terça-feira, 15 de outubro de 2013

640. EM 70. Homenagem ao Professor! (Poesia). Prenda Doméstica. Perfil de Josefa Bezerra Borges. AM.

HOMENAGEM AO PROFESSOR
I
Uma homenagem é dada
No dia do professor
Que ensina toda e qualquer profissão,
Desde a célebre alfabetização
Que ensina o ABC
E codifica sinais
Números e muito mais, 
Até ao ensino artesanal
Da sofisticada informática
De toda e qualquer religião!
II
Foram os egípcios e gregos
Os primeiros donos do saber!
Ensinavam e descobriam
A magia do bom viver!
Os monges ensinavam nos mosteiros
Para reis e fidalgos aprender a ler!
O sábio rei Salomão e outros
Mandaram ensinar aos filhos
Para aprenderem a dirigir o destino
Da realeza e do povo do reinado!
III
   Hoje a magia do ensino
Está sempre presente
Em todo e qualquer lugar!
Começa no berçário
Para a criança se socializar,
Nos bancos escolares,
Na sociedade e por onde andar!
O ensino se concretiza
No estabelecimento de ensino
E na universidade!
IV
Estuda a criança e o jovem,
O adulto e o idoso,
Para alicerçar uma educação,
Que sempre vem de casa,
E é completada de maneira formal
Sistematizada ou informal!
Tem a escola da vida
Porque o mundo é quem ensina!
A missão do professor é sublime
Para saber ensinar e colher bons frutos!
V
Mas, na realidade da vida,
SER professor é SER profissionalizado
Em toda área de ensino!
É portar um diploma ou certificado!
É SER qualificado em ensino,
É transmitir o que aprendeu,
Para o estudante e o aluno,
Concretizar o seu almejado sonho,
E TER uma profissão
Na escolha da vocação!
VI
Parabéns, professor amigo!
Receba sincera homenagem,
No dia do professor,  
Para cada vez mais se esmerar,
Em princípios eloquentes,
Que possibilite boa aprendizagem,
Para toda a humanidade terrestre,
Educar-se e exercer bem o exercício,
De sua cidadania,
Com toda satisfação pessoal!
EXISTE MISTÉRIO... NA HOMENAGEM AO PROFESSOR! (EM 70).
Graças a DEUS... EXISTE MISTÉRIO em cada casal que encaminha seus filhos ao saber sistematizado escolar ou do aprendizado popular e em todo governo que oferece "mil e uma chances" de seus conterrâneos frequentarem os bancos escolares ou se profissionalizarem na escola da vida, "porque o mundo também ensina! Assim, EXISTE UM MISTÉRIO grandioso quando muitos ofícios e muitas prendas domésticas são ensinados pelos próprios pais, em cada família constituída, como aconteceu com Francisco Pinheiro Borges, Josefa Bezerra Borges e muitos outros professores leigas que se dedicam ao ensino das profissões e das artes domésticas: _ "Minhas filhas, venham aprender essas prendas domésticas! É tão bom! Além de ser uma boa ocupação, a pessoa dar mais valor quando ela mesmo faz alguma coisa para sua família ou para dar de presente e até para vender! Além disto, a economia é grande! Tudo fica de acordo com a criatividade de cada um que tem a boa vontade e "mãos de fada!". _ "Mamãe, o bom também é que se faz na hora que se quer fazer, até conversando, escutando rádio, curtindo a vitrola!". _ "É isto mesmo, Edda Maria!".
Graças a DEUS... EXISTE MISTÉRIO quando se guarda a prenda doméstica que foi feita com tanto amor como se fosse uma verdadeira relíquia de crochê, pintura e outras peças de artesanato que passa de geração a geração de descendentes! Umas, foram feitas pela própria pessoa e outras foram recebidas de presente! Muitos herdam esses talentos e vivem felizes da vida em ser um verdadeiro artesão com mãos de fada mesmo! Maria José Borges de Araújo tem um par de varanda de rede que foi feita por sua mãe: _ "Eu guardo essas varandas como uma relíquia! Já mandei trocar o pano da rede, mas nunca vou me desfazer delas!"
