segunda-feira, 4 de setembro de 2017

1009. Orientações Educacionais Vocacionais (9). O Silêncio! (Início). Corrente de Oração. Origem do nome do Município de Currais Novos - RN.

ORIENTAÇÕES EDUCACIONAIS VOCACIONAIS!
O SILÊNCIO
APRESENTAÇÃO
O SILÊNCIO é uma obra literária que tem como objetivo geral fazer o mesmo reinar na família e na sociedade na maior parte do tempo e em todo e qualquer lugar para evitar bate boca desnecessário, briga e má palavra que fere muito mais do que bala perdida!
O SILÊNCIO é a ausência da fala do linguajar humano, do som da voz dos animais racionais e irracionais, dos instrumentos e dos diversos ruídos em todo e em qualquer lugar ambiental e local. Silenciar é preciso na maior parte do tempo para o silêncio só ser interrompido nas necessidades básicas do dia a dia. Isto se justifica plenamente porque "Quem muito fala muito erra", na expressão popular!
Isto é uma veracidade que deve ser seguida por todos para corrigirem a mania de falar demais e de até se intrometer onde não deve usar a palavra desnecessária e arrogante, tanto na família como na sociedade e, sobretudo, na rede hospitalar, de ensino e de trabalho, como também no lugar onde estiver se realizando festas e eventos. Todos os pais e professores devem exercer um autodomínio positivo sobre seus filhos, educandos e demais subordinados para o SILÊNCIO reinar em todo e em qualquer lugar onde for preciso.
O SILÊNCIO
Silenciar é preciso para haver o melhor intercâmbio cultural entre todos, quer estejam na família como na sociedade. O que existe de mais importante na vida é cada pessoa saber emitir a voz do emissor ou do receptor de maneira formal ou informatizada, mas com toda ética e coerência viável entre uma e outra, concomitantemente.
Toda a humanidade terrestre está convidada a exerce um autodomínio positivo de uns para com os outros com o objetivo geral em oferecer e dar sinais e aconselhamentos no momento oportuno para todos completarem sua ética, sobretudo em saber silenciar quando for preciso.
Algumas vezes quando o SILÊNCIO sozinho não funciona, é preciso retirar-se do local para evitar brigas e desentendimentos em caso de alteração de ânimos entre pessoas que não sabem calar-se e ficam a trocar más palavras que ferem muito mais do que bala perdida! Por isto, O SILÊNCIO é o maior amigo do bom comportamento humano e, muitas vezes, deve haver também a retirada do local a tempo de evitar brigas e desentendimentos que muitas vezes só é resolvido com o auxílio de aconselhamentos de peritos em assuntos por causa da divergência entre pessoas que não querem ceder nem fazer acordo algum.
O SILÊNCIO E A FILA
Tanto o silêncio como a fila são as maiores formas do animal racional expressar educação, desde que, silencie na hora difícil para evitar palavras vãs e insensatas que ferem mais do que bala perdida e, fique na fila dando graças a DEUS a perfeição da organização na história universal da civilização humana que torna todos os que esperam em silêncio na fila ser atendido de maneira igualitária e sem discriminação social nem etnia.
Quando estiver num local que exigir SILÊNCIO procure ler ou fazer alguma atividade no aparelho celular para nunca haver conversa paralela nem desnecessária no local. Quando estiver numa fila procure SILENCIAR para fazer o mesmo para nunca reclamar nem tampouco "furar a fila" nem "fazer zonzeira" nem ferir sentimentos de quem está atendendo no local para nunca estressar-se nem estressar os outros que não têm nada a ver com a falta de controle emocional nem da experiência de quem não tem o mesmo!
O SILÊNCIO e a fila são os maiores amigos da perfeição comportamental. Por isto devem reinar na entrada e na saída de todo e qualquer local, sobretudo no ambiente escolar e do trabalho, como também na Casa de Oração, Igreja, Abadia ou Tabernáculo, inclusive na área de lazer onde não se tem o direito de perturbar os outros nem sequer com som alto desnecessário.
O SILÊNCIO deve ainda reinar nas festas e nos eventos onde se deve falar tão somente o necessário e baixinho para facilitar a vida em coletividade e todos serem bem atendidos num colóquio amistoso que requer ética e solidariedade fraternal na grande família de DEUS! 
VALORIZE O SILÊNCIO
Faça a fila de boa vontade cada vez que for necessário!
Viva num estado de espírito comportamental de gente que raciocina e procura viver em paz e em harmonia em todo e em qualquer lugar por onde andar "neste mundo de meu DEUS" onde tem hora e lugar reservado para tudo e para todos conviverem de maneira ética e saudável e ter fim toda balbúrdia e desordem, todo tumulto e todo conflito familiar e social!
