domingo, 21 de maio de 2017

996. Academia Potengiense (Poesia). O Mistério Divino Continua na Literatura. Gustavo, Cléudia e Haroldo. Desafio aos governos e aos brasileiros pela Paz Mundial! Agradecimento e Visita.

ACADEMIA POTENGIENSE (Soneto).
ELEENETI PINHEIRO MEDEIROS DE ARAÚJO
São Paulo do Potengi, 20 de maio de 2017
I
A Academia Potengiense de Letras e Arte
Numa organizada solenidade
Incorporou três novos membros à mesma: 
Gustavo, Cléudia e Haroldo! 
II
Imponentes discursos foram feitos
Na sublime missão
De informar a sociedade
E até resolver seus problemas
III
Como escritores e poetas
Que se dedicam a literatura
Em prosa e em verso
E empolgam a multidão!
IV
Parabéns ao seu presidente
Luiz Azevedo Júnior
E aos vinte e cinco acadêmicos!
Na presença de familiares e amigos o presidente da Academia Potengiense de Letras e Arte abriu os trabalhos da mesa na solenidade festiva da incorporação de mais três novos acadêmicos na ocupação das cadeiras de número 23, 24 e 25: Gustavo, que relembrou que foi o seu professor Aluízio Azevedo quem o incentivou como escritor e foi uma grande surpresa para ele ocupar a cadeira de número 23. Isto, em muito emocionou ao seu filho que hoje preside essa casa literária em sua terra natal. _ "Você está de parabéns em presidir a academia! Continue no seu sucesso literário! Você parece muito com seu pai, Tanto na fisionomia como na voz!". _ É muito aconchegante escutar essas palavras! É gratificante se parecer com o pai! Aluízio Azevedo foi acadêmico na Academia de Letras Norte Riograndense. Foi autor da obra Literária: História de São Pulo do Potengi e de outras.
A cadeira 24 que tem como patrona Auta Pinheiro Bezerra (minha tia) será ocupada por sua filha Cléudia Bezerra Pacheco (minha prima) que distribuiu o folheto: Auta, Mulher Nordestina, com um pouco das duas biografias que empolgaram na família e na sociedade como mulheres dinâmicas, criativas e prendadas. Auta nasceu em São Paulo do Potengi no dia 13 de janeiro de 1914 e faleceu no dia 07 de novembro de 2004. Fez o curso primário em São Paulo do Potengi, onde residiu na casa de seu tio Avelino que era político e comerciante naquela localidade. Casou com o fazendeiro Severino Bezerra Cavalcanti e foram pais de José (Abderraman), Manuel, Francisco e Cléudia. Seus filhos receberam o anel profissional universitário e, Auta, com sua sabedoria DIVINA, presenteou Francisco com o anel do fazendeiro: _ "Você bem o merece por ser um grande fazendeiro. Puxa a bênção de seu pai!". Auta e Severino foram morar no Município de Santa Cruz onde prestou relevantes serviços em prol da comunidade, sobretudo na construção e na manutenção de uma escola e de uma Biblioteca (gratuita), como também como Zeladora da Igreja Santa Rita de Cássia. Tornou-se acadêmica potengiense com a publicação de sua obra literária: O Tempo Como Testemunho. Foi também poetisa e muito atuante nas obras sociais da comunidade. O Castelo onde morava era decorado com papel de parede e o embelezava cada vez mais. _ "Auta! Corte seu cabelo!". _ Hum! Hum! Essas tranças são de Severino! Era uma mulher muito amorosa que satisfazia plenamente DEUS, seu esposo, sua família e amigos em tudo por tudo!
Cléudia é escritora potiguar com relevantes obras literárias: Estudos de Espaços Criados e Estabelecidos, Apodi, Um Olhar em sua Diversidade, Nobrezas da Vida Agreste. Ela nasceu em 1944, em Santa Cruz - RN. (Por caridade! Mulher não diz a idade!). É geógrafa, cientista social, pesquisadora e ensaísta. Cursou Geografia, fez Especialização em Organização do Espaço na Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Foi Pesquisadora do Ministério de Ciência e Tecnologia e do Núcleo de Estudos e Pesquisas da Mulher e Relações Sociais de Gênero e Política Sociais. Desenvolveu projetos de pesquisa e extensão sobre as Questões Urbanas, Favelas, Políticas Públicas, Mulher e Gênero. Prestou relevantes serviços na Consultoria técnico-pedagógica e diversas prefeituras municipais deste estado. É membro da Academia Feminina de Letras e do Instituto Histórico e Geográfico do Rio Grande do Norte. Fundou e dirige o Museu Auta Pinheiro Bezerra, o primeiro museu rural do Rio Grande do Norte e, o Parque Borborema. Participou como expositora na I Mostra Literária Feminina do RN e de várias Feiras de Turismo Rural e do Fórum de Turismo neste estado e noutros da federação brasileira.
