domingo, 15 de junho de 2014

770. Época Natalina (Poesia). A Nossa Vida (87) - Parabéns, Cypriano! Copa. Chicó Pinheiro e Ernâni Rosado. AP.

ÉPOCA NATALINA!
ELEENETI PINHEIRO MEDEIROS DE ARAÚJO
Cruzeta, 31 de dezembro de 1999.
I
A festiva época natalina
É anualmente comemorada
Até ao final de dezembro!
Lembra o nascimento de todos
Que vieram ao mundo
Cumprir bem a sua missão!
II
Todo dia nasce alguém
Em algum lugar do mundo!
Seus pais devem recebê-lo bem
Com toda boa vontade
Para exercer sobre o mesmo
Um autodomínio positivo!
III
Nunca deve "deixar correr frouxo"
Para todos crescer e educar-se...
No ÉDEN ou PARAÍSO terrestre
Que foi aos poucos transformando-se
Numa sociedade civilizada
Onde atualmente existe milhões de pessoas!
IV
A estrela guia sempre brilha no céu...
Para mostrar um bom caminho
Educacional e vocacional!
Da paz mundial que deve reinar
Em cada coração
Para todos viver sadio e unido!
V
Há milhões de séculos atrás
Os PROFETAS já existiam
E entregaram as TÁBUAS DA LEI
Para ser cumprida por todos!
Pense nisto e eduque-se 
Para seu próprio bem e de todos!
VI
Vejam a missão sublime
Desta SENHORA PROFETISA:
Ensinar a todos viver em paz!
Nesta época natalina:
Reconheça suas faltas e corrija seus defeitos
Para acontecer a sonhada PAZ MUNDIAL!
A NOSSA VIDA dar os sinceros parabéns a CYPRIANO PINHEIRO MEDEIROS DE ARAÚJO por mais uma passagem de aniversário natalício para que goze de plena saúde e felicidade em caráter vitalício. Que DEUS o abençoe com todos de sua família para que tenha muita prosperidade no Espaço Modas, já que agora ele ingressou no comércio, um dos melhores meios de vida que faz todo comerciante logo prosperar!
A NOSSA VIDA acompanha o ritmo de história universal da civilização humana através desta PROFECIAS, justamente, para todos educar-se satisfatoriamente e ter fim ultrajes e desavenças entre governos e governados que tem o devido dever de respeitar-se mutualmente e resolver toda e qualquer insatisfação através da INTERNET e, nunca, com manifestos pelas ruas. Ademais, tanto o cúmplice quanto o réu deve conformar-se com a decisão de JUSTIÇA! Afinal, a época natalina é comemorado com festas e confraternização por muitas pessoas que se alegram e revivem momentos emocionantes de reconciliação. Que todos possam reunir-se em cúpula e promovam a PAZ MUNDIAL! Por isto, eu confio firmemente que todo INTERNAUTA que costuma acessar este Site vai dar uma postagem aos turistas de 100 países que vem torcer no BRASIL por seu time na Copa Mundial de futebol, tão organizada pela FIFA e pelos governos e profissionais de 32 seleções de futebol em vários países do mundo!
A NOSSA VIDA tem a satisfação de publicar mais um pouco a obra literária CHICÓ PINHEIRO dos escritores potiguar: Ivo Ferreira Neto e Haroldo Pinheiro Borges. DEPOIMENTO DE DR. ERNÂNI ROSADO: _ Em muito boa hora, a família de Chicó Pinheiro resolve resgatar a sua memória para o Rio Grande do Norte. É para mim um privilégio e um prazer recordar, na sua companhia, a singular figura de um amigo extremamente querido.
_ Privilégio porque o velho Chicó encarnava uma série de grandes predicados que aprendi a conhecer e a admirar. Figura patriarcal, a começar do seu físico. Estamos a vê-lo, e é a própria imagem típica dos grandes líderes BÍBLICOS. Forte, desempenado, tostado pelo sol das longas lutas e a vasta cabeleira, branca como a neve, a encimar seu todo.