O SILÊNCIO e a fila vivenciados em sala de aula, no trabalho e em todo lugar onde for necessário ocasionam respeito a si mesmo e aos demais com quem se convive no cotidiano, especialmente ao superior e ao professor. Todos precisam do SILÊNCIO para desenvolver um raciocínio lógico e fazer desencadear idéias e pensamentos para promover o melhor rendimento nas atividades escolares, no trabalho e no desenrolar de festas e eventos.
O SILÊNCIO OU A VOZ DO EMISSOR E DO RECEPTOR
Segundo o Pequeno Dicionário da Língua Portuguesa de Aurélio Buarque de Holanda Ferreira, "SILÊNCIO, S. M. Estado de quem se abstém de falar; privação de falar; interrupção de ruído; sossego; segredo. Interjeição para mandar calar ou impor sossego. Cf. Silêncio, (do verbo silenciar)".
O SILÊNCIO é a ausência da fala, som ou ruído em qualquer lugar seja em casa ou fora dela onde houver animal racional ou irracional, objeto ou instrumento sonoro que falam ou emitem diversos sons ou ruídos.
O SILÊNCIO se torna quase impossível de acontecer na atualidade, sobretudo na residência familiar onde existe um sistema de telecomunicação espalhado em todos os lugares. Em todos os recantos habitados ou não, existe sempre alguma voz, som e ruído que interrompe O SILÊNCIO ou quebra a monotonia ocasional de um elemento tão importante para a paz de espírito e sossego de quem sabe silenciar, falar ou ligar algum som somente na hora necessária ou precisa.
Impreterivelmente, todos de menor ou de maioridade têm o dever de fazer o SILÊNCIO reinar na família e na comunidade, no aglomerado coletivo, na sala de aula, na reunião, na liturgia, no evento, etc.
Conscientemente, todos devem deixar ecoar tão somente a voz do emissor ou do receptor de maneira intercalada pelo SILÊNCIO e bem coordenada pela fala, som ou ruído. Isto deve acontecer de maneira formal ou informal, mas com toda ética de seres que raciocinam e sabem vivenciá-los no dia a dia com autodeterminação no colóquio amistoso entre a voz do emissor e do receptor, seja em casa ou na sociedade.
Para isto acontecer há necessidade de um autodomínio positivo entre cada casal e seus filhos, cada professor e educandos, cada superior e subordinados. Assim, há necessidade de uns e outros "darem um sinal" para cessar a conversa paralela, grito, som, ruído e tudo o que ocasionar zoada desnecessária para quem estiver interrompendo o SILÊNCIO para obedecer prontamente apenas com um sinal, colocando um dedo sobre os lábios. Eis a melhor maneira de fazer o SILÊNCIO reinar em público e em todo e em qualquer lugar!
Todo casal e outros responsáveis por menores ou por outras pessoas, devem saber promover mudança comportamental sobre os mesmos  no sentido de que todos queiram educar-se, sobretudo no ato sublime de saber silenciar falar ou ouvir com toda educação e harmonia pelo mundo afora!
Planeta Terra, 15 de junho de 2004. A AUTORA!
CORRENTE DE ORAÇÃO
Vários países estão fazendo uma corrente de orações pela PAZ MUNDIAL e pelo fim do crime e da violência. O momento de oração dos brasileiros é precisamente as dezoito horas. Isto, diariamente. Coloque o seu celular para despertar diariamente nesse horário e faça sua oração para nunca acontecer a terceira guerra mundial e para o DIVINO ESPÍRITO SANTO nos livrar para sempre com todos de nossa família de todos os maus de todos os males e de todos os inimigos!
ORIGEM DO NOME DO MUNICÍPIO DE CURRAIS NOVOS
No século XX ainda não existia cerca em todo lugar. Uns 17 irmãos juntaram o gado nos currais velhos e passaram a chamá-los de currais novos. Isto era chamado de apartação. Ferravam o gado de cada fazendeiro e colocavam o brinco na orelha com o nome de cada dono. Assim surgiu o povoado e depois a cidade de Currais Novos na região do Seridó do Rio Grande do Norte. Seu fundador oficial foi o Coronel José Bezerra (primo de Josefa Bezerra Borges, Minha santa mãe). Na cidade de Currais Novos tem um busto em sua homenagem.
Acesse ao site no dia a dia: www.blogeducacionalvocacionalblogspot.com
Encontre índices nas postagens 200, 250, 300, 350, 400, 450, 500, 550, 600, 650, 700, 750, 800, 850, 900, 950, 1000 e em duas postagens não numeradas após a postagem 100. Promova mudança comportamental expondo estas postagens em murais nos estabelecimentos de ensino, no trabalho e na área de lazer. Renove-os em cada segunda feira. Foi assim que esta orientadora educacional vocacional conseguiu mudança comportamental na família e na sociedade, especialmente em 14 estabelecimentos de ensino e até na governabilidade. Obrigado pela preferência!
Planeta Terra, 04 de setembro de 2017.
ELEENETI PINHEIRO MEDEIROS DE ARAÚJO... PROFETISA!

Nenhum comentário:

Postar um comentário