Cléudia casou a primeira vez com Almir Pacheco e foram pais de Sulamita, Desembargadora no Rio Grande do Norte que agilizou o processo digital do judiciário em todo o Brasil. Enviuvou e é casada com Eliel.
Haroldo Pinheiro Borges (meu irmão), é titular acadêmico da cadeira de Francisco Pinheiro Borges (nosso pai), que tornou-se membro da Academia Potengiense como patrono por suas significativas doações na educação na fundação de algumas escolas particulares no município de São Paulo do Potengi e noutros. Com sua esposa Josefa, foram padrinhos de mais de 600 afilhados e costumavam "molhar-lhe as mãos" com dinheiro toda vez que vinham tomar-lhe a bênção! Costumava também dar bolsa de estudo em escolas particulares. Sua afilhada Nini Souto, viúva de Gileno, era uma de suas queridas afilhadas que costumava passar finais de semana na Fazenda Bom Destino com sua família e se deleitar no banho da barragem e no passeio de canoa onde se costumava remar no percurso de três quilômetros. A bela miss, Maria Vênus, tem a grande felicidade em conservar seu belo corpo, como também Dorinha, Vilma e outras moças. Muitos governos e familiares costumavam visitá-los e participar de gostosos banquetes preparadas pela cozinheira Rita Simão e por suas filhas que costumavam trabalhar em mutirão, inclusive Aluízio Azevedo, grande amigo da família Bezerra Borges. 
Francisco nasceu em São José do Mipibu - RN no dia 05 de setembro de 1900 e faleceu no dia 21 de abril de 1981. Cursou apenas o segundo ano primário, mas era um intelectual por natureza que "ditou" algumas obras literárias de Luís da Câmara Cascudo e de outros renomados autores potiguares, sempre ficando no anonimato como autor na literatura brasileira. Dr. Diógenes da Cunha Lima, presidente da Academia de Letras Norte Riograndense e Heitor da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, costumava passar dias com seus contemporâneos colegiais, filhos de Francisco e de Josefa. 
Haroldo Pinheiro Borges nasceu no dia 09 de maio de 1939 na Fazenda Bom Destino - São Tomé - RN. Costuma comemorar o seu aniversário natalício e o aniversário de casamento dele com Mônica Augusta e de seu filho Ricardo Augusto com Veruska nesta significativa data do mês florido de maio, o consagrado mês das noivas! Assim, Haroldo vai ocupar com muita honra e sabedoria DIVINA a cadeira 25 da Academia Potengiense de Letras e Arte de São Paulo do Potengi com um rico curriculum, notadamente nas obras literárias: Chicó Pinheiro, Abrindo a Cancela das Lembranças e o Seridó, o Homem e o Boi, pesquisando na fonte genealogias e histórias reais do rico e do pobre, com profunda cientificidade, continuando assim a ser pioneiro no ato sublime da literatura. Tem a graça DIVINA em ter casado com a jovem Mônica Augusta de Viveiros Pinheiro Borges e em conviver com sua companheira matrimonial durante 53 anos bem vividos. São pais de Eduardo Augusto, Adriana Augusta, Ricardo José e Luciana Augusta (sobrenome: de Viveiros Pinheiro Borges). São avôs de 09 netos.