_ Não fica aí a comparação. A maneira de conduzir sua família e, por via de consequência, o seu universo laborativo em geral eram de natureza quase religiosa. O carinho, a devoção, a obediência eram fatos incontestes e ele exercia de modo ao mesmo tempo austero e cordial. É, igualmente, um prazer porque revivo sua companhia alegre, simpática e agradável.
_ Leal, franco, confiável, assim era o velho Chicó Pinheiro. Fui médico de sua confiança por longos anos, e operei o próprio, dona Zefinha e vários de sua prole.
A NOSSA VIDA faz um profundo agradecimento ao Dr. Ernâni Rosado o desvelo com que ele cuidou de minha primogênita CYPRIANA que nasceu com o braço direito paralisado por um grave erro do parto e ele a curou, sem deixar sequela. Todo dia, acompanhada da minha dedicada sogra, Ana Medeiros de Araújo, levava minha filha para ele ver como estava melhorando com o tratamento em fazer semanalmente um aparelho de gesso móvel e com a fisioterapia que era feita. Antes, com apenas cinco dias de resguardo, ajoelhei-me diante de um grande quadro do Sagrado Coração de Jesus que seu bisavô, Pacífico Clementino de Medeiros, havia trazido do Juazeiro do Norte - Ceará, por ser muito amigo de Padre Cícero do Juazeiro que operava MILAGRES: _ "Padre Cícero do Juazeiro! Ofereço este Pai Nosso para alcançar por seu intermédio que era tão amigo dos bisavôs de CYPRIANA PINHEIRO MEDEIROS DE ARAÚJO, Pacífico e Ana Olindina de Araújo, a graça DIVINA da mesma ficar curada da paralisia do braço direito!". Sentei-me numa cadeira de balanço e comecei a acalentar minha filha de meia noite a uma hora da madrugada quando ela levantou o braço direito pela primeira vez. O próprio Dr. Ernâni quis cuidar dela e o resultado foi magnânimo: Graças a DEUS, a intercessão de Padre Cícero e o cuidado médico de Dr. ERNÂNI, ela ficou completamente curada!   
Dr. Ernâni continua em seu depoimento: _ A confiança que tinha em mim e a amizade com que me cumulava não tinham limites. Causei, certa vez, um desgosto ao meu amigo. Ele inaugurava um açude pelo qual tinha especial entusiasmo e, desde cedo, começou a convidar-me para ir conhecê-lo. Circunstancialmente não pude comparecer. Ele marcou sua tristeza de modo peculiar: foi a minha casa levando duas fotos do açude, com a observação: _ "Já que o senhor não pôde ir, veja como é bonito o meu açude"!.
A NOSSA VIDA faz um veemente elogio aos verdadeiros filhos de DEUS que sempre são conformados quando não atingem seu objetivo e, nem por isto, terminam uma amizade diante de dificuldades. Ao contrário, cada cidadão compreende: _ "Primeiro a obrigação e só depois a devoção!". Isto é, nem sempre um médico ou outro profissional pode satisfazer convites diante de seus compromissos que não podem ser prorrogados. Aqui é feita uma reflexão mundial a todos os insatisfeitos que cometem o descaso de deixar de prestar serviços para fazer greve e prejudicam uma população, inclusive com falta de transporte para o deslocamento diário dos passageiros, com a falta de atendimento médico a ponto de algum paciente morrer a míngua, com a falta de professor na escola, deixando o aluno sem estudo e sem merenda escolar, etc. Aqui pode ser feita uma grande diferença entre o profissional competente que coloca a prestação de serviço em primeiro lugar para a falta de consciência populacional grevista que, quer porque quer, conseguir sua educação vocacional satisfatória "na marra", quando na realidade, vive-se o tempo do DIVINO ESPÍRITO SANTO que oferece uma educação vocacional a toda a sua humanidade terrestre para tudo ser resolvido, mundialmente, na JUSTIÇA!
Dr. Ernâni continua: _ Valia a pena conviver com o velho. Eram lições proveitosas e ditas de seu jeitão bem peculiar. Chicó Pinheiro não tinha titulação, mas, na escola da vida, era doutor e pós graduado. Representava aqueles vultos que aprendemos a admirar. Homem de uma só palavra, para quem não precisava ir ao cartório. O fio de bigode, se o tivesse usado, era sua palavra empenhada, trato feito e cumprido.
_ Um detalhe interessante do nosso relacionamento. Ele jamais dizia meu nome completo, certo. Só me chamava Dr. ERNÂNI Maia, como está em seus escritos. O Rosado ele não ia atrás , e, por transposição, incluiu o Maia que não possuo no nome, e somente nas raízes. A última carta que recebi dele, que guardo carinhosamente em meu poder, e da qual falarei agora no final, era endereçada a Dr. ERNÂNI de Vasconcelos Maia, aí já tomando o meu Vasconcelos do meu parente: Tarcísio Maia, então governador do Estado.  
_ Vamos aos fatos que dizem por inteiro do caráter, da integridade e da generosidade dessa varão. Cada vez que cuidava de uma pessoa dele, ele acertava as contas comigo, eu também não fixava rigidamente meus honorários, mas ele dizia: _ "Vou mandar ferrar uma garrotinha para o senhor!". _ Aqui e acolá ele dizia: _ "Dr, ERNÂNI, quando é que vai lá olhar seu gado?". E eu nunca ia. Um dia, eu ainda morava no Baldo, na Praça Tamandaré, já lá se vão mais de vinte anos, ele chegou lá em casa: _ Dr. ERNÂNI, seu vaqueiro está ficando velho, meio cansado, e sente que não pode mais tomar conta de seu gado, como é que vamos fazer?". _ "Eu não tenho a menor ideia! Eu não tenho fazenda e não entendo de gado! O melhor seria o senhor vender o gado!". Com poucos dias ele trouxe a relação do meu gado com o nome de cada rês, a origem, quando tinha nascido e o preço que tinha vendido. Entregou-me um saco cheio de dinheiro  Eu nem sabia que tinha aquele gado todo que ele conservava cada vez que dava cria. Eu guardo esse papel com muita emoção! Não creio que preciso dizer mais nada para definir CHICÓ PINHEIRO! A atitude, na sua sequência evolutiva, mostra o cidadão na plenitude do seu caráter: amigo, afetuoso, grato, honesto!
_ Tive a alegria de ser professor universitário de duas de suas netas, hoje brilhantes profissionais aqui em Natal: Keila, em Patologia e, Ana Cristina, em Ginecologia. Aqui e acolá encontro algum dos seus descendentes. Não há necessidade de que estejamos nos vendo sempre. Eles sabem que a ligação afetiva que CHICÓ PINHEIRO nos legou é de tal ordem que esse sentimento é baseado na mais pura espiritualidade e sempre estaremos juntos sob sua benção acolhedora.
_ Sei que outros amigos dirão dele, com absoluta certeza, de modo muito melhor e efetivo. Eu, porém, quero trazer essas memórias o registro da minha mais profunda emoção, contada como contei, de modo coloquial como se estivéssemos a bater mais um dos nossos papos tão fraternos e tão gostosos. Meu velho amigo CHICÓ PINHEIRO: onde estiver, aí com a tranquila dona ZEFINHA, nessa dimensão superior, fique com a tranquila certeza de que seu exemplo germinou: sua bela família prossegue no rumo que o senhor bem traçou e seus amigos, como este que tanto o admiraram na vida, continuam cultivando sua imagem altamente positiva! CARLOS ERNÂNI ROSADO SOARES. Médico e professor Universitário. Natal, 15 de fevereiro de 2003.
AGENDA POPULACIONAL para o dia 15 de junho: _ Parabéns, CYPRIANO PINHEIRO MEDEIROS DE ARAÚJO e todos os aniversariantes deste mês de junho para o DIVINO ESPÍRITO SANTO lhes abençoar com saúde e felicidades em caráter vitalício!
www.blogeducacionalvocacionalblogspot.com
Planeta Terra, 15 de junho de 2014.
ELEENETI PINHEIRO MEDEIROS DE ARAÚJO... BLOGUEIRA!


Nenhum comentário:

Postar um comentário