segunda-feira, 9 de setembro de 2013

625. EM 55. BOA ROMARIA COM SATISFAÇÃO PESSOAL. Bezerra Borges. Reflexão Coletiva. AM.

EXISTE MISTÉRIO... NO DITO POPULAR: "BOA ROMARIA FAZ QUEM EM SUA CASA ESTÁ EM PAZ!". (EM 55).
EXISTE MISTÉRIO... Na boa criação da família Bezerra Borges e de muitas outras que são bem criadas da família para o trabalho e para um lazer sadio! Uma das melhores recordações de minha vida foi TER feito vestibular de pedagogia após 21 anos TER terminado o curso científico no Colégio Nossa Senhora das Neves que ainda hoje conserva a sua fama de bom ensino, inclusive com boa aprovação no concurso vestibular e noutros concursos que seus ex-alunos se submetem. Isto, eu devo a DEUS... A mim mesmo, a minha família, a esmera educação que recebi naquele estabelecimento e as minhas colegas de estudo que se comportavam bem em sala de aula, sabiam silenciar e deixavam ecoar tão somente a voz do emissor ou do receptor de maneira uníssona ou em grupo.
EXISTE MISTÉRIO... Quando os professores da década de 50 já faziam chamada oral durante os dez primeiros minutos de aula e ninguém podia gazeá-la, sob a condição de não mais entrar em sala de aula se chegasse cinco minutos atrasado! Isto é impossível acontecer, visto que, muitos se deslocam para o estudo de transporte. 10 minutos antes de terminar o horário de cada disciplina, o professor fazia uma revisão do conteúdo programático ensinado. Este mesmo tipo de ensino satisfatório foi encontrado na Universidade Federal do Rio Grande do Norte na década de 80 onde 36 professores puderam SER avaliados com a nota 10 na transmissão do saber sistematizado. Minha turma era composta por 27 colegas universitários responsáveis, interessados e queridos pelos bons professores. Thaísa era filha do Reitor Universitário daquela época. 
EXISTE MISTÉRIO... Quando assim, todo aluno aprende em sala de aula até nos dias atuais: _ "Meu filho! Vá estudar!". _ "Ah! Mamãe! Eu já fiz os deveres de casa!". E a boa educação vocacional é satisfatória, inclusive com o reforço escolar e a bolsa escola dada "pelo papai e pela mamãe governo" a todo rede de ensino público até com estudo de qualidade nas melhores universidades do Brasil e do exterior. O melhor é que o curso médio profissionalizante também garante o primeiro emprego ao jovem.  A educação familiar que é completada na escola é perfeitamente satisfatória para a grande maioria de 80% da população mundial, visto que, existe um autodomínio positivo entre pais e filhos, professores e alunos, governos e governados e numa escolha educacional vocacional pessoal certa e satisfatória.
EXISTE MISTÉRIO... Quando se recebe e se incorpora estímulos educacionais vocacionais no dia-a dia e cada um aprimora a sua própria educação em busca da vocação que lhe satisfaça, mesmo que o ganho não seja tão grande, mas sobretudo, porque se sente bem no exercício vocacional da cidadania que foi escolhido: _ "SER professor é um exercício vocacional não tanto recompensado no ganho monetário, mas gratificante porque se colhe bons frutos de sua clientela", segundo Rosina, colega professora na Escola Estadual Joaquim José de Medeiros, em Cruzeta. Assim, além do meu dom vocacional nato, quem mais me incentivou a SER professora foram os meus próprios pais. Embevecido por eu já saber ler na mais tenra idade, meu pai costumava mandar que eu lesse um trecho Bíblico no cotidiano e ele mesmo fazia a devida reflexão e o explicava. 
EXISTE MISTÉRIO... No meu ensino aprendizagem que começou a SER bem feito por mamãe que me ensinou a ler e a escrever aos 06 anos de idade. Perguntava-lhe as letras e ia escrevendo no caderno. Tia Anália era professora particular em Barcelona - RN. Lá morei e estudei também com ela em 1953. Estudei no Grupo Escolar com a professora Eurides e numa escola particular com a professora Maria Aparecida. Logo aprendi as 04 operações aritméticas "de cor e salteado", como diz o dito popular. Meu irmão Cosme e eu costumávamos a fazer ligeiro a divisão com mais de 10 números no divisor com a prova real e dos nove fora. Nossas professoras ficavam satisfeitas com o resultado positivo no nosso ensino-aprendizagem e se sentiam recompensadas em sua gratificante profissão em SER professora com pleno êxito e sucesso!    
EXISTE MISTÉRIO... Na minha escolha pessoal em ter cursado a universidade, sobretudo em TER me especializado em orientação educacional vocacional, realizando assim um sonho meu, desenvolvendo e concretizando o meu dom profético na transmissão do ORÁCULO DE DEUS a sua humanidade e promovendo uma mudança comportamental na família, na escola e, agora, por SER blogueira neste Blog de Orientação educacional Vocacional. Quero cada vez mais me esforçar em repartir talentos que tenho até porque, pelo meu gosto, todos eram devidamente educados e profissionalizados, mesmo sendo analfabetos ou trabalhando de maneira formal ou informal, com ou sem carteira assinada, mas se mantendo com sua família de maneira digna e honrada como verdadeiro filho de DEUS, respeitando e sendo respeitado na família e na sociedade mundial! 