Graças a DEUS... EXISTE MISTÉRIO no perfil de Francisco Pinheiro Borges, de Josefa Bezerra Borges, de Haroldo Pinheiro Borges, de Ana Maria Pinheiro e Alves  e em muitos outros que têm o dom sublime talentoso e sabe transmitir aconselhamentos, prendas e artes domésticas a outros como voluntários, tão somente pelo prazer em ser um professor leigo que gosta de ensinar o que sabe com todo desprendimento de dinheiro. Educados do berço, como se diz, amigos, inteligentes, criativos, extrovertidos, atenciosos, gentis, carinhosos, pacientes, bondosos, religiosos com fé em DEUS, dóceis, justos, cheios de sabedoria e cultura popular do senso comum que adquiriram no dia-a dia na leitura de bons livros, na escuta do rádio e, hoje em dia, na telecomunicação do áudio visual e impresso em geral, merecem honra ao mérito em tudo por tudo e nos talentos que souberam incorporar através de estímulos recebidos e de sua própria criatividade! Aliás, Josefa guardou consigo a sua fotografia com a faixa de honra ao mérito quando terminou o curso de contabilidade no Colégio Imaculada Conceição por suas notas escolares elevadas e por seu bom comportamento: _ "Eu tinha dificuldade no ensino aprendizagem. Madre Cavalcante me ensinou a rezar a oração do DIVINO ESPÍRITO SANTO e minha memória ficou perfeita a ponto de eu só tirar nove e dez em minhas notas!".  
Graças a DEUS... EXISTE MISTÉRIO quando Francisco pode ser considerado o melhor conselheiro e professor, que, pacientemente, ensinava muito ofício, inclusive a Dimas Francisco Dantas, seu filho de criação, a desnatar leite na desnatadeira manual, com apenas 05 anos de idade! Ana Maria foi aprovada em primeiro lugar no curso de Belas Artes, em Recife, por causa de seu gênio talentoso em traçar bem desenhos criativos e fantásticos! Haroldo tornou-se conselheiro de Justiça em Natal. 
Graças a DEUS... EXISTE MISTÉRIO no ato de ensinar, quer seja um professor diplomado remunerado ou um simples professor leigo e voluntário que não mede distância em transmitir seus talentos e seus conhecimentos, seja na família ou na sociedade. Josefa, com 70 anos, ia com suas filhas ensinar suas prendas domésticas nas favelas de Natal: _ "Eu acho é bom ensinar o que sei para vocês fazerem para sua família, darem de presente algum artesanato e até fazerem desta aprendizagem "um ramo de negócio!". Sabia desenrolar fios de linha no crochê, no tricô, no bordado, na costura, empunhando rede, no bordado a mão e a máquina; ensinava a fazer arte culinária: _ "É muito gostosa a sopa do resto da comida que sobrou do almoço! Guardem o caldo dos legumes cozidos, sobra de macarrão, de arroz e acrescentem sobras de carne. Coloquem alguns ovos e coentro ou cheiro verde na hora de desligar o fogo, mexam para ficar uma delícia! A sopa de feijão também é muito gostosa!".
AGENDA COM MENSAGENS DIÁRIAS para o dia 15 de outubro: _ Ah! Governos e professores benditos! Graças a vocês a escola pública e particular existe para ensinar a humanidade terrestre a completar a sua educação que vem de casa e, cada um, buscar sua vocação remunerada ou negócio próprio! O rico tem a graça sublime de perpetuar seu status social; o pobre tem toda chance de galgar um status social elevado e gozar uma vida bem melhor do que a de seus pais! Tudo isto se deve a DEUS que quis criar sua humanidade a sua imagem e semelhança: _ "Completai a minha criação!".
Escola Estadual Newman Lula Queiroz dos Santos. Jucurutu - RN / 1980.
www.blogeducacionalvocacionalblogspot.com
Planeta terra, 15 de outubro de 2013.
ELEENETI PINHEIRO MEDEIROS DE ARAÚJO... Professora em Orientação Educacional Vocacional.     



Nenhum comentário:

Postar um comentário