segunda-feira, 18 de dezembro de 2017

1022. Congratulações e Parabéns! (Soneto). Educação e leitura (VIII). Notícias.

CONGRATULAÇÕES E PARABÉNS! (Soneto).
ELEENETI PINHEIRO MEDEIROS DE ARAÚJO
Planeta Terra, 14 de dezembro de 2017.
I
Congratulações são dadas
Aos formandos do ABC:
Davi e seus colegas!
Catarina foi sua eficiente professora!
II
Gabriel e Jacó 
Concluíram o ensino médio!
Pacífico, Anna Katarina e Cosme
Completaram mais um ano de vida!
III
DEUS abençoe todos eles
E demais formandos
Como também aos aniversariantes
Com saúde e felicidades!
IV
Que vivam felizes muitos anos
Com paz e prosperidade!
Parabéns são dados aos demais aniversariantes:
Novembro: Dia 07: Pacífico Medeiros de Araújo Neto.
Dia 12: Gabriela.
Dia 13: Cíntia.
Dia 16: Maria da Guia Alves dos Santos Araújo.
Dia 18: Raniere Cursino Dias.
Dia 30: Anna Katarina dos Santos Araújo.
Aniversariantes de dezembro:
Dia 17: Iberê Borges Ferreira e Igor Ferreira Trisuzzi.
Dia 18: Cosme Pinheiro Borges.
Que DEUS abençoe aos formandos com um futuro brilhante e abençoe aos aniversariantes com muitos anos de vida!
EDUCAÇÃO E LEITURA
A EDUCAÇÃO E A LEITURA são processos educacionais que requerem um SILÊNCIO reflexivo constante tanto na família como na sala de aula para reinar tão somente a voz do emissor ou do receptor em uníssono ou coletivamente com toda ética coordenada por alguém, seja por gestos ou por sinais ou até pela expressão e verbalização espontânea, mas no momento oportuno, exato e preciso! Tudo isto contribui para o fim do fingimento familiar e social, sobretudo em sala de aula! A conversa informal direcionada ou espontânea pode acontecer com toda ética e atenção imprescindíveis em todo diálogo comunicação e transmissão do saber sistematizado, empírico e do senso comum.
O SILÊNCIO é a ausência da fala ou do som ou ruído em qualquer lugar. Ele é imprescindível em todo tipo de comunicação, seja na família, na sala de aula, em eventos, em festas etc. Justamente, para ele ser interrompido pela interlocução dos presentes que geralmente costumam manter conversa paralela ou preferem ouvir a voz do comando ou do som em todo e em qualquer lugar. Essa voz de comando deve coordenar todo trabalho realizado num determinado local e deve também ouvir alguém que gosta ou necessita participar ao vivo do intercâmbio cultural literário!
Existem algumas formas de expressar o SILÊNCIO: silenciar naturalmente e expressar por gestos tal qual como franzir a testa que denota um ar preocupado; inclinar e levantar a cabeça, exprimindo o sim ou a aceitação ou gosto; balançar a cabeça da esquerda para a direita, demonstrando que não aceita ou que rejeita ou não gosta, etc. O sim e a aceitação; já a careta exprime a negação e o repúdio; atualmente já existe até um processo de alfabetização para o surdo-mudo através de gesticulação. Muitos programas da mídia costumam apresentar ao mesmo tempo a fala e a gesticulação, justamente, para todo telespectador compreender o sentido da telecomunicação. A linguagem gestual é uma cultura literária que se manifesta e é compartilhada em muitas pessoas e lugares.
O SILÊNCIO pode acontecer pela ética e sensatez de pessoas que sabem se comportar bem ou pelo medo, pela timidez e outros estados de espírito comportamental de tensão ou o medo de falar e de se expressar no grande grupo, na família ou na sala de aula.
Segundo o livro BÍBLICO do Eclesiastes: 20-5, 8: _ "À quem se cala, é tido como um sábio porque o sábio guarda SILÊNCIO no momento oportuno!".
_ "Há tempo de falar e de calar!". (Provérbios). _"Para o bom entendedor, uma palavra basta!". (Sabedoria Popular). 
De acordo com Aurélio Buarque de Holanda Ferreira, O SILÊNCIO é o estado de quem se abstém de falar; interrupção de correspondência epistolar; taciturnidade; interrupção de ruído; sossego; segredo.
Conclui-se que: O SILÊNCIO é um elemento indispensável na vida de todos, sobretudo em cada família constituída, na sala de aula e em todo lugar onde se processa a EDUCAÇÃO E A LEITURA porque a balbúrdia e o som desnecessário produz inconveniências que impedem o sossego dimensional do SILÊNCIO tão primordial e necessário na vida de todos, desde a antiguidade!
Todo intercâmbio cultural e literário é digno de ser pensado; o pensamento e a memorização só afloram bem onde existe a ética do saber SILENCIAR e falar oportunamente quantas vezes for necessário!
Existe até numa canção: _ "O SILÊNCIO está reinando numa mensagem de paz e amor!"
Existem processos de aquisição cognitiva ao desenvolver o ensino aprendizagem da LEITURA E DA ESCRITA.