EXISTE MISTÉRIO... Quando, caso dependesse de mim, o desemprego teria fim em toda a humanidade terrestre de maior, fosse homem ou mulher, mas todos vivendo bem de vida; cada família só tinha responsabilidade em trabalhar para se manter com quem vive sob um mesmo teto, onde todos cuidariam bem uns dos outros  em caráter vitalício, destinando o seu ganho para viver unido e feliz! Caso dependesse de mim, cada governo e autoridade fazia o "Equilíbrio Bíblico das Riquezas", determinando uma única isonomia salarial com um único aumento salarial tão somente no dia primeiro de maio de cada ano, conforme o índice do aumento inflacionário do ano anterior. Isto, para ter fim o direito em decretar greve em todo setor social!  
EXISTE MISTÉRIO... Quando Lua que mora em Jucurutu desde 1945, diz com muita convicção: _ "Eu cheguei em Jucurutu com 10 anos de idade. Fui logo apelidado por Lua por Escoliastes Lopes: _ Vou lhe chamar de Lua porque sua cara é redonda como uma lua cheia! Gostei do apelido e tenho raiva de quem me chama Geraldo. Respondo para não ser mal educado! Fui cabeceiro para Sebastião Felinto e outros comerciantes. Hoje trabalho na reciclagem e vendo saco vazio. Acabei de receber um mil real pelos sacos que vendi ao meu xará Geraldo, que é comerciante pecuário aqui em Caicó. Em 1986 fui hospitalizado por 05 dias por embriaguez: _ Pode ir pra casa, mas se tornar a se embriagar, talvez não chegue sequer ao hospital com vida! _ DEUS me livre de voltar a me embriagar! Eu gosto muito de viver! Mas, ainda tenho o vício de mascar fumo! Graças ao governo, eu sou aposentado sem nunca pagar benefício-aposentadoria, mas ganho muito mais dinheiro na venda do saco vazio. Sou viúvo e recebo o benefício de minha mulher, mas dou todo o benefício a uma filha dela que ainda cuida de mim! Assim eu dou graças a DEUS em não ter morrido e vivo muito satisfeito com a minha vida, mesmo sendo analfabeto! Tenho 06 filhos e todos vivem bem de vida!".
EXISTE MISTÉRIO... "Em boa romaria faz quem em sua casa está em paz!". Em quem se satisfaz com sua escolha educacional vocacional mesmo sendo analfabeto e dizendo como Lua "que só responde a quem lhe chama de Geraldo para não ser mal educado!". É isto aí, insatisfeitos manifestantes! Pouco importa TER o curso de doutorado ou TER estudado na melhor universidade do mundo ou SER um simples analfabeto! Pouco importa ser governo ou governado, ganhar muito ou pouco em seu salário mensal ou negócio próprio até de reciclagem! Para DEUS o que importa é cumprir o decálogo e tornar toda lei, norma e código coerente com o mesmo! É respeitar e ser respeitado por todos "neste mundo de meu DEUS!".
EXISTE MISTÉRIO... E vocês, insatisfeitos e manifestantes, devem SER bastante inteligente para fazer uma reflexão pessoal e se decidir a viver de casa para o trabalho para livrar a população brasileira e de toda e qualquer pátria a voltar a viver sem segurança, atormentados com protestos e crimes como no tempo de Lampião e do início da década de 60! Busquem a resolução de seus problemas com toda mordomia em sua casa ou no trabalho através de reunião, de encontro amistoso entre seu patrão, assistindo e opinando no Congresso Nacional, na Assembléia Legislativa, na Câmara de Vereadores, via Internet ou pelo telefone e por outros meios de comunicação com toda educação vocacional que é fruto ou fracasso de sua escolha pessoal voluntária para, mais nunca, sair pelas ruas ultrajando e rejeitando quem está no poder público porque foi eleito pela maioria dos eleitores ou foi vitorioso numa revolução que o tornou ditador pátrio, mas tem que ser bem acatado pela população para ter fim trégua, tormento, guerra, greve, vingança, manifesto e toda e qualquer violência no planeta terra, subtendo-se que "Todo poder emana de DEUS!". 
EXISTE MISTÉRIO... Quando, internacionalmente, todos reconhecerem que os governos atuais já fizeram a inclusão social e todos estão combatendo a corrupção governamental. Resta apenas manifestantes acabar com a guerra sem soldados inimigos no campo de batalha porque em muito prejudicam a própria sociedade até com máscaras, num governo transparente que deve caçar o mandato de todo governo e autoridade processado e preso em caráter vitalício: _ "Perante DEUS e os homens, todos são julgados igualmente perante as leis!". Retirem suas máscaras! Sejam coerentes e firmes em seus propósitos! Quem requer transparência governamental jamais tem o direito de usar uma máscara nem tampouco rejeitar um governante que foi eleito pela maioria de seus eleitores! Jamais tem o direito de quebrar coisa alguma em todo o mundo! Têm, sim, o devido dever de buscar a sua satisfação pessoal educacional vocacional de maneira digna e honrada como faz 80% da população mundial!
AGENDA COM MENSAGENS DIÁRIAS para o dia 09 de setembro: _ A alfabetização consiste num processo de ensino-aprendizagem entre o professor que ensina a codificar letras e sinais e o aluno aprende a ler e a escrever. SER alfabetizado é saber ler, escrever e entender tudo o que leu. É saber escolher a melhor maneira de viver para si, familiares e amigos ou... À partir do ABC se auto-avaliar e saber escolher uma profissão!
Escola Estadual Newman Lula Queiroz dos Santos - Jucurutu - RN / 1977.
www.blogeducacionalvocacionalblogspot.com
Planeta terra, 09 de setembro de 2013.
ELEENETI PINHEIRO MEDEIROS DE ARAÚJO... BLOGUEIRA.  

Nenhum comentário:

Postar um comentário