domingo, 3 de novembro de 2013

646. EM 76. LEITURA BÍBLICA. Bezerra Borges. Acari 3. Relação de Postagens de Famílias e de Lugares. AM.

EXISTE MISTÉRIO... NA LEITURA DO LIVRO DO APOCALIPSE DE SÃO JOÃO. (EM 76).
Eu, João, vi um novo céu e uma nova terra. Pois o primeiro céu e a primeira terra passaram e o mar já não existe. Vi a cidade santa, a nova Jerusalém, que descia do céu, de junto de DEUS, vestida qual esposa enfeitada para o seu marido. Então ouvi uma voz forte que saia do trono e dizia: Esta é a morada de DEUS entre os homens. DEUS vai morar no meio deles. Eles serão o seu povo, e o próprio DEUS estará com eles. DEUS enxugará toda lágrima dos seus olhos. A morte não existirá mais e não haverá mais luto, nem choro, nem dor, porque passou o que havia antes. Aquele que está sentado no trono disse: Eis que faço nova todas as coisas. Eu sou o alfa e o ômega, o princípio e o fim. A quem tiver sede, eu darei, de graça, da fonte da água viva. O vencedor receberá essa herança e eu serei seu DEUS e ele meu filho.
EXISTE MISTÉRIO... Em quem acredita na palavra de DEUS e a põe em prática, tal qual a família Bezerra Borges e muitas outras famílias de DEUS que vivem de casa para o trabalho e repousam no final de semana para prestar culto e adoração a DEUS. Assim, os fiéis da Igreja Católica Apostólica Romana se reuniram no Cruzeiro de Cruzeta para celebrar a santa missa de finados em sufrágio da alma de seus entes queridos porque acreditam na vida eterna. _ "Para os olhos dos insensatos parece terem morrido, mas eles estão em paz!". Enquanto isto os evangélicos comemoram em Praça Pública o dia do Evangélico, lembrando que, cada homem e cada mulher deve assumir o seu gênero pessoal nato exclusivo para cumprir o decálogo e nunca deve se desviar do caminho de DEUS!
EXISTE MISTÉRIO... Quando Francisco Pinheiro Borges, Josefa Bezerra Borges; Ivo Ferreira Neto e muitas outras pessoas fazem o seu testamento em vida, inclusive com o sorteio de tudo que deixou em casa. Muitos filhos acatam suas idéias, tal qual Maria das Dores, Jarbas, Haroldo, Rafael, Franklin, Maria José e muitos outros que já administravam na propriedade rural de seus pais e não exigiram nada de seus irmãos. Entregam tudo de boa vontade para a realização pacífica de testamento que já foram feitos em vida do espólio ou inventários com herança de bens. A viúva de Miguel Pereira de Araújo, Ana Medeiros de Araújo e muitos outros viúvos gozam da graça sublime em se reunir uma única vez com sua família após a santa missa de 30 dias, cada um diz o que deseja herdar e o advogado, feliz da vida, logo entrega o traslado aos inventariantes.
EXISTE MISTÉRIO... Na palavra saudade porque a mesma relembra alguém que amou e foi amado na família e na sociedade. Ficar sem um ente querido como avôs, pais, sogros, filhos, irmãos, amigos... caramba! "É dose pra mais do que pra elefante", especialmente quando esse alguém é sangue do mesmo sangue, carne da mesma carne com quem se conviveu durante toda uma vida de bom grado, tal qual familiares e amigos inesquecíveis. A saudade é eterna! Aquele encontro amistoso nunca é olvidado. De vez em quando fica-se com aquela vontade de se encontrar pessoalmente de maneira cordial para falar, ouvir, abraçar, beijar quem já se foi para a morada do pai celestial. Torna-se um ente querido saudoso insubstituível com seu jeito peculiar que cada um possui, conhecendo o outro "como a palma da mão" daquele companheiro certo, "pau pra toda obra", daquela conversa amiga e daquele "papo gostoso" onde a verdade é dita de maneira sutil para não ferir sentimentos dos que se gostam e se querem, e sim, para planejar uma saída e resolver problemas.
