque essas necessidades básicas na vida de todos são cortadas após três meses sem pagamento. Há necessidade de programas governamentais e não governamentais seguirem o bom exemplo de Irmã Dulce e de Ayrton Sena que já morreram e seus programas beneficentes continuam pagando essas necessidades básicas.
8. Protestos acontecem pela continuidade da reforma agrária. A caríssima e fracassada reforma agrária deve ser substituída em todo planeta terra por uma frente de trabalho permanente para vigiarem as florestas e acabarem com os incêndios florestais. Deve também ser transformada em agentes de estrada e de rodagem para ampliarem e conservarem as estradas asfaltadas, como também em vigilantes rurais e urbanos e ter fim o roubo e o assalto em toda a humanidade terrestre.
Acesse no dia a dia ao site: www.blogeducacionalvocacionalblogspot.com
E insira-se num contexto de paz mundial. Índices serão encontrados nas postagens 200, 250, 300, 350, 400, 450, 500, 550, 600, 650, 700, 750, 800, 850, 900, 950, 1000 e em duas postagens não numeradas após a postagem 100. Obrigado pela preferência!
Planeta Terra, 19 de dezembro de 2017.
ELEENETI PINHEIRO MEDEIROS DE ARAÚJO... PROFETISA!
Nenhum comentário:
Postar um comentário