No ato de ler é há necessidade de não bater os lábios com palavras. A LEITURA individual deve ser feita em SILÊNCIO ou em voz alta, conforme a determinação do professor. No ato de ler o leitor adquire conhecimento e compreensão do texto se souber comportar-se bem ao receber e aceitar a LEITURA com toda atenção para saber codificar os sinais gráficos e saber incorporar e interpretar aquilo que leu, se posicionar e refletir sozinho ou em grupo, criticar e até acrescentar algo mais. É esta a verdadeira definição da alfabetização. Portanto, só é considerado alfabetizado quem é capaz de ler e entender o texto que leu.
O leitor lúdico é aquele que aceita a condição da LEITURA e se envolve com ela de sobremaneira. Isto! Exige habilidades, justamente, para ele entra no êxtase fantasioso e se inteirar nele, lendo-o, relendo-o, codificando e decifrando o que for necessário.
A teoria da estética da recepção caracteriza o LEITOR na interação útil e necessária. Ele pode até se sentir coautor da obra literária, desde que, adquira atitudes estéticas e receptivas, emotivas, de atenção e de reflexão, etc. Justamente, para ele compreender o sentido e a pluralidade do texto e incorporá-lo em sua vivência diária. Eis o dever e o poder de todo documentarista censurar a cada momento a sua publicação e só oferecer vivências de fatos benéficos, contribuindo assim para uma possível educação de todos, sobretudo através do material didático e pára didático, desde o processo de alfabetização e contagem no ensino de primeiro grau menor até ao grau do curso universitário de doutorado.
Para isto acontecer há necessidade de olvidar a literatura de ficção que amedronta e substituí-la por histórias reais e edificantes que elevem o espírito na edificação de um bom caráter e da melhor personalidade marcante e benéfica.
Planeta Terra, 14 de julho de 2000. A AUTORA!
NOTÍCIAS
1. Existe menor criminoso solto sem trabalhar. Há necessidade de programas governamentais e não governamentais promoverem mudança comportamental em todo criminoso de menor, especialmente ao que já é pai para ele adquirir a devida e necessária responsabilidade em trabalhar para o seu próprio sustento e de sua família. Aliás, todo criminoso deve trabalhar após a sua prisão para ser regenerado em seu comportamento e ter fim o crime em todo o mundo.
2. A água e a energia são caras demais. São necessidades básicas que devem ser pagas mensalmente e estão sujeitas ao corte. Alguns roubam e assaltam com a "desculpa amarela" de que têm de pagá-las. As hidrelétricas são construídas com o dinheiro público. Não há necessidade de aumentar a tarifa da energia e da água, e sim, dos governos construírem ADUTORAS para transpor a água dos rios permanentes para abastecer toda a população terrestre como também fazer a transposição da água do mar para áreas de lazer e ganharem muito dinheiro no turismo e diminuírem em muito a arrecadação tributária.
3. Aumento na tarifa de água e de energia. É impossível isto acontecer no Brasil e no mundo. Os governos devem perfurar poços em todo lugar onde costuma haver estiagem prolongada em todo o planeta terra. Devem investir na energia alternativa para nunca mais aumentar a tarifa da energia com a "desculpa amarela" de que as hidrelétricas estão sem água. É só fazer ADUTORAS para enchê-las de água sempre que for preciso.
4. Reivindicação de reforma agrária. A reforma agrária deve ser substituída em todo o planeta terra por um Programa Mundial de Desemprego Zero para oferecer trabalho permanente como vigilantes e guardas florestais e ter fim o incêndio florestal em todo o planeta terra. Há necessidade de agentes de estradas e rodagens para ampliá-las e conservá-las em todo o mundo!
5. Protestos contra novelas e maldições pela mídia. A Promotoria de Justiça do Brasil e do mundo deve determinar uma EMENDA CONSTITUCIONAL para toda a mídia só publicar programas formativos para toda a humanidade terrestre se inseri num contexto social de paz mundial!
6. O fumo e a droga. Programas governamentais e não governamentais devem intensificar o combate ao fumo e as drogas em todo o mundo.
7. Som alto 24 horas diárias e ininterruptas. A Promotoria de Justiça deve determinar uma EMENDA CONSTITUCIONAL para o som alto só ser permitido na zona urbana e na zona rural de seis horas da manhã até dez horas da noite em respeito aos moribundos que estão acamados esperando pela hora da morte sem poder sequer dar um cochilo durante a noite antes de morre,
8. Água potável e botijão de gás. Programas governamentais e não governamentais devem dar mensalmente ao carente um botijão de gás e 4 botijões de água potável para ter fim o roubo e o assalto em todo o mundo!   
Acesse no dia a dia ao site: www.blogeducacionalvocacionalblogspot.com
Índices serão encontrados nas postagens 200, 250, 300, 350, 400, 450, 500, 550, 600, 650, 700, 750, 800, 850, 900, 950, 1000 e em duas postagens não numeradas após a postagem 100. Obrigado pela preferência.
Planeta Terra, 18 de dezembro de 2017.
ELEENETI PINHEIRO MEDEIROS DE ARAÚJO... PROFETISA! 
   . 
  



Nenhum comentário:

Postar um comentário