EXISTE MISTÉRIO... Quando DEUS criou o seu semelhante para uma vida saudável e lhe deu o paraíso terrestre, o Éden, para todos viver com ele de bem com a vida: _ "Podem se alimentar de todo fruto do paraíso terrestre, menos do fruto do conhecimento do bem e do mal!". (Bíblia).  Mas a morte aconteceu e ainda acontece por causa da desobediência do animal racional, porque existem doenças hereditárias, alimentos ofensivos, poluição na própria natureza habitat, animais nocivos e venenosos, pessoas mal comportadas que não querem aceitar a boa orientação educacional da família nem da sociedade, injustos, desonestos, miseráveis, arruaceiros e monstruosos consigo mesmo, com DEUS e com os demais com quem convive. São viciados, produzem e publicam o mal, tentando outros a cometer crimes piores ainda. Muitos pais e governos "deixam correr frouxo" a ponto da liberdade democrática se tornar libertinagem anarquista imoral sem limites e sem a prática de leis igualitárias para toda a humanidade terrestre amar e ser amado, no sentido amplo do bom viver, e nunca mais, amar e ser perseguido e morto como aconteceu com Jesus Cristo e com outros santos mártires. Tudo isto deve ser refletido para o apocalipse de São João ter alguma chance de acontecer com a humanidade terrestre. Que DEUS dê o céu por descanso a todos os finados que já se encontram na vida eterna!
EXISTE MISTÉRIO... Na ocupação territorial e no povoamento das cidades de Acari e de muitas outras. (Acari 3).
De acordo com os escritores José Pires Fernandes e Luiz Gonzaga Meira Bezerra, "Os primeiros habitantes da região Seridó e de outras regiões aconteceu no ano de 1718 na fazenda Saco dos Pereiras com a chegada do pernambucano Nicolau Mendes da Cruz. Ele vendeu essa propriedade rural em 1725 ao seu parente, sargento-mor, Manoel Esteves de Andrade. Antônio de Azevedo Maia, nascido em Portugal no ano de 1706, muito moço seguiu para Acari e adquiriu a Fazenda na confluência dos Rios Seridó com o da Cobra. Em 1723, Francisco Fernandes de Sousa requereu terras entre os Rios Seridó e Coati. Em 1727, Caetano Dantas Correia seguiu pela ribeira do Rio Piranhas que fica no estado de Paraíba. Mudou-se de lá e instalou uma fazenda de gado em Picos de Cima, em Acari. Em 1730, o português Alexandre Rodrigues da Cruz vem de Portugal e funda uma fazenda de gado em São Bento, Totoró, Bico de Arara e Acauã. Em 1731, Cipriano Lopes Galvão e sua mulher procedem de Igaraçu, Pernambuco, e fixa residência em Totoró. Ele nasceu em Goianinha - RN. Em 1734, chega o português Thomaz de Araújo Pereira (o primeiro com esse nome) que monta a sua fazenda de criação de gado a qual deu o nome de São Pedro. Em 1740, da Bahia, sede do Vice-Reinado, chega o jovem Antônio Garcia de Sá Barroso, edificador da Fazenda Serrote. Esta fazenda passou para a sua filha Tereza, que casou com Thomaz de Araújo Pereira (o terceiro com esse nome), sendo herdada por sua filha Maria José, casada com Antônio Pereira, que transferiram para as filhas Ana, casada com Cipriano Lopes, e Izabel, casada com Cipriano Bezerra. Os dois eram irmãos. Izabel, transferiu por herança, a seu filho Cipriano Santa Rosa, e Ana, já viúva, vendeu sua parte a este sobrinho. Em 1741, chega a Acari, Antônio Pais de Bulhões, filho de português, levantando fazendo à margem do Rio São José, no lugar denominado Remédio. Em 1743, Cosme de Abreu Maciel, já possuía fazenda no lugar Passaribu; em 1754, obtinha sesmarias em Rossaurubu, no lugar onde hoje é Florânia".       Vale salientar que o nome Cipriano, Cipriana, Pacífico, Joaquim, Josefa, Thomaz e outros são frequentes de tradição nas famílias do Seridó. Com Cypriano Pinheiro Medeiros de Araújo que é meu filho e é atualmente vereador municipal de Cruzeta, somam 28 parentes com esse mesmo nome. A maioria das mulheres não recebiam o sobrenome dos pais e sim do esposo quando casavam. Geralmente se assinavam por Maria da Conceição, da Anunciação e outros comuns naquela época, até a década de 20 do século passado. Muitos familiares do Seridó e descendentes do bisavô Félix de Araújo Pereira se destacaram como governantes e personalidades importantes como desembargador e outros. Ver mais detalhes na postagem 100 deste Blog Orientação Educacional Vocacional. Índices serão encontrados após essa postagem (sem numeração), e nas postagens de número 150, 200, 250, 300, 350, 400, 450, 500, 550, 600 ou em suas proximidades. Geralmente famílias e lugares são citados no título de cada postagem.        
AGENDA COM MENSAGENS DIÁRIAS para o dia 03 de novembro: _ Estudante amigo! Escolha uma futura profissão e viva feliz com sua família!
Escola Estadual Newman Lula Queiroz dos Santos - Jucurutu - RN / 1981.
www.blogeducacionalvocacionalblogspot.com
Planeta terra, 03 de novembro de 2013.
ELEENETI PINHEIRO MEDEIROS DE ARAÚJO... Blogueira. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário