terça-feira, 25 de novembro de 2014

856. A Nossa Vida (171). Emancipação de Cruzeta. Pétalas de Vida - Walclei. AP 20 25 / 11.

EMANCIPAÇÃO POLÍTICA DE CRUZETA
O povoamento de Cruzeta começou no século XVII com os habitantes dos indígenas Cariris e por 02 irmãos nobres portugueses que casaram com 02 irmãs indígenas. Um casal fixou residência, notadamente, no Seridó do Rio Grande do Norte onde fica Cruzeta e o outro casal fixou residência no vizinho Estado da Paraíba. Félix de Araújo Pereira, de origem nobre portuguesa, nasceu na Fazenda Garrotes em Acari - RN. Ele foi herdeiro de parte de uma Capitania Hereditária. Casou com Maria Susana da Anunciação. Sua numerosa filiação fixou residência nesse município de Acari de onde se desmembrou Cruzeta no dia 24 de novembro de 1953, por intermédio do então Juiz de Direito Civil de Acari naquela época, Dr. Sérvulo Pereira de Araújo, neto de Félix e filho legítimo do Coronel Joaquim das Virgens Pereiras de Araújo e de Cipriana Bezerra de Araújo que construíram sua casa residencial e um dos maiores açudes particulares deste estado na Fazenda Cauassu que fica no Município de Cruzeta. Dr. Sérvulo fez a emancipação política do Município de Cruzeta e foi o seu prefeito interino. Segundo o historiador potiguar, Walclei de Araújo Azevedo: _ "A Vila de Cruzeta (Vila dos Remédios) desmembrou-se do Município de Acari pela Lei número 915 de 24 de novembro de 1953".  
Tanto a cidade de Cruzeta como o açude de mesmo nome foram traçados geograficamente pelo experiente Francisco Raymundo que também selecionou o pé gigante do algodão mocó com mais de cinco metros de altura e sua longa durabilidade com 40 anos de vida. Foi também um hábil ferreiro que fazia peças de ferro. Por isto, foi considerado o SÁBIO EMPÍRICO pelo cientista inglês Arno Pearce quando veio a sua fazenda em Acari em 1921.
_ "Em 1920, Francisco Raymundo orientou o engenheiro agrônomo de obras contra a seca, na pessoa de Dr. Mendes da Rocha, no tocante a construção de um açude público na Fazenda Remédios. Foi construído e se chamou Cruzeta. O SÁBIO EMPÍRICO também orientou o local onde deveria ser instalado o povoado de Cruzeta e ao seu traçado urbanístico!". (O Seridó na Memória de seu Povo, de Adauto Guerra). A obra literária, Sertões do Seridó de Osvaldo Lamartine, também testemunha este acariense sobre a monocultura do algodão.
A obra literária de Adauto Guerra é muito rica tanto na narração da história da família de Félix como também na fundação de Cruzeta: _ "Antônio José de Medeiros é avô materno de Antônio Neto das Neves que foi o revisor gramatical da obra literária de Adauto Guerra. Antônio José foi um dos fundadores da cidade de Cruzeta, doando um terreno para a construção do Cemitério Público Municipal. Joaquim das Virgens Pereiras de Araújo também é um de seus fundadores, doando terras no percurso do leito dos rios que formam a bacia do Açude Cruzeta. Foi ele que batizou Cruzeta por causa do cruzamento dos três Rios: Quimporó, Salgado e do Meio".
_ "Em 1920, o Dr, Paulo Mendes da Rocha, Dr. Constantino Reis Rocha e Dr. Sílvio Adherne eram funcionários da Inspetoria Federal de Obras Contra a Seca e o filho do Desembargador Felipe Guerra: Dr. Antônio Guerra - chefe da Estação Experimental do Seridó (no período de 1936 e 1945), esteve na fazenda do renomado acariense, Francisco Raymundo, para obter importantes sugestões e traçarem a planta de uma nova cidade que estava para nascer no Seridó: A Viloa dos Remédios que hoje e´denominada Cruzeta!".
Na obra literária: José Augusto e o ABC das Oligarquias, Walclei de Araújo Azevedo documentou que _ "Cruzeta tornou-se Distrito em 1937. Dr. José Augusto Bezerra de Medeiros e Dr. Juvenal Lamartine lideraram a oligarquia seridoense, com o algodão e a gadaria. Nesse contexto histórico surgiu a Estação Experimental do Seridó instalada em Cruzeta, ainda fazenda com o objetivo de fazer a seleção arbóreo, a partir da semente do algodão mocó!".Um algodão que foi selecionado pelo Coronel Joaquim das Virgens Pereiras de Araújo que separou a semente do algodão mocó do verdão ou mata com seus irmãos que moravam no vizinho município de Florânia. Tornou-se "o ouro branco do Brasil pela qualidade de sua fibra longa na indústria têxtil de tecidos finos!". _ "Segundo José Augusto, é nosso dever zelar pela produção algodoeira em nosso Estado, notadamente, o algodão seridó de fibra longa e resistente, a melhor produção nacional que se destina a confecção de tecidos finos e exigentes!". (Walclei).
O Coronel Joaquim foi um dos pioneiros na exportação do algodão mocó para o Porto Fluvial de Liverpool, na Inglaterra, onde seu filho Raimundo Nonato Pereira foi seu diplomata nessa exportação e importação de caldeira de descaroçar algodão. Tornou-se poliglota de quatro línguas faladas, inclusive do inglês. Foi um dos primeiros intérpretes brasileiros no Aeroporto Augusto Severo, em Natal, ponto estratégico do Brasil, e na Inglaterra. Uma das Caldeiras foi instalada na Fazenda Cauassu, outra na Fazenda Margarida, em Cruzeta, outra na Fazenda Bom Destino - São Tomé,  que foi adquirida por seu genro: Francisco Pinheiro Borges, um dos maiores administradores rurais do mundo!
PÉTALAS DE VIDA - WALCLEI DE ARAÚJO AZEVEDO.
_ "As mães são uma forma de oração, os pais, uma sombra protetora!". Pétalas de Vida é uma rica literatura onde Walclei narra os melhores exemplos de família e presenteia sua mãe, Cleide Miriam, em seu septuagésimo aniversário que foi bem comemorado em Cruzeta em seu aconchego familiar.com seu esposo, José Walter de Azevedo, seus filhos que receberam o nome combinado de seus pais: Walclei, Cleiva,  Cleidva, Cleidivana, e seus netos. Fui agraciada com um presente desta obra literária pela menina flor, Cleide Miriam, colega professora na educação de Cruzeta e amiga de minha família: _ "Dr. Sérvulo e seu irmão Miguel eram muito amigos de minha família. Costumavam hospedar-se na residência de meus pais, (Ludojero) em Cruzeta". 
Neste aniversário de emancipação política de Cruzeta, quero homenagear a bela Cleide Miriam que foi até Miss Cruzeta e ainda conserva-se bela e comunicativa, sendo um dos expoentes máximos na Secretaria de Educação Municipal e, seu esposo, José Walter, que iniciou sua vida profissional como técnico da ANCAR, hoje EMATER, na Estação Experimental de Cruzeta e de outros municípios. Seus filhos, todos cursaram a universidade e prestam relevantes serviços a população através de sua vocação qualificada. Walclei, é Licenciado e Bacharel em História pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte, com pós-graduação em História do Brasil pela Universidade Potiguar. Leciona no Centro de Educação Integrada, um renomado professor e grande historiador de obras literárias relevantes, como: Fatos Pitorescos de Cruzeta, José Augusto e o ABC das Oligarquias e Pétalas de Vida.      . 
A NOSSA VIDA dar graças a DEUS pelos melhores exemplos de vida da família de Cleide Miriam, José Walter e muitos outros casais que assumem a procriação de seus filhos como cidadãos do reino de DEUS na perpetuação dos melhores hábitos e bons costumes familiares e sociais que são passados de geração a geração, inclusive nas filhas de criação que tem a mesma oportunidade dos filhos legítimos, como Isaura, irmã de criação de Cleide Miriam que é pedagoga. Que DEUS nos abençoe com saúde e felicidade em toda a nossa geração descendente.
AGENDA POPULACIONAL
Mês de Novembro: Dia 20: _ O maior tesouro da vida é um casal perpetuar os melhores bons hábitos e costumes vivenciados em sua própria família e poder usufruir uma educação vocacional satisfatória.
Dia 21: _ Dia do Homeopata! Parabéns a doutora Maria das Graças Gomes, Dr. Júlio Ribeiro e outros homeopatas que fazem verdadeiros MILAGRES na cura de doenças incuráveis!
Dia 22: Dia da Música, um som que tem a capacidade de alegrar corações, desde que, sua letra seja benéfica e eleve o espírito dos ouvintes a prática do bem!
Dia 23: Dia Nacional de Ação de Graças que é bem comemorado pelo BRADESCO e nos Estados Unidos da América do Norte.
Dia 24: _ DEUS abençoe com saúde e felicidade todo casal que se une em caráter vitalício e tem a graça DIVINA de criar bem sua família!
Dia da Emancipação Política de Cruzeta pela Lei número 915, feita por Dr. Sérvulo Pereira de Araújo que se tornou Prefeito Interino
Dia 25: Dia Universal do Doador de Sangue, uma ação benéfica que salva vidas na transfusão de sangue! 
www.blogeducacionalvocacionalblogspot.com
Encontre títulos de postagens em 150, 200, 250, 300, 350, 400, 450, 500, 550, 600, 650, 700, 750, 800, 850 e em duas postagens não numeradas após a postagem 100 que fala sobre o Município de Acari _ RN.
Planeta Terra, 25 de novembro de 2014.
ELEENETI PINHEIRO MEDEIROS DE ARAÚJO... HISTORIADORA.


Nenhum comentário:

Postar um comentário