Haroldo ocupou relevantes cargos na sociedade com sua grande visão em "amar a DEUS e ao próximo" nas obras sociais, no comércio e na indústria que engrandecem e enobrecem os verdadeiros filhos de DEUS deste REINO maravilhoso do terceiro milênio que trabalham e garantem todos os produtos consumidos pela população. Isto, em plena ERA DO AMOR e de uma tecnologia moderna e avançada onde, o rico e o pobre, se comunicam internacionalmente através da telefonia celular e do mais rápido e seguro meio de comunicação aéreo que em poucos minutos transportam passageiros para lugares longínquos, com um turismo espetacular! 
Um desafio é dado aos governos para investirem no turismo e em jogos eletrônicos para ganharem muito dinheiro e amenizarem a arrecadação tributária dos cidadãos que passam a vida pagando imposto e agora o governo quer reformar a previdência. Sejam VERDADEIROS FILHOS DE DEUS e apelem para a JUSTIÇA que não deve ter "rabo de palha", até porque, submeteram-se ao concurso e não devem favor a ninguém em ocupar suas pastas ministeriais nem tampouco seus responsáveis órgãos públicos que devem conservar a conquista trabalhista feita com muita garra em busca de melhores dias de vida. 
Brasileiros! Chegou o tempo de, conscientemente, ter fim paradas, protestos pelas ruas, greves, guerras e terrorismo e tudo ser resolvido tão somente por um TRIBUNAL DE JÚRI com um número ímpar de jurados para o JUIZ desempatar o resultado final da questão com toda HONRA E DIGNIDADE DE UM VERDADEIRO FILHO DE DEUS que busca a PAZ MUNDIAL desde a revolta do anjo mau Lúcifer que quis se igualar a ele!
"TODO PODER EMANA DE DEUS!". Este poder se encontra tão somente no PODER JUDICIÁRIO que tem toda capacidade de dizer a VERDADE através de leis constitucionais e desmascarar os corruptos e mentirosos governos que não sabem agradecer o voto do eleitor e ficam num poderio "do jogo de empurra do toma lá dê cá", de um vergonhoso e estressante "vai e vem" onde criam leis para ganhar o voto do eleitor e desmancham as leis criadas impossíveis de serem pagas até pelo poder público! Agora, só tem uma única solução mundial: estudar com Sílvio Santos que começou seu comércio como vendedor ambulante em São Paulo e sabe ganhar milhões dando milhões! Graças a DEUS a nossa família tem a graça DIVINA em Haroldo e Cléudia fazerem parte dos membros da Academia Potengiense de Letras e Arte para fazer "Um compromisso com o presente e o futuro e a esperança de que os acadêmicos tenham amor ao Rio Grande do Norte, sua história e seu povo!". (Cléudia Bezerra Pacheco). 
O ponto culminante desse grande evento foi a prima Maria Vênus Nobre Pinheiro, cantora sacra, entoar com os presentes o Hino Nacional Brasileiro e dizer firme e forte: _ "Vamos fazer uma tentativa sem instrumento musical! É difícil!".
AGRADECIMENTO
Palavras são poucas para agradecer a Pacífico (meu filho) a oportunidade em ter participado dessa grande festa e ter nos encontrado mais uma vez com familiares e amigos! Louvado seja DEUS por todos nós de boa vontade, que, _ "Graças a DEUS a nossa família é maravilhosa onde não tem nenhum caso de corrupção!". (Vilma Pinheiro Dias). Tivemos a felicidade de visitar Cosme (meu irmão) que ainda mora na Fazenda Machado, onde a falta de água é gritante, quando na realidade deveria vender todo o rebanho bovino, ir morar em São Paulo do Potengi e deixar a fazenda para o repouso semanal. As profecias de Padre Cícero estão se realizando: "Muito pasto e pouco rasto", com os rebanhos animais diminuindo cada vez mais! "Muita sala e pouca fala" com as famílias numerosas diminuindo e os pais gerarem poucos filhos, inclusive um único filho!     
Acesse no dia a dia ao site: www.blogeducacionalvocacionalblogspot.com
Índices serão encontrados nas postagens: 200, 250, 300, 350, 450, 451, 457, 500, 550, 600, 650, 700, 750, 800, 850, 857, 900, 950 e em duas postagens não numeradas após a postagem 100. Obrigado pela preferência!
Planeta Terra, 21 de maio de 2017.
ELEENETI PINHEIRO MEDEIROS DE ARAÚJO... PROFETISA!

             

Nenhum comentário:

Postar